urgente, instalação de 230v em carrinha
-
- Curioso
- Registado: 08 jun 2008, 14:44
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 6 times
urgente, instalação de 230v em carrinha
ola a todos!
fui requesitado para fazer uma instalação de 230 numa carrinha de comes e bebes!
o cliente pediu-me para eu fazer a instalação de forma a passar na inspecção e que fosse segura!
a razão de eu vir aquí são as duvidas que tenho!
a carrinha vai ser alimentada por um gerador de 3000w, tem dois pontos de luz um estractor, um microondas e tres arcas refrigeradoras!
a instalação que eu estou a pensar fazer é: colocar um quadro com um diferencial de 2p25A 30mA, um disjuntor 1p16A para as refrigeradoras, um para o microondas e estractor, um de 1p10A para os pontos de luz, vou fazer o caminho em calha tecnica autocolante e as tomadas vão ser da efapel( umas exteriores, pequenas brancas, não sei a série)
o que acham? será que passa na inspeção? já agora como é usual fazer o terra nestas situações?
obrigado a todos que me ajudarem!!!
fui requesitado para fazer uma instalação de 230 numa carrinha de comes e bebes!
o cliente pediu-me para eu fazer a instalação de forma a passar na inspecção e que fosse segura!
a razão de eu vir aquí são as duvidas que tenho!
a carrinha vai ser alimentada por um gerador de 3000w, tem dois pontos de luz um estractor, um microondas e tres arcas refrigeradoras!
a instalação que eu estou a pensar fazer é: colocar um quadro com um diferencial de 2p25A 30mA, um disjuntor 1p16A para as refrigeradoras, um para o microondas e estractor, um de 1p10A para os pontos de luz, vou fazer o caminho em calha tecnica autocolante e as tomadas vão ser da efapel( umas exteriores, pequenas brancas, não sei a série)
o que acham? será que passa na inspeção? já agora como é usual fazer o terra nestas situações?
obrigado a todos que me ajudarem!!!
Re: urgente, instalação de 230v em carrinha
Boas,
Primeiro começava por consultar os requisitos da entidade inspectora. Quanto ao quadro de distribuição, protegia os circuitos com mais que um diferencial, não fosse uma passagem no micro-ondas apagar as luzes. A terra de protecção terá que ser efectuada no local.
Cump,
J. Vieira
Primeiro começava por consultar os requisitos da entidade inspectora. Quanto ao quadro de distribuição, protegia os circuitos com mais que um diferencial, não fosse uma passagem no micro-ondas apagar as luzes. A terra de protecção terá que ser efectuada no local.
Cump,
J. Vieira
-
- Curioso
boas!!
já quem colocou os aparelhos na carrinha colocou os suportes em contacto directo com os aparelhos, logo com o terra!
na minha forma de pensar alimentando a instalação vou correr o risco de introduzir 230v no polo negativo da bateria, agora não faço ideia como se vai comportar a bateria ou a instalação!!
a outra hipotese é dizer á cliente pa isolar tudo da chapa!
cumprimentos
já quem colocou os aparelhos na carrinha colocou os suportes em contacto directo com os aparelhos, logo com o terra!
na minha forma de pensar alimentando a instalação vou correr o risco de introduzir 230v no polo negativo da bateria, agora não faço ideia como se vai comportar a bateria ou a instalação!!
a outra hipotese é dizer á cliente pa isolar tudo da chapa!
cumprimentos
Boas Miguel, a carroçaria do atrelado não é terra, mas sim a parte (-) ou negativo da bateria que deve ser 12v cc, a instalação do gerador (230) tem de ser independente do resto, ainda assim, se ligares a terra à carroçaria quando tens os 230v ligados tens de desligar a ficha de ligação ao automóvel, e certamente no sitio em que estaciona o atrelado tens de por 1 electrodo para a terra, que ficará lá sempre que nesseçário.
Espero que tenha ajudado em alguma questão.
Espero que tenha ajudado em alguma questão.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
no caso presente, trata-se de um pequeno gerador monofásico, que se encontra isolado da terra, para que servem os diferenciais?
Qual será o perigo de qualquer contacto directo ou indirecto?
Salvo algum pormenor que me esteja a escapar não percebo por que tenha de se complicar com ligações à terra.
Cump.
ohmico
no caso presente, trata-se de um pequeno gerador monofásico, que se encontra isolado da terra, para que servem os diferenciais?
Salvo algum pormenor que me esteja a escapar não percebo por que tenha de se complicar com ligações à terra.
Cump.
ohmico
-
- Curioso
boas!
jony, não me expliquei bem o que eu queria dizer era que eu efectuando um terra dito normal, com electrodo,visto o terra dos equipamentos estarem ligados á estrutura dos equipamentos e os equipamentos estarem ligados directamente, atravez dos suportes que são em metal, á carroçaria, fico com o risco de existindo uma passagem num motor á terra("230v") e por seguinte tambem á massa ("12v")!
a minha duvida é não saber como se iria comportar esta situação!
jony, não me expliquei bem o que eu queria dizer era que eu efectuando um terra dito normal, com electrodo,visto o terra dos equipamentos estarem ligados á estrutura dos equipamentos e os equipamentos estarem ligados directamente, atravez dos suportes que são em metal, á carroçaria, fico com o risco de existindo uma passagem num motor á terra("230v") e por seguinte tambem á massa ("12v")!
a minha duvida é não saber como se iria comportar esta situação!
-
- Curioso
ohmico Escreveu:Boas,
Cump.
boas
ohmico
boas!
como é um gerador de energia, e obrigatori ter um terra para a extrutura e de acordo com a potencia, que não é o caso, um reforço do neutro no terra.
esse gerador, estando a alimentar uma instalação electrica essa instalação electrica tambem precisa de um terra.
a minha duvida do terra está no topico anterior!
quanto ao diferencial, é necessário porque apesar de a carrinha estar isolada da terra através dos peneus, e não existindo electrocução estando en contacto com a fase, existe uma probabilidade reduzida de a pessoa ficar a fazer de carg estando em contacto directo entre F e N.
neste caso o diferencial vai proteger a pessoa, quando ela estiver em situação de carga e vai evitar danos maiores em equipamentos com anomalias!
cumprimentos
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
"quanto ao diferencial, é necessário porque apesar de a carrinha estar isolada da terra através dos peneus, e não existindo electrocução estando en contacto com a fase, existe uma probabilidade reduzida de a pessoa ficar a fazer de carg estando em contacto directo entre F e N."
1º- Não é a carrinha que está isolada da terra..., é o gerador, o que não é bem a mesma coisa.
2º- O que é que adianta ter terra e diferanciais no caso de: "de a pessoa ficar a fazer de carg estando em contacto directo entre F e N., como diz.
Cump.
ohmico
"quanto ao diferencial, é necessário porque apesar de a carrinha estar isolada da terra através dos peneus, e não existindo electrocução estando en contacto com a fase, existe uma probabilidade reduzida de a pessoa ficar a fazer de carg estando em contacto directo entre F e N."
1º- Não é a carrinha que está isolada da terra..., é o gerador, o que não é bem a mesma coisa.
2º- O que é que adianta ter terra e diferanciais no caso de: "de a pessoa ficar a fazer de carg estando em contacto directo entre F e N., como diz.
Cump.
ohmico
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
exactamente, os diferenciais não protegem as pessoas na situação extrema apresentada, de contacto Fase e Neutro simultâneos. Não há aparelho algum que o salve nesta situação.