Cálculo da impedância de Grupo Gerador
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Cálculo da impedância de Grupo Gerador
Boas.
Estou com uma dúvida por causa de um Grupo Gerador em que preciso de determinar o poder de corte que deverão ter os elementos do quadro eléctrico do grupo (disjuntores, etc.), ou seja para tal precisava de determinar a impedância do grupo e já sabendo a impedância do cabo para cálcular a corrente de curto-circuito máxima ao nível do quadro eléctrico?? Como calcular a corrente de curto-circuito e impedância do Gerador?
Tenho os seguintes dados do alternador: 500kVA; Xd= 3,070 pu; X'd=0,160 pu; X''d=0,111 pu.
Não estou a encontrar informação decente na net, alguém dá uma ajudinha?!
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Estou com uma dúvida por causa de um Grupo Gerador em que preciso de determinar o poder de corte que deverão ter os elementos do quadro eléctrico do grupo (disjuntores, etc.), ou seja para tal precisava de determinar a impedância do grupo e já sabendo a impedância do cabo para cálcular a corrente de curto-circuito máxima ao nível do quadro eléctrico?? Como calcular a corrente de curto-circuito e impedância do Gerador?
Tenho os seguintes dados do alternador: 500kVA; Xd= 3,070 pu; X'd=0,160 pu; X''d=0,111 pu.
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Re: Cálculo da impedância de Grupo Gerador
vou tentar esclarecer melhor a questão: o que pretendo saber é como calcular a corrente de curto circuito máxima num quadro eléctrico alimentado por um grupo gerador (para saber poder de corte).joaoosvaldo Escreveu:Boas.
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
A minha dúvida é como fazer este cálculo: devo de entrar com a impedância equivalente do cabo de alimentação desde o grupo até ao quadro até aqui td bem é o normal, mas em relação ao grupo devo considerar a impedância deste?? agradeço desde já a vossa ajuda. Obrigado.
-
- Curioso
- Registado: 18 out 2009, 01:01
Boas,
S=500 KVA, Uc=400V
I=500 000 / ( 1,73*400) = 721,68 A
Icc= I/X''d=721.68/0,111= 6501,69 A
A intensidade de curto-circuito aos terminais do gerador é 6.5 kA, no quadro será mais baixo porque tem que se somar à impedância do gerador a impedância do cabo até ao quadro.
Valor identificativo, aguarde por outras opiniões
Cumprimentos
S=500 KVA, Uc=400V
Icc= I/X''d=721.68/0,111= 6501,69 A
A intensidade de curto-circuito aos terminais do gerador é 6.5 kA, no quadro será mais baixo porque tem que se somar à impedância do gerador a impedância do cabo até ao quadro.

Cumprimentos
Cumprimentos
Nelson
Nelson
-
- Curioso
- Registado: 30 jun 2009, 00:07
- Been thanked: 1 time
Isso é a corrente à potência aparente máxima do transformador, com a tensão nominal aos terminais do grupo. Por outro lado, também é a corrente de base.Nelson_1492 Escreveu:Boas,
S=500 KVA, Uc=400V
Dividir uma corrente por uma impedância dá uma corrente?!? Além disso aquele X''d está em valor por unidade (p.u.) e não em Ohm.Nelson_1492 Escreveu:Icc= I/X''d=721.68/0,111= 6501,69 A
Corrente a dividir por impedância é o mesmo que corrente a multiplicar por uma admitância (Y), e admitância a multiplicar por corrente tem a unidade A²/V.
Quanto muito seria, tendo a tensão nominal aos terminais do gerador:
Icc(p.u.) = Vn(p.u.)/X''d(p.u.) = 1/0.111 = 9.009 p.u.
Icc = Icc(p.u.)*Ib = 9.009*721.68 = 6502 A
ou "mais directamente":
Zb = Vn²/Sb = 400²/500k = 0.32 Ohm
X''d = X''d(p.u.)*Zb = 0.111*0.32 = 0.03552 Ohm
Icc = Vn/(raiz(3)*X''d) = 400/(1.73*0.03552) = 6509 A
Sim, dá o mesmo resultado, mas assim está explicado como se chega lá.
PS.: Este é o valor da corrente de curto circuito trifásico simétrico, e numa das fases. Existe também a corrente de c.c. fase-terra, que neste caso penso que seja maior, mas ainda não sei calcular (estou a aprender este semestre).
Agora há uma coisa que eu não sei, é se esse grupo gerador é constituído, além do gerador, por um transformador que coloca a tensão aos terminais do grupo no valor desejado. Nesse caso, seria:
Icc(p.u.) = Vn(p.u.)/(X''d(p.u.)+XccTransf(p.u.)) = 1/(0.111+XccTransf(p.u.))
Icc = Icc(p.u.)*Ib = Icc(p.u.)*721.68
Tendo a impedância de c.c. do transformador que estar referida à potência de base do gerador (caso contrário o resultado estaria errado!).
Caso exista um cabo, ele vai limitar ainda mais a corrente de c.c.. Desconsiderando as indutâncias mútuas entre os condutores do cabo (entre fases) e a resistência dos condutores, seria:
Icc(p.u.) = Vn(p.u.)/(X''d(p.u.)+XccTransf(p.u.)+Xcabo(p.u.)) = 1/(0.111+XccTransf(p.u.)+Xcabo(p.u.))
Nota: não sei se normalmente se faz a desconsideração das indutâncias mútuas.
-
- Curioso
- Registado: 18 out 2009, 01:01
Olá,
Boa explicação
Irei referir-me ao dado do fabricante X''d que está no sistema pu, como X''dpu
Irei referir-me ao I(base) como Ib=In
Irei referir-me á potência de base como Sb=Sn
Irei referir-me á tensão de base como Ub=Un
nas bases define-se Zpu=(Zactual/Zbase)
Dividir uma corrente pela reactância que está no sistema pu parece estranho, vem do seguinte :
Dividir Ib por X''dpu, é :

Por isto o mais directo será dividir Ib que se consegue facilmente com um único cálculo por
X''d no sistema pu que é dado de oferta
Cumprimentos
Boa explicação

Irei referir-me ao dado do fabricante X''d que está no sistema pu, como X''dpu
Irei referir-me ao I(base) como Ib=In
Irei referir-me á potência de base como Sb=Sn
Irei referir-me á tensão de base como Ub=Un
nas bases define-se Zpu=(Zactual/Zbase)
Dividir uma corrente pela reactância que está no sistema pu parece estranho, vem do seguinte :
Dividir Ib por X''dpu, é :

Por isto o mais directo será dividir Ib que se consegue facilmente com um único cálculo por

Cumprimentos
Cumprimentos
Nelson
Nelson
- joaoosvaldo
- Team Apoio
boa explicação obrigado! a minha única questão é a seguinte: porquê que dizes que a corrente de curto -circuito fase-terra é maior neste caso?WindWalker Escreveu:Isso é a corrente à potência aparente máxima do transformador, com a tensão nominal aos terminais do grupo. Por outro lado, também é a corrente de base.Nelson_1492 Escreveu:Boas,
S=500 KVA, Uc=400V
Dividir uma corrente por uma impedância dá uma corrente?!? Além disso aquele X''d está em valor por unidade (p.u.) e não em Ohm.Nelson_1492 Escreveu:Icc= I/X''d=721.68/0,111= 6501,69 A
Corrente a dividir por impedância é o mesmo que corrente a multiplicar por uma admitância (Y), e admitância a multiplicar por corrente tem a unidade A²/V.
ou "mais directamente":
PS.: Este é o valor da corrente de curto circuito trifásico simétrico, e numa das fases. Existe também a corrente de c.c. fase-terra, que neste caso penso que seja maior, mas ainda não sei calcular (estou a aprender este semestre).
Agora há uma coisa que eu não sei, é se esse grupo gerador é constituído, além do gerador, por um transformador que coloca a tensão aos terminais do grupo no valor desejado. Nesse caso, seria:
Tendo a impedância de c.c. do transformador que estar referida à potência de base do gerador (caso contrário o resultado estaria errado!).
Caso exista um cabo, ele vai limitar ainda mais a corrente de c.c.. Desconsiderando as indutâncias mútuas entre os condutores do cabo (entre fases) e a resistência dos condutores, seria:
Icc(p.u.) = Vn(p.u.)/(X''d(p.u.)+XccTransf(p.u.)+Xcabo(p.u.)) = 1/(0.111+XccTransf(p.u.)+Xcabo(p.u.))
-
- Curioso
- Registado: 30 jun 2009, 00:07
- Been thanked: 1 time
Sim, eu percebi a simplificação. Coloquei a explicação porque não sei até que ponto o criador do tópico está familiarizado com o assunto, e achei que com apenas a fórmula simplificada não ficasse esclarecido.Nelson_1492 Escreveu:(...)
O que eu disse está errado, não é necessariamente maior. Dava jeito ter as impedâncias inversa e homopolar do grupo.joaoosvaldo Escreveu:boa explicação obrigado! a minha única questão é a seguinte: porquê que dizes que a corrente de curto -circuito fase-terra é maior neste caso?
Esse grupo é gerador ou gerador com transformador? (Não conheço a definição de 'grupo', daí a pergunta). Se for com transformador, qual é a configuração das ligações (triângulo, estrela, estrela com neutro à terra, etc)?
De qualquer forma, a corrente de c.c. trifásica simétrica já está determinada. Já agora, como a mesma foi determinada em função da reactância subtransitória (X''d), o valor só serve se foi usado um disjuntor rápido que reaja 1,5 a 2 ciclos da rede após o defeito (diz no livro Redes de Energia Eléctrica de J. P. Sucena Paiva, página 286).
- joaoosvaldo
- Team Apoio
WindWalker Escreveu:Sim, eu percebi a simplificação. Coloquei a explicação porque não sei até que ponto o criador do tópico está familiarizado com o assunto, e achei que com apenas a fórmula simplificada não ficasse esclarecido.Nelson_1492 Escreveu:(...)
O que eu disse está errado, não é necessariamente maior. Dava jeito ter as impedâncias inversa e homopolar do grupo.joaoosvaldo Escreveu:boa explicação obrigado! a minha única questão é a seguinte: porquê que dizes que a corrente de curto -circuito fase-terra é maior neste caso?
Esse grupo é gerador ou gerador com transformador? (Não conheço a definição de 'grupo', daí a pergunta). Se for com transformador, qual é a configuração das ligações (triângulo, estrela, estrela com neutro à terra, etc)?
De qualquer forma, a corrente de c.c. trifásica simétrica já está determinada. Já agora, como a mesma foi determinada em função da reactância subtransitória (X''d), o valor só serve se foi usado um disjuntor rápido que reaja 1,5 a 2 ciclos da rede após o defeito (diz no livro Redes de Energia Eléctrica de J. P. Sucena Paiva, página 286).
é um grupo gerador de emergência accionado por motor de combustão (não tem transformador!).
mais uma vez obrigado pela explicação
-
- Velha Guarda
- Registado: 08 mai 2008, 17:52
- Has thanked: 6 times
- Been thanked: 17 times
Re: Cálculo Potencia aparente de Grupo Gerador a cos phi=0,928
Desculpem aproveitar o tópico.
Tenho os seguintes dados técnicos do alternador:
Tipo de potencia: 2080 kVA
Potencia no eixo: 1451 kW
Potencia nominal efectiva com cos phi=1 : 1415kW
Potencia nominal efectiva com cós phi=0,8 : 1402kW
Potencia aparente nominal com cos phi=0,8 : 1752kW
Tensão: 400V
Para calcular a Potência do Gerador a cos φ = 0,928 pretendia que me confirmassem que estou a fazer de forma correcta:
S=1415/0,928=1525kVA
Tenho os seguintes dados técnicos do alternador:
Tipo de potencia: 2080 kVA
Potencia no eixo: 1451 kW
Potencia nominal efectiva com cos phi=1 : 1415kW
Potencia nominal efectiva com cós phi=0,8 : 1402kW
Potencia aparente nominal com cos phi=0,8 : 1752kW
Tensão: 400V
Para calcular a Potência do Gerador a cos φ = 0,928 pretendia que me confirmassem que estou a fazer de forma correcta:
S=1415/0,928=1525kVA
-
- Velha Guarda
joaoosvaldo Escreveu:boa explicação obrigado! a minha única questão é a seguinte: porquê que dizes que a corrente de curto -circuito fase-terra é maior neste caso?WindWalker Escreveu:Isso é a corrente à potência aparente máxima do transformador, com a tensão nominal aos terminais do grupo. Por outro lado, também é a corrente de base.Nelson_1492 Escreveu:Boas,
S=500 KVA, Uc=400V
ou "mais directamente":
O calculo do XCC do transformador é:
Xcc=(ucc x Uc2)/Sntransf
Potencia do Transformador= 200kva
Tensão entre fases (Un)=30kV
Tensão curto-circuito= 5%
Xcc=0,05 x 302/200=0,225
Está correcto?
- joaoosvaldo
- Team Apoio
a impedância do transformador de potência é dada por:
XTP=[Uc^2*ucc(%)]/[100*STP(VA)]=_____ohm
assim está correcto!
XTP=[Uc^2*ucc(%)]/[100*STP(VA)]=_____ohm
assim está correcto!
-
- Velha Guarda
Será correcto mencionar diferentes potencias aparentes em função do cos fi? A potencia aparente não deveria ser sempre a mesma variando a potencia activa?
Vou colocar o seguinte caso:
97.7 % a cosphi 1 --> Pe= 3119 x 97.7 = 3.046 kWe (kVA = Pe/cosphi)
97,0% a cosphi 0,8 --->Pe= 3119,0 x 97% = 3.025 kWe será correcto calcular a potencia aparente para cos fi=0,8 que fazendo o calculo seria / kVA = Pe/cosphi = 3782 kVA
Vou colocar o seguinte caso:
97.7 % a cosphi 1 --> Pe= 3119 x 97.7 = 3.046 kWe (kVA = Pe/cosphi)
97,0% a cosphi 0,8 --->Pe= 3119,0 x 97% = 3.025 kWe será correcto calcular a potencia aparente para cos fi=0,8 que fazendo o calculo seria / kVA = Pe/cosphi = 3782 kVA
- LinceS@T
- Velha Guarda
- Registado: 21 jan 2008, 22:54
- Localização: Évora - Engº de Energia e Sistemas de Potência e Automação
Não, se varias a potência activa a aparente tambem altera.migjac Escreveu:Ninguem me consegue ajudar nesta duvida?
Cumprimentos
Saber não ocupa espaço.