Projectos ITED - Novos Orçamentos

satantec
Curioso
Curioso
Registado: 30 out 2007, 18:12
Has thanked: 26 times
Been thanked: 1 time

Projectos ITED - Novos Orçamentos

Mensagem por satantec »

Boa tarde caros colegas,

Como sabem, de acordo com o novo decreto de lei o projectista tem de:
Artigo 69.º
Obrigações do projectista ITED
1 — Constituem obrigações do projectista ITED:
a)...
b)...
c) Assegurar, por si ou por seu mandatário, o acompanhamento da obra, assinalando no respectivo livro de obra o andamento dos trabalhos e a qualidade de execução da mesma, bem como a confirmação final, obrigatória, no respectivo livro, de que a instalação se encontra de acordo com o projecto.
Como já o disse, estive no seminário da ANACOM no Porto e confirmei que esta regra é mesmo para cumprir.

A minha primeira questão é se já alguém aqui deste fórum fez um projecto de acordo com o novo decreto de lei e que medidas é que está a tomar em relação ao acompanhamento da obra assim como à obrigação que tem em assinar o livro de obra.

A minha segunda questão tem a ver o novos orçamentos que terão de ser apresentados tendo em conta esta nova regra. Por exemplo, enviei recentemente um orçamento para um projecto ITED e escrevi uma nota a a descrever esta obrigatoriedade. Recebi logo um email de volta a perguntar-me quais eram os custos associados ao acompanhamento da obra! Ainda não respondi a esse email e também é por isso que coloquei este tópico.
Que valor devo acrescentar para este novo serviço? Claro que isso tem muito a ver com a distância da obra e o número de vezes que lá se vai, mas dava-me jeito ter uns valores de referência.

Como poderão concluir rapidamente, esta nova obrigação poderá trazer mais-valias para os projectistas ITED. É no entanto muito importante cumprir esta nova regra (pois só assim poderemos usufruir dos seus benefícios) e divulgar esta informação pelos donos de obra, gabinetes de arquitectura/civis e outras entidades ligadas à área.

Fico à espera dos vossos comentários.
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Re: Projectos ITED - Novos Orçamentos

Mensagem por gemini »

humm... tudo depende da tipologia das obras e distâncias... mas se a MEO por exemplo ´so pra mandar um técnico a casa ligar uns cabos cobra 50 euros, acho que deslocarmo-nos para colocar uma assinatura de RESPONSABILIDADE, deve ser um valor superior!

Digo eu...
Learning is the goal!!
tekl
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 15 nov 2007, 23:33

Mensagem por tekl »

Eu entrego sempre o orçamento de apenas o projecto.

já tenho comunicado às pessoas com quem trabalho que é obrigatório acompanhar a obra e que isso terá custos.
Se me chamarem, como é obrigação do dono de obra ou director técnico, cobro o valor devido e assino.

Se não me chamarem, o problema é deles, não assino no final sem ver por onde passam as tubagens. tem que haver duas verificações no local, pelo menos.

Já tive uma resposta do tipo "Isso arranja-se quem assine, facilitando sem ir ao local"

Mas eu não faço isso, espero que os meus colegas também não, estão a contrair uma responsabilidade enorme, imaginem que o instalador esquece-se de um tubo, quem vai pagar a resolução do problema? eu ao....prefiro perder clientes!
satantec
Curioso
Curioso

Mensagem por satantec »

Pelo que percebi no seminário da ANACOM a responsabilidade é repartida por várias pessoas.
No entanto, e isso está bem explícito na lei, o projectista tem de assegurar por si ou por seu mandatário, o acompanhamento da obra, assinalando no respectivo livro de obra o andamento dos trabalhos e a qualidade de execução da mesma, bem como a confirmação final, obrigatória, no respectivo livro, de que a instalação se encontra de acordo com o projecto. (desculpem a repetição).
Ou seja, é nossa responsabilidade cumprir este artigo da lei, não é só para cumprir se o dono de obra nos chamar. Se não cumprirmos o problema é deles e nosso!

Já agora, se o quiseres dizer, quanto é para ti o "valor devido" do acompanhamento de obra e "vistoria" final ?

Melhores cumprimentos.
tekl
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por tekl »

quanto a valores tem ser no minimo 35 cent/ Km + 50 eur no caso de uma moradia.

Eu digo chamarem-me porque nós projectistas não sabemos como vai a obra, não vamos lá todos os dias para ver a sua evolução, logo entendo que o dono de obra ou director técnico terá de solicitar a nossa presença ou tomar a iniciativa de nos informar da situação em que esta se encontra.
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

tekl Escreveu:quanto a valores tem ser no minimo 35 cent/ Km + 50 eur no caso de uma moradia.

Eu digo chamarem-me porque nós projectistas não sabemos como vai a obra, não vamos lá todos os dias para ver a sua evolução, logo entendo que o dono de obra ou director técnico terá de solicitar a nossa presença ou tomar a iniciativa de nos informar da situação em que esta se encontra.
concordo em pleno.

pessoalmente tomo iniciativa de ir ver "in loco" algumas das obras sem me chamarem, porque calham a ser próximas dos meus trajectos habituais
Learning is the goal!!
satantec
Curioso
Curioso

Mensagem por satantec »

tekl Escreveu:quanto a valores tem ser no minimo 35 cent/ Km + 50 eur no caso de uma moradia.

Também concordo com o valor proposto. Em relação às visitas ainda tenho de estudar melhor o assunto.
Agradeço desde já a sua ajuda.
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Has thanked: 10 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por eng_jersilva »

boas caros colegas.... queria colocar mais um "ponto em cima da mesa"... não deveria estar todas estas referencias ( preço do projecto, preço do acompanhamento, preço da Vistoria final (ver se esta de acordo com o projecto)) no CONTRATO que irá ser obrigatório ( aparti de 1 Novembro)celebrar com o dono de obra!????

quanto a valores.. bem acho que estou de acordo com o q aqui foi dito.

abraço João Silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
tekl
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por tekl »

eu acabei de enviar um email a todos com quem trabalho a informar do decreto-lei, do valor dos honorários e das condições.

em relação ao contrato, não sabia, está no DL 258/09 ?
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda

dec 31/2009 vem subbstituir o famoso 73/73... além do contrato atenção q vai ser tb necessario um seguro de responsabilidade civil...(mas para tds os projectos não é só ITED).

abraço João SIlva
Última edição por eng_jersilva em 23 out 2009, 17:18, editado 2 vezes no total.
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Jers@Portugalmail.com
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

essa pra mim é nova! contrato?

o contrato pode ser um papel assinado por ambas as partes, não é?

EDIT: ah, pois, estava-me a esquecer desse DL que também refere o seguro... já me andei a informar e o seguro da Ordem dos Engenheiros é de resposabilidade civil, portanto, quem for membro da OE já tem esse seguro. Só que tem um valor baixinho...10.000euros
Learning is the goal!!
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda

Podes sempre aumentar a apólice tens é q pagar...

Eu acho é q temos de por o preço do projecto ITED pelo menos para o dobro do que se esta a levar agora... já viram a quantidade de trabalhos e burocracias que temos que respeitar agora!????!! Não concordam!

Abraço João Silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Jers@Portugalmail.com
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

onde está isso escrito que é necessário contratos?
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda

Varejo Escreveu:onde está isso escrito que é necessário contratos?

DEC lei 31/2009 artigo 7

abraço João Silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Jers@Portugalmail.com
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

eng_jersilva Escreveu:
Varejo Escreveu:onde está isso escrito que é necessário contratos?

DEC lei 31/2009 artigo 7

abraço João Silva

no artigo 7 não vejo nada a falar nisso...
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”