ITED - Moradias Unifamiliares
ITED - Moradias Unifamiliares
Olá,
Estou a fazer um projecto ITED para a minha própria casa, e com estas novas "regras" está tudo confuso. Alguém tem já algum projecto/ memória que sirva de exemplo/orientação??
Estou a fazer um projecto ITED para a minha própria casa, e com estas novas "regras" está tudo confuso. Alguém tem já algum projecto/ memória que sirva de exemplo/orientação??
Re: ITED - Moradias Unifamiliares
Olá,
eu já ando farto de pesquisar e ler... mas parece-me que temos mesmo de fazer pelo "novo manual", até porque o próprio termo diz que "observa as normas legais e técnicas aplicáveis, designadamente o Decreto-Lei nº 123/2009, de 21 de Maio e as prescrições e especificações técnicas [RITA, manual ITED – 1ª edição, manual ITED – 2ª edição (RNG)]."
O problema, é que quanto a mim este manual diz pouco ou nada...
eu já ando farto de pesquisar e ler... mas parece-me que temos mesmo de fazer pelo "novo manual", até porque o próprio termo diz que "observa as normas legais e técnicas aplicáveis, designadamente o Decreto-Lei nº 123/2009, de 21 de Maio e as prescrições e especificações técnicas [RITA, manual ITED – 1ª edição, manual ITED – 2ª edição (RNG)]."
O problema, é que quanto a mim este manual diz pouco ou nada...
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
sim, mas essa referência ao DL 123 faz com que, implicitamente, cumpras o que lá está, e o que lá está é que o DL em "vigor" acaba por ser o 59, como Manual 1ª edição
Learning is the goal!!
será?! mas repara:
observa as normas legais e técnicas aplicáveis, designadamente o Decreto-Lei nº 123/2009, de 21 de Maio e as prescrições e especificações técnicas [RITA, manual ITED – 1ª edição, manual ITED – 2ª edição (RNG)].
observa as normas legais e técnicas aplicáveis, designadamente o Decreto-Lei nº 123/2009, de 21 de Maio e as prescrições e especificações técnicas [RITA, manual ITED – 1ª edição, manual ITED – 2ª edição (RNG)].
-
- Velha Guarda
então lê com atenção o DL todo, e não te foques apenas no TR
tem lá um artigo: 109º, alínea 2
"mantém.se em vigor as regrs e especificações do DL 59 até serem substituidos por outros publicados ao abrigo do novo DL"
ainda não foram publicados os novos...

tem lá um artigo: 109º, alínea 2
"mantém.se em vigor as regrs e especificações do DL 59 até serem substituidos por outros publicados ao abrigo do novo DL"
ainda não foram publicados os novos...
Learning is the goal!!
ya... Obrigado...
De qq forma, se fizer já o projecto tendo em atenção algumas coisas do "projecto do novo manual" tanto melhor, não???
por exemplo a FO na ZAP, etc... ou será que vai encarecer muito a instalação (por mim, não metia era lá nada... para que quero eu o ATI... net, ponho wireless; telefone, tenho telefone; tv, nunca lá ha-de chegar o cabo...)
Obrigado por tudo
De qq forma, se fizer já o projecto tendo em atenção algumas coisas do "projecto do novo manual" tanto melhor, não???
por exemplo a FO na ZAP, etc... ou será que vai encarecer muito a instalação (por mim, não metia era lá nada... para que quero eu o ATI... net, ponho wireless; telefone, tenho telefone; tv, nunca lá ha-de chegar o cabo...)
Obrigado por tudo
-
- Velha Guarda
Mas claro!PJFC Escreveu:ya... Obrigado...
Obrigado por tudo
É de bom senso já prever essas ligações futuras, e nada te impede de as prever já no projecto! Mete tubagem de reserva para isso.
Percebo as tuas questões, pois tb as discuto com clientes "tomadas de telefone pra que? agora é móvel!! Net? é wireless!!" etc..
mas a lei é a lei...
ya?
Learning is the goal!!
...
Aqui o problema até se agrava... pois como sou eu o cliente!!! e sabendo que não preciso de nada dakilo...
Mas... essa opção... deixar já a tubagem, mas fazer a instalação pelo manual antigo agrada-me... Pois estar a meter fibra, ATI já para fibra, etc... ainda me fica mais caro, certo?!
Abraço,
e obrigado
Aqui o problema até se agrava... pois como sou eu o cliente!!! e sabendo que não preciso de nada dakilo...

Mas... essa opção... deixar já a tubagem, mas fazer a instalação pelo manual antigo agrada-me... Pois estar a meter fibra, ATI já para fibra, etc... ainda me fica mais caro, certo?!
Abraço,
e obrigado
Atenção!
A Anacom no seminário do Porto, disse que a fibra já é obrigatória.
lmp Escreveu:Atenção!
Não lhe deram documentação... informação que possa divulgar aqui pelo colegas...?
-
- Velha Guarda
e a formação onde está? para os projectistas e os instaladores saberem como fazerem com as fibras? a ANACOM referiu algo sobre isso?lmp Escreveu:Atenção!
Learning is the goal!!
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
lmp Escreveu:Atenção!
Ai sim?? e perante qual manual? o actual em que a fibra é opcional, ou do novo que é obrigatório mas ainda não entrou em vigor??
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Varejo Escreveu:lmp Escreveu:Atenção!
Ai sim?? e perante qual manual? o actual em que a fibra é opcional, ou do novo que é obrigatório mas ainda não entrou em vigor??
"Penso" que é obrigatório, não por causa do manual, mas sim pelo DL, que diz que o projecto deve ter rede de FO
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, eu tb fui ao seminário de Lisboa 22/10, e foi esclarecida essa "duvida" ou seja a fibra óptica vai ser obrigatória quando entrar em vigor o novo manual, apesar do dec. lei 123/2009 dizer que é obrigatória, remete para as novas regras técnicas... como ainda não sairam, está em vigor o actual manual ITED 1ª edição!!
Última edição por Varejo em 23 out 2009, 16:20, editado 1 vez no total.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!