Boas,
Tenho algumas duvidas sobre o regime TT, que não consigo esclarecer com a literatura que tenho encontrado.
O que acontece se o neutro no referido regime não for ligado à terra? Esta pode parecer uma duvida simples, mas que a maior parte dos eng.ºs provavelmente não sabe responder bem.
Tive a experiência recente numa instalação provisória alimentada apartir de um gerador (Gerador > Quadro Eléctrico), em que inicialmente foi executado o regime TT (Terra de serviço = Terra de protecção) tendo-se testado os diferenciais e tudo ok. Acontece que a determinada altura ocorreu um defeito numa das saídas do Quadro Eléctrico (Que tinha 4 conjuntos de saídas protegidas por interruptores diferenciais) tendo disparado o diferencial do gerador (Toda a instalação ficou sem energia). Foi-me dada ordem para que tal não volta-se a acontecer que desliga-se a terra do gerador (retirei a terra de serviço), uma vez que o diferencial do gerador não tinha regulação e seria certamente de maior sensibilidade que os diferencias do quadro. Testei novamente todos os diferenciais e td ok. Foi dai que me surgiu a duvida, de que raio eu tinha feito, se a segurança contra contactos indirectos estava garantida e porque raio serve a terra de serviço.
Vim para casa pesquisar na net e encontrei o vosso forum, que acho k vou passar a utilizar frequentemente.
Se alguem me conseguir dar um esclarecimento simples sobre este assunto agradecia.
Os melhores cumprimentos
Duvidas regime TT
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Duvidas regime TT
Boas
Se fizeres uma pesquisa no forum de certeza que encontras, dado que foi assunto já referido.
Cump.
Mário
Se fizeres uma pesquisa no forum de certeza que encontras, dado que foi assunto já referido.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Bom dia.
O colega Mário é sempre uma grande ajuda, não é?
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... it=gerador
Cumprimentos.
O colega Mário é sempre uma grande ajuda, não é?
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... it=gerador
Cumprimentos.
Boas,PAiroach Escreveu:...executado o regime TT (Terra de serviço = Terra de protecção)...
Acho que não entendi... a terra de serviço era a mesma da terra de protecção?
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Sim, parece que existe alguma confusão.absorto Escreveu:Boas,PAiroach Escreveu:...executado o regime TT (Terra de serviço = Terra de protecção)...
Acho que não entendi... a terra de serviço era a mesma da terra de protecção?
Para podermos ajudar, proponho que se informe melhor sobre os regimes ou Equemas das Ligações à Terra ou ELT (IT, TT ou TN), que estão cada uma das instalações, tando a do gerador como da instalação ligada à rede.