Chacon Wireless Module

Responder
darkhole
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 26 set 2009, 22:51

Chacon Wireless Module

Mensagem por darkhole »

Bons Dias

Olá a todos este é o meu primeiro problema que aqui reporto e desta forma espero conseguir ajuda.
Tive ideia de comandar uma Sirene MINIWATT 220v (Rotativa) à distancia usando um modulo wireless(1000W/5A) da CHACON que se vende nas lojas IZI. Para o efeito utilizei um contactor de 20A para proteger o dito modulo.

Problema:
Depois de ligar tudo a sirene liga mas não desliga usando o comando remoto. Só a consigo desligar se desligar os 220v
Testei o esquema usando uma lampada e tanto o contactor como o modulo funcionam a 100% excepto com a sirene...

Começo acreditar que nunca irá funcionar :( ... a não ser que aqui encontre ajuda da malta mais experiente...

Obrigado
Anexos
ESQUEMA.JPG
(25.87 KiB) Transferido 88 vezes
jodsbrum
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 20 ago 2009, 16:05
Been thanked: 5 times

Re: Chacon Wireless Module

Mensagem por jodsbrum »

Caro amigo primeiro tens de verificar se o contactor fica sempre atracado ou não, porque se o contactor desatracar tem que desligar a sirene e se ele não desatraca o problema pode estar no modulo.
darkhole
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por darkhole »

Sim esse é o problema...não expliquei tudo...sorry ou seja o contactor não desarma quando a sirene está a funcionar... tentei outros módulos iguais e tenho o mesmo problema...

Li outros topicos e parece-me semelhante a este post:

http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=9&t=5347
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Podes ficar com auto-alimentação, dado que com a lampada funciona. Tenta instalar um diodo, para não teres retorno.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
darkhole
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por darkhole »

Boas Mário

Ok... alguma recomendação para o dito diodo? E nesse caso em parte do circuito devo usar?

Many Thanks
jodsbrum
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por jodsbrum »

Mário, julgo que o diodo não vai resultar, atendendo a que a bobine do contactor e a sirene trabalhão a 220 Vac se metermos o diodo vamos fazer uma rectificação a meia onda e vamos ter problemas.
Na minha opinião primeiro tens de desligar o fio que vai para a bobine do contactor à saida do CHACON e verificas se o contactor fica atracado ou não se ele não ficar atracado é porque o CACON é que está a ficar com o contacto fechado e aí tens de estudar melhor o funcionamento do CHACON.
darkhole
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por darkhole »

Boas Jodsbrum

Uns dos testes realizados por mim foi fazer o bypass ao modulo do CHACON usando um interruptor e desta forma funciona tanto o contactor como a sirene ... como seria de esperar estando tudo em boas condições
Ainda não percebi a razão deste esquema não estar a funcionar ... já testei a sirene directa no modulo e como já podem advinhar o resultado foi igual ...pq razão o modulo não desliga quando a sirene (que nao realidade é um motor 220v) está ligada!?
mas funciona com lampadas ... vou tentar outros aparelhos para ver o resultado...

Obrigado
jodsbrum
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por jodsbrum »

Será que tem a ver com o consumo e devido à proximidade de algum condutor que alimenta a sirene ao CHACON, provoca alguma interferencia electromagnética.
Se calhar deverias fazer o teste de desviares o CHACON da parte de potência, ou até blindares o CHACON, etc.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

jodsbrum Escreveu:Será que tem a ver com o consumo e devido à proximidade de algum condutor que alimenta a sirene ao CHACON, provoca alguma interferencia electromagnética.
Se calhar deverias fazer o teste de desviares o CHACON da parte de potência, ou até blindares o CHACON, etc.
Também concordo, esse tipo de equipamentos, para serem baratos, diminuem na qualidade e quando digo qualidade, é a imunidade electromagnética. Como usam frequencias rádio, o microprocessador, pode ficar baralhado, se não bloqueado, quando liga um equipamento fortemente indutivo como é o contactor, sem falar na sirene rotativa, que se é a que conheço, usa um motor DC de escovas e um rectificador, que embora use filtros, não é 100% eficaz contra a interferencia.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

A ideia do diodo é na saida que vai para o motor, para quando cortar o sinal, o motor não ficar em gerador.
Dado que com lampadas funciona (não faz auto-geração), com o motor, dado a sua inercia até parar, pode ficar a produzir alguma tensão.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Acredito mais que seja o motor a criar interferencia, ao ponto de o módulo não conseguir "ouvir" o emissor.
Houve alguém que disse para afastar o mais possivel o contactor e principalmente a sirene do módulo receptor.
Faça a experiencia: volte a ligar tudo com a lâmpada como disse que ligou para testar o funcionamento e ligue directo a sirene a 230V. Depois verifique se o receptor executa os comandos pedidos, acender e apagar a lâmpada, e se é constante nas operações.
darkhole
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por darkhole »

Malta! Já está resolvido! O nelmindo tem razão ou seja na verdade montando a sirene a mais de 50 cm de distancia e com o esquema original o modulo já funciona na perfeição... já agora que tipo de isolamento poderei usar pois nada me garante que outro equipamento possa causar interferência com este modulo.

Muito Obrigado Malta

Cump.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”