estabilizar tensão de 12v cc

Responder
tokinhas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 11 fev 2009, 21:50

estabilizar tensão de 12v cc

Mensagem por tokinhas »

Boas pessoal, desculpem a minha questão mas gostava que me pudessem ajudar no seguinte, sou motorista de pesados, e como este só tem 24v cc, decidi puxar um fio directo da 1º bateria que só tem os 12v , e trazer o fio pçara dentro do camião, ligar ao isqueiro que antes era de 24v, mas acontece que cada vez que ligo a ignição ou ligo mais algum aparelho, e estiver com o portátil ligado este vai imediatamnete abaixo , embora fique com o sinal de ligado à bateria, conhecem algum esquema de alguma placa que dê para aguentar a corrente sem ela fugir, agradeço que me possam ajudar e arranjar um esquema para montagem em placa. abraço Tokinhas :?:
djpid
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 20 set 2009, 15:00

Re: estabilizar tensão de 12v cc

Mensagem por djpid »

se fores para ligar o portatil a energia sugiro que arranjes 1 powerinverter que sendo equipamentos frageis sempre tens 1 saida 230 e podes ligar o transformador do portatil
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

O melhor é comprares um conversor de 24Vcc/12Vcc, dado que mantens as duas baterias com carga igual.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
WindWalker
Curioso
Curioso
Registado: 30 jun 2009, 00:07
Been thanked: 1 time

Mensagem por WindWalker »

Como já foi dito, ou arranjas um inversor 24V DC -> 230V AC ou um conversor 24V DC -> 12V DC.

Eu aconselho a segunda, uma vez que os conversores comutados abaixadores de tensão (step-down switching regulator, buck converter) têm eficiências na ordem dos 80% e penso que também sejam mais compactos que os inversores. Não sei é se existem conversores desses para a potência em questão.

O problema dos inversores é que tipicamente geram uma onda sinusoidal modificada, ou seja, com muito conteúdo harmónico indesejável (componentes em 150, 250, 350 Hz, etc). Alguns aparelhos não se dão bem com essa onda sinusoidal modificada. Por outro lado, encontram-se à venda por todo o lado. No entanto, não sei se são comuns os que suportam uma entrada de 24V DC.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Aqui no Porto, na Tuel ou na Aquario há disso, nem que seja por encomenda.
Responder

Voltar para “Dúvidas”