Colocação de tubos VD embebidos na horizontal
- Carlos Palma
- Curioso
- Registado: 07 set 2009, 01:58
- Contacto:
Colocação de tubos VD embebidos na horizontal
Sou confrotado com a fiscalização que não permite a colocação na horizontal (chão) tubos VD, o novo RTIEBT, não é esclarecedor alguem me pode dar uma ajuda
-
- Curioso
- Registado: 06 abr 2007, 18:30
- Has thanked: 2 times
Re: Colocação de tubos VD embebidos na horizontal
Nunca tinha ouvido falar nisso. Entao que tubo coloca no chao?? No outro dia foi me dito que nao podia colocar tubo anelado no chao so tubo isogris e se possivel o ideal era colocar VD, exactamente o contrario do que esta a dizer.
-
- Curioso
- Registado: 17 fev 2009, 15:22
Caro colega,Carlos Palma Escreveu:Sou confrotado com a fiscalização que não permite a colocação na horizontal (chão) tubos VD, o novo RTIEBT, não é esclarecedor alguem me pode dar uma ajuda
Talves devesses esclarecer melhor qual a situação em que pretendes aplicar esse tubo, pois realmente é muito estranho o fiscal "implicar" com a montagem de um tubo VD na horizontal sobre no piso.
Cumprimentos, Pedro Barros.
A mim sempre me disseram que é de evitar as tubagens pelo chão mas caso se utilize deve-se optar por tubo VD, agora com essa da fiscalização já não sei.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
O tubo VD não é um tubo muito dado a resistencia mecânica, por outras palavras não é um tubo que suporte o tratamento que as restantes artes nas obras dão, depois do instalar.
Não estou a ver um tubo VD16 ou até memso VD20 a aguentar com um carro de mão cheio de massa. Além disso é um tubo que facilmente se solta por ser vendido às varas de 3m e é preciso fazer constantemente uniões. É que por cima poucas são as pessoas que fazem as uniões com cola própria para PVC.
Mais uma vez, sob que aliena das RTIEBT, o inspector argumentou a não conformidade?
Não estou a ver um tubo VD16 ou até memso VD20 a aguentar com um carro de mão cheio de massa. Além disso é um tubo que facilmente se solta por ser vendido às varas de 3m e é preciso fazer constantemente uniões. É que por cima poucas são as pessoas que fazem as uniões com cola própria para PVC.
Mais uma vez, sob que aliena das RTIEBT, o inspector argumentou a não conformidade?
boas,
deve ser explicado em que condições foi implicado pelo fiscal, e com que fundamento.
No entanto, é aconselhavel usar "isogris", ou "anelar" no chão, pelas referências de esforços mecanicos, já enumeradas.
Cump.
Norberto
deve ser explicado em que condições foi implicado pelo fiscal, e com que fundamento.
No entanto, é aconselhavel usar "isogris", ou "anelar" no chão, pelas referências de esforços mecanicos, já enumeradas.
Cump.
Norberto
"Ajudar, é aprender!"
Boa noite.
Também não vejo a razão da fiscalização implicar com o tubo VD, mas normalmente no chão usa-se tubo PEAD ou PVC (se bem que o VD também é de pvc).
Também não vejo a razão da fiscalização implicar com o tubo VD, mas normalmente no chão usa-se tubo PEAD ou PVC (se bem que o VD também é de pvc).
-
- Velha Guarda
- Registado: 23 jun 2008, 13:02
- Been thanked: 80 times
Olá "Carlos Palma",
Porque afirmas que as RTIEBT não são esclarecedoras?
Sabendo que o tubo VD tem IK07, consulta a secção 521.9.2 das RTIEBT e faz o teu juízo.
Cumprimentos.
Porque afirmas que as RTIEBT não são esclarecedoras?
Sabendo que o tubo VD tem IK07, consulta a secção 521.9.2 das RTIEBT e faz o teu juízo.
Cumprimentos.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Ora nem mais. Pessoal uam recomendação, não espumem quando são confrontados com os "fiscais". Eu sei que é o nosso trabalho que está em jogo, que fica mal dizerem que foi mal feito, etc, etc.
Sejam cordiais e dialoguem com eles, eles ajudam a esclarecer as vossas dúvidas, até peçam para enunciar a aliena que estão a errar e peçam que proponham até resolução de problemas futuros.
Isso acontece comigo e já tirei muitas dúvidas com eles. Sejam humildes
Sejam cordiais e dialoguem com eles, eles ajudam a esclarecer as vossas dúvidas, até peçam para enunciar a aliena que estão a errar e peçam que proponham até resolução de problemas futuros.
Isso acontece comigo e já tirei muitas dúvidas com eles. Sejam humildes
Boa tarde caros colegas,
Se o chão for em betão armado não se deve colocar tubo VD mas sim Isogris devido à retracção do Betão que poderá danificar o mesmo.
O tubo VD é utilizado essencialmente em Alvenarias.
Cumprimentos,
RS
Se o chão for em betão armado não se deve colocar tubo VD mas sim Isogris devido à retracção do Betão que poderá danificar o mesmo.
O tubo VD é utilizado essencialmente em Alvenarias.
Cumprimentos,
RS
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Eu nunca coloquei VD pelo chão, e á varios anos que sempre ouvi que era proibido, sempre coloquei isogris!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!