Ajuda para escolha de iluminação
Ajuda para escolha de iluminação
Bom dia,
Foi-me solicitado um trabalho de iluminação de uma montra de um pronto a vestir e de uma montra de bijutaria, acontece que eu não tenho ideia que tipo de iluminação usar nesta situação, Apenas terá de ser saliente ou suspensa.
Qual será mais adequada, projectores de halogeno, fluorescentes compactas?
Agradecia alguma informação a quem a tiver.
Obrigado
Foi-me solicitado um trabalho de iluminação de uma montra de um pronto a vestir e de uma montra de bijutaria, acontece que eu não tenho ideia que tipo de iluminação usar nesta situação, Apenas terá de ser saliente ou suspensa.
Obrigado
Re: Ajuda para escolha de iluminação
Na minha opinião seria melhor optares por fluorescentes compactas uma vez que são mais económicas e os fabricantes já dispõe de uma variedade de luminárias que ficam sempre bem em montrasjanuario Escreveu:Bom dia,
Obrigado

Mas será que depois se consegue obter a luminosidade pretendida, neste caso o consumo será apenas no final do dia das 17 ou 18h até cerca das 22 ou 23h depois desligam com um relógio.
Fazes o cálculo luminotécnico, e a partir daí vês qual a opção mais vantajosa para o caso. Uma lâmpada fluorescente compacta de 18W é equivalente a uma incandescente de 100W.januario Escreveu:Mas será que depois se consegue obter a luminosidade pretendida, neste caso o consumo será apenas no final do dia das 17 ou 18h até cerca das 22 ou 23h depois desligam com um relógio.
Cálculo luminotécnico para uma montra ???vihupi Escreveu:Fazes o cálculo luminotécnico, e a partir daí vês qual a opção mais vantajosa para o caso. Uma lâmpada fluorescente compacta de 18W é equivalente a uma incandescente de 100W.januario Escreveu:Mas será que depois se consegue obter a luminosidade pretendida, neste caso o consumo será apenas no final do dia das 17 ou 18h até cerca das 22 ou 23h depois desligam com um relógio.

-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
Eu n percebi onde estava a piada.
Normalmente nas lojas o cliente define a iluminação pretendida nas montras (grandes cadeias de lojas.)
Quando não define há que calcular até para não exceder os limites máximos impostos por vezes nos centros comerciais.
Normalmente nas lojas o cliente define a iluminação pretendida nas montras (grandes cadeias de lojas.)
Quando não define há que calcular até para não exceder os limites máximos impostos por vezes nos centros comerciais.
Um factor importante a ter em conta é a Restituição de Cor das lâmpadas utilizadas.
Esta deverá ser elevada para que os objectos em exposição, debaixo de iluminação artificial, tenham uma aparência o mais próxima da realidade.
Esta deverá ser elevada para que os objectos em exposição, debaixo de iluminação artificial, tenham uma aparência o mais próxima da realidade.
Última edição por Noctvrno em 15 set 2009, 10:41, editado 1 vez no total.
Não tenho qualquer restrição em termos de luminosidade, apenas gostava de colocar algo que depois mostrasse as cores reais.
Aqui fica um documento que poderá ser útil. Como poderá verificar, o índice de restituição de cores das fluorescentes compactas não é muito inferior às de halogeneo.
- Anexos
-
- Resumo Lâmpadas.pdf
- (482.11 KiB) Transferido 193 vezes
-
- Curioso
- Registado: 17 fev 2009, 15:22
Caro colega,
Poderás achar muita coisa interessante neste site:
http://paginas.fe.up.pt/~arminio/lumiin ... entos.html
Poderás achar muita coisa interessante neste site:
http://paginas.fe.up.pt/~arminio/lumiin ... entos.html
Cumprimentos, Pedro Barros.
Boas
Na minha expriencia de iluminação de montras em lojas, tenho optado por lampadas iodetos metalicos na cor mais quente, aquecem menos que as halogéneo.
Na minha expriencia de iluminação de montras em lojas, tenho optado por lampadas iodetos metalicos na cor mais quente, aquecem menos que as halogéneo.
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
O decorador da montra não será ele a definir.
Basta deixar uma calha, ou aplique no tecto, com 3 a 4 circutos
http://www.essencia.pt/decormontras.html
Basta deixar uma calha, ou aplique no tecto, com 3 a 4 circutos
http://www.essencia.pt/decormontras.html