Telecomando dos Quadros de Colunas

Responder
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Telecomando dos Quadros de Colunas

Mensagem por joaoosvaldo »

Boas.

Tenho uma questão sobre um projecto que estou a fazer de um Edifício de Habitação Colectiva que é a seguinte:

Segundo as RTIEBT quando os quadros de colunas não são instalados na entrada normal do edifício, estes podem ficar instalados noutros locais das zonas comuns, desde que junto da entrada normal seja instalado um sistema de telecomando que permita o corte geral da instalação.

Logo, no caso desde projecto estou a colocar os quadros de colunas no piso do R/C que não corresponde ao piso de entrada normal de pessoas, visto o edifício ter andares semi-enterrados, mas coloquei este no R/C para maior facilidade de execução da coluna. De notar tb que o quadro de colunas é constituido pelas caixas de corte geral de barramento e de protecção de saídas.

A minha dúvida é como fazer o telecomando dos q.colunas para colocar a instalação fora de serviço?? já alguém fez isto?

Não sei se podia colocar um contactor na caixa de corte geral do q.colunas ligada a uma botoneira de disparo?? não sei se é possível colocar um contactor nestas caixas? bem não sei como fazer isto!!!

Agradecia a vossa ajuda. Obrigado.

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
apb
Curioso
Curioso
Registado: 12 set 2008, 22:41

Re: Telecomando dos Quadros de Colunas

Mensagem por apb »

Viva, podes associar uma bobine Mx ao corte geral do QColunas e alimentar uma botoneira de corte. Se procurares nos catálogos dos fabricantes vais encontrar cortes de amperagens consideraveis (125A, 160A,....) com possibilidade de agregar a bobine Mx ou se quiseres Mn.

Cumprimentos
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

apb Escreveu:Viva, podes associar uma bobine Mx ao corte geral do QColunas e alimentar uma botoneira de corte. Se procurares nos catálogos dos fabricantes vais encontrar cortes de amperagens consideraveis (125A, 160A,....) com possibilidade de agregar a bobine Mx ou se quiseres Mn.

Cumprimentos
a nível de desenho como é que represento o quadro de colunas com o corte associado a uma bobine Mx? alguém tem algum exemplo? Obrigado.

P.S.: e pode-se instalar a bobine tendo em conta que o corte é um interruptor tetrapolar?

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

apb
Curioso
Curioso
Registado: 12 set 2008, 22:41

Mensagem por apb »

Boas, quanto ao esquema de representação se procurares no forum este já foi apresentado (não tenho nenhum que te possa enviar), no entanto apenas basta representar a bobine. Quanto ao corte geral este tem mesmo de ser tetrapolar e é neste que se coloca a bobine Mx.

Cumprimentos
nmna
Curioso
Curioso
Registado: 27 fev 2008, 12:22

Mensagem por nmna »

Exmos Senhores,
Tenho uma dúvida em relação as bobines MX instaladas no corte geral do quadro colunas com alimentação directa do distribuidor. Se a betoneira tiver dupla sinalização é exigido alimentação da sinalização e da bobine tem que ser feita a partir dos terminais de entrada do corte geral. Gostaria de saber do ponto de vista legal se é permitido está energia não ser contabilizada.

Cumprimentos
Nuno
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

nmna Escreveu:Exmos Senhores,
Tenho uma dúvida em relação as bobines MX instaladas no corte geral do quadro colunas com alimentação directa do distribuidor. Se a betoneira tiver dupla sinalização é exigido alimentação da sinalização e da bobine tem que ser feita a partir dos terminais de entrada do corte geral. Gostaria de saber do ponto de vista legal se é permitido está energia não ser contabilizada.

Cumprimentos
Nuno
Realmente é uma boa questão :? ! Mas também sejamos realistas, qual vai ser o consumo anual da sinalização!? Por exemplo umas botoneiras que conheço de dupla sinalização da Legrand consomem 12mA (nem chega a 3W).

Mas de qualquer das formas a legalidade disto é questionável mas também que é obrigatório pelas RTIEBT não há dúvida!!! :?
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”