Boas.
Alguém me sabe responder à questão seguinte:
Nos parques de estacionamentos cobertos dos edifícios de habitação colectiva é obrigatório o telecomando da iluminação de segurança?? Quanto ao restante edifício sei que não é necessário o telecomando mas no caso do parque de estacionamento já tenho dúvidas.
Se alguém me puder ajudar agradeço. Obrigado.
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Telecomando em ilum. segurança de parque de estacionamento
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
Re: Telecomando em ilum. segurança de parque de estacionamento
De acordo com comunicação com a Certiel fui informado que não é obrigatório desde que se indique na memória descritiva que o parque será para utilização exclusiva dos condóminos.
Pelo que tenho visto a ser feito, os edifícios com parque de acesso ao publico e privádo (condóminos) os parques tem de estar separados em zonas diferentes.amfys Escreveu:De acordo com comunicação com a Certiel fui informado que não é obrigatório desde que se indique na memória descritiva que o parque será para utilização exclusiva dos condóminos.
Devendo o Parque publico ter instalação eléctrica própria e independente destinada só a ele. Isto porque os parques de acesso ao publico podem ser explorados por empresas privadas e tem de estar "isolados" da restante instalação.
Sinceramente nunca fiz um parque misto... mas em termos de licenciamento, creio que são intrepretados como projectos diferentes.
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
so é necessario em espaços classificados como recebendo publico tipo lojas comerciais e afins!! em parque de estacionamento utilizados apenas por condóminos não é necessario.
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
O que o colega descreve é um caso mto particular e normalmente o dono é que estabelece como pretende que a instalação seja projectada.kartilos Escreveu:Pelo que tenho visto a ser feito, os edifícios com parque de acesso ao publico e privádo (condóminos) os parques tem de estar separados em zonas diferentes.amfys Escreveu:De acordo com comunicação com a Certiel fui informado que não é obrigatório desde que se indique na memória descritiva que o parque será para utilização exclusiva dos condóminos.
Devendo o Parque publico ter instalação eléctrica própria e independente destinada só a ele. Isto porque os parques de acesso ao publico podem ser explorados por empresas privadas e tem de estar "isolados" da restante instalação.
Sinceramente nunca fiz um parque misto... mas em termos de licenciamento, creio que são intrepretados como projectos diferentes.
Concondo que por vezes seja projectado como instalações separadas, no entanto nem sempre é possível fazer isso por uma questão de insuficiência de entradas/saídas.
Já tive a oportunidade de fazer o projecto de uma instalação em que o parque de estacionamento servia para condóminos e para exploração comercial. Na altura optou-se por fazer do parque de estacionamento uma só instalação como estabelecimento recebendo o público, sendo que aos condóminos seria dado um livre trânsito para poderem passar pelo sistema de gestão do parque.
Olá, amfysamfys Escreveu:O que o colega descreve é um caso mto particular e normalmente o dono é que estabelece como pretende que a instalação seja projectada.kartilos Escreveu:Pelo que tenho visto a ser feito, os edifícios com parque de acesso ao publico e privádo (condóminos) os parques tem de estar separados em zonas diferentes.amfys Escreveu:De acordo com comunicação com a Certiel fui informado que não é obrigatório desde que se indique na memória descritiva que o parque será para utilização exclusiva dos condóminos.
Concondo que por vezes seja projectado como instalações separadas, no entanto nem sempre é possível fazer isso por uma questão de insuficiência de entradas/saídas.
Já tive a oportunidade de fazer o projecto de uma instalação em que o parque de estacionamento servia para condóminos e para exploração comercial. Na altura optou-se por fazer do parque de estacionamento uma só instalação como estabelecimento recebendo o público, sendo que aos condóminos seria dado um livre trânsito para poderem passar pelo sistema de gestão do parque.
Também é uma opção possível, que não me tinha lembrado...