Projecto ITED de Moradias Geminadas
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Projecto ITED de Moradias Geminadas
Boas.
Tenho uma dúvida em relação a um projecto que vou realizar que é o seguinte:
são umas moradias geminadas (2 juntas) em que a entrada é comum neste caso devo fazer 1 CEMU para cada uma? ou seja 2 CEMU's à entrada (que é comum)?
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
são umas moradias geminadas (2 juntas) em que a entrada é comum neste caso devo fazer 1 CEMU para cada uma? ou seja 2 CEMU's à entrada (que é comum)?
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Re: Projecto ITED de Moradias Geminadas
BOA NOITE
Por acaso já fiz moradias geminadas, mas nunca com entradas em comum, no entanto deve-se colocar CEMU diferentes, assim como também deve ter 2 contadores da água, luz e gás.
as que eu tenho feito faço sempre com CEMU independentes.
Cumprimentos
Por acaso já fiz moradias geminadas, mas nunca com entradas em comum, no entanto deve-se colocar CEMU diferentes, assim como também deve ter 2 contadores da água, luz e gás.
as que eu tenho feito faço sempre com CEMU independentes.
Cumprimentos
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 abr 2009, 18:38
Boas tardes;
Tb já fiz moradias geminadas; Apesar da entrada ser comum, penso que deves colocar duas CEMUS; Serão duas instalações completamente distintas;
Abraço
Tb já fiz moradias geminadas; Apesar da entrada ser comum, penso que deves colocar duas CEMUS; Serão duas instalações completamente distintas;
Abraço
Ferreira Cruz
1º. opçãojoaoosvaldo Escreveu:Boas.
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
1 CEMU para cada moradia
2º. opção
uma instalação colectiva como se tratasse de um predio com ATE e etc. com as continhas de perdas todas feitinhas repartidores etc.. A unica vantagem é que so teria uma antena MATV.
O que neste caso, não me parece boa opção pois só vai complicar o que é simples.
para além de encarecer a instalação em prol da antena.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Boas!
Ainda em relação ao projecto destas moradias geminadas (2) acabei por decidir utilizar um ATE porque se utilizar CEMU's tinha de fazer duas PAT's e acho que não ia ficar muito bem ainda por cima tendo em conta que as casas são juntas e o telhado é um só que cobre as duas casas e no caso de virem a meter antenas iam ficar com um par de antenas por isso axo melhor fazer um ATE e logo apenas uma PAT. E ainda tem mais uma atenuante é que a a casa tem as paredes exteriores de pedra, por isso em principio os tubos da PAT terão de ficar à vista, logo, se fossem duas PAT's era mais uma par de tubos à vista, por isso pensei que um par já é suficientemente mau
Mas devido a este facto surgiu-me uma dúvida para o cálculo das atenuações!! devo fazer como se fossem duas moradias isoladas (como se tivessem cada uma a sua CEMU) ou tenho de considerar alguma atenuação no ATE??
Quanto ao tipo de caixa a utilizar no ATE qual escolher? uma C2 chega? tendo em conta que ligão ao ATE 3 tubos de 63, 2 de 40 e 2 de 32 (para cada um dos ATI's) e ainda dois tubos de 50 para a PAT??
Agradeço a vossa ajuda. Obrigado.
P.S.: os tubos indicados são comerciais!
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Ainda em relação ao projecto destas moradias geminadas (2) acabei por decidir utilizar um ATE porque se utilizar CEMU's tinha de fazer duas PAT's e acho que não ia ficar muito bem ainda por cima tendo em conta que as casas são juntas e o telhado é um só que cobre as duas casas e no caso de virem a meter antenas iam ficar com um par de antenas por isso axo melhor fazer um ATE e logo apenas uma PAT. E ainda tem mais uma atenuante é que a a casa tem as paredes exteriores de pedra, por isso em principio os tubos da PAT terão de ficar à vista, logo, se fossem duas PAT's era mais uma par de tubos à vista, por isso pensei que um par já é suficientemente mau

Mas devido a este facto surgiu-me uma dúvida para o cálculo das atenuações!! devo fazer como se fossem duas moradias isoladas (como se tivessem cada uma a sua CEMU) ou tenho de considerar alguma atenuação no ATE??
Quanto ao tipo de caixa a utilizar no ATE qual escolher? uma C2 chega? tendo em conta que ligão ao ATE 3 tubos de 63, 2 de 40 e 2 de 32 (para cada um dos ATI's) e ainda dois tubos de 50 para a PAT??
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Última edição por joaoosvaldo em 20 set 2009, 21:39, editado 1 vez no total.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
em principio deverá ter cada casa a sua contagem, mas tb não sou eu que estou a fazer o proj. eléctrico nem sei se vai existir proj.!!! mas o que é que esta questão tem a ver para o caso???Duzia12 Escreveu:E quem paga a luz!!

- joaoosvaldo
- Team Apoio
joaoosvaldo Escreveu:Boas!
Ainda em relação ao projecto destas moradias geminadas (2) acabei por decidir utilizar um ATE porque se utilizar CEMU's tinha de fazer duas PAT's e acho que não ia ficar muito bem ainda por cima tendo em conta que as casas são juntas e o telhado é um só que cobre as duas casas e no caso de virem a meter antenas iam ficar com um par de antenas por isso axo melhor fazer um ATE e logo apenas uma PAT. E ainda tem mais uma atenuante é que a a casa tem as paredes exteriores de pedra, por isso em principio os tubos da PAT terão de ficar à vista, logo, se fossem duas PAT's era mais uma par de tubos à vista, por isso pensei que um par já é suficientemente mau![]()
![]()
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
No caso de não existirem zonas comuns / serviços comuns, não é necessário colocar tomadas no ATE. O mesmo se passa para os ATEs instalados no exterior (ver FAQs Anacom: http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=905045 ).
Mas como pergunta o Duzia12, quem é que alimenta as antenas, se só existir uma PAT? Mesmo que só se ponha um ATE, creio que é de considerar 2 PATs, uma para cada ATI.
Eu prefiro ir para as duas CEMUs e duas PATs, assim não há problemas (além dos estéticos).
Mas como pergunta o Duzia12, quem é que alimenta as antenas, se só existir uma PAT? Mesmo que só se ponha um ATE, creio que é de considerar 2 PATs, uma para cada ATI.
Eu prefiro ir para as duas CEMUs e duas PATs, assim não há problemas (além dos estéticos).
- joaoosvaldo
- Team Apoio
mt obrigado pela ajuda! por acaso desconhecia que o ATE pudesse dispensar as tomadas no caso de não existir serviços comuns!sohc Escreveu:No caso de não existirem zonas comuns / serviços comuns, não é necessário colocar tomadas no ATE. O mesmo se passa para os ATEs instalados no exterior (ver FAQs Anacom: http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=905045 ).
mas neste caso estou com um problema é q nem sei se vai existir serviços comuns de certeza que vão pedir a alguém apenas para passar os termos de responsabilidade para as duas moradias para terem aprovação na câmara e depois só em obra é que vão decidir essas coisas!!! bem nem sei estou com um dilema!!

-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Viva.
Eu avançava para 2 CEMU e 2 PAT.
Estou com um projecto em mãos de uma moradia que tem uma loja por baixo e apartamento por cima.
Para já é tudo do mesmo dono (só existe terreno ainda).
Ele irá fazer propriedade horizontal e dividir em 2 fracções a moradia, porque têm entradas independentes.
Neste caso, vou optar por 2 CEMU.
No teu caso, acho que faria o mesmo
Eu avançava para 2 CEMU e 2 PAT.
Estou com um projecto em mãos de uma moradia que tem uma loja por baixo e apartamento por cima.
Para já é tudo do mesmo dono (só existe terreno ainda).
Ele irá fazer propriedade horizontal e dividir em 2 fracções a moradia, porque têm entradas independentes.
Neste caso, vou optar por 2 CEMU.
No teu caso, acho que faria o mesmo

Learning is the goal!!