Esquema do disco de um fogão eléctrico

Responder
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Esquema do disco de um fogão eléctrico

Mensagem por nelmindo »

alguém pode-me dizer como é que estão ou está ligada a resitencia que está inserida num disco de fogão eléctrico?
O disco tem o aspecto da figura e apresenta as ligações com 4 parafuso numerados. em cada parafuso está uma tomada (condutor) para dentro do disco.

Será que são duas resistencias em paralelo? Será uma única resistencia e as restantes condutrores são tomadas intermédias?
Eu estou a dizer isto, porque entre pontos existe sempre resistencia. Pela combinações de valores, lidos no ohmimetro não estou a chegar lá (deve ser do calor).
A titulo de curiosidade, o disco tem a poténcia de 2000W e pra que dê a resistencia equivalente desse valor em potência, tenho que ligar o 1 e 2 a uma ponta e o 4 e 3 à outra ponta do ohmimetro, dando os 26,5 ohms...
Anexos
disco de fogão.bmp
disco de fogão.bmp (106.38 KiB) Visto 2295 vezes
kartilos
Curioso
Curioso
Registado: 17 dez 2008, 16:04

Re: Esquema do disco de um fogão eléctrico

Mensagem por kartilos »

nelmindo Escreveu:alguém pode-me dizer como é que estão ou está ligada a resitencia que está inserida num disco de fogão eléctrico?
O disco tem o aspecto da figura e apresenta as ligações com 4 parafuso numerados. em cada parafuso está uma tomada (condutor) para dentro do disco.

Será que são duas resistencias em paralelo? Será uma única resistencia e as restantes condutrores são tomadas intermédias?
Eu estou a dizer isto, porque entre pontos existe sempre resistencia. Pela combinações de valores, lidos no ohmimetro não estou a chegar lá (deve ser do calor).
A titulo de curiosidade, o disco tem a poténcia de 2000W e pra que dê a resistencia equivalente desse valor em potência, tenho que ligar o 1 e 2 a uma ponta e o 4 e 3 à outra ponta do ohmimetro, dando os 26,5 ohms...
Olá,

Podes dizer-nos quais os valores da resistencia entre os outros pontos?
1-2=?
1-3=?
1-4=?
2-3=?
2-4=?
3-4=?
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

De momento está ligado directo Fase aos pontos 1 e 2 e Neutro aos pontos 4 e 3.
Está a funcionar. Não me é possivel agora medir. Quando isso for possivel, postarei aqui.
cpalha
Curioso
Curioso
Registado: 20 nov 2013, 13:21

Mensagem por cpalha »

Boa noite

Hoje de pois de perder algum tempo a tentar perceber um disco electrico que comprei tambem com 4 pinos, cheguei à mesma conclusao.
Fase no 1 e 2 e Neutro no 3 e 4.

Isto porque entre o pino 2 e 3 ha uma resistencia de 500w. Entre o pino 2 e 4 ha uma de 250w e entre o pino 1 e 4 ha outra de 250w.

Impressionante ser um acessorio tão importante e nao haver nada sobre estas ligações na net.

CPalha
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Has thanked: 10 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Esse disco tem um comando de 4 posições: off, min, méd.e.máx? Ou é de 2 posições desligado/ligado?

Cps
A. Castro

nelmindo Escreveu:alguém pode-me dizer como é que estão ou está ligada a resitencia que está inserida num disco de fogão eléctrico?

ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

veja aqui que encontra de certeza:

http://www.gev-online.es/fileadmin/Spra ... ten-SP.pdf

Agora é tudo muito mais fácil, noutros tempos tinha que pegar em papel, lápis e ohmímetro.

Ohmico
cpalha
Curioso
Curioso
Registado: 20 nov 2013, 13:21

Mensagem por cpalha »

Muito obrigado ohmico, era mesmo isto que procurava.

saudações
cpalha
vilão
Curioso
Curioso
Registado: 23 fev 2008, 16:24

Mensagem por vilão »

Muito obrigado este esquema ajuda em muito.
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”