Motores trifásicos ligados em monofásico
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Motores trifásicos ligados em monofásico
Boas
Motores trifásicos ligados em monofásico.
Cump.
Mário
Motores trifásicos ligados em monofásico.
Cump.
Mário
- Anexos
-
- Mot_trifasicos_al_mono.zip
- (18.13 KiB) Transferido 408 vezes
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Re: Motores trifásicos ligados em monofásico
Já alguma vez fizeste aglo deste género ou é apenas teórico?
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
É verdade e válido para motores de baixas potências. Agora não se ponham a ligar motores de 7CV, a monofásico...vihupi Escreveu:Já alguma vez fizeste aglo deste género ou é apenas teórico?
É muito comum fazer-se isto por exemplo em motores de máquinas de costura industriais. O motores são na ordem do 0,5CV e estão sobre-dimensionados. Dependendo do cliente, é possivel ligar em monofásico ou em trifásico.
Só perguntei porque podia ser mais uma daquelas teorias brilhantes que quando aplicadas na prática dão sempre tragédia. Mas acredito que seja possível 

- nelmindo
- Team Apoio
Já fiz isto em ventiladores e esmeriladoras. Funciona.vihupi Escreveu:Só perguntei porque podia ser mais uma daquelas teorias brilhantes que quando aplicadas na prática dão sempre tragédia. Mas acredito que seja possível
Essa aplicação deveu-se a algum motivo em particular ou foi só para experimentar?nelmindo Escreveu:Já fiz isto em ventiladores e esmeriladoras. Funciona.vihupi Escreveu:Só perguntei porque podia ser mais uma daquelas teorias brilhantes que quando aplicadas na prática dão sempre tragédia. Mas acredito que seja possível
A minha questão é porque razão optou por esse tipo de montagem.
- mitos
- Velha Guarda
- Registado: 02 jul 2009, 15:37
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 17 times
eu estou de volta com um motor de um guincho de obras monofasico que me parece ser um motor trifasico ligado em triangulo com um condensador a fazer a ligação entre duas fases, não precebo o principio de funcionamento neste caso pois dá-me a ideia que consuante o sentido de rotação varia a potencia do motor
alem disto tem ainda travão que abre com a alimentação do motor atravéz de uma ponte e com uma ligação de um varistor que não percebo muito bem para queIpse se nihil scire id unum sciat
MiToS
MiToS
- nelmindo
- Team Apoio
Os motores dos guinchos não são trifásicos. Os enrolamentos (do de arranque e o principal) é que costumam ser iguais. Estão em quadratura e não desfazados em submultiplos de 120º como acontece com os trifásicos.
E fazer a "baldroca" neste tipo de motores, para tornar monofásico não é aconselhável, se não mesmo impossivel, por causa da solicitação em termos de binário de arranque.
E fazer a "baldroca" neste tipo de motores, para tornar monofásico não é aconselhável, se não mesmo impossivel, por causa da solicitação em termos de binário de arranque.
- nelmindo
- Team Apoio
Os ventiladores foram utilizados numa cabine de pintura. Só tinham monofásico e o cliente já tinha comprado os ventiladores e já os tinha danificado (furos para fixação) sendo que a devolução/troca era impossivel.vihupi Escreveu:A minha questão é porque razão optou por esse tipo de montagem.
No caso da esmeriladora, foi para colocar numa oficina de serralharia mecânica (tipo "vão de escada"), que arranjou uma na sucata e só tinha monofásico dentro da oficina.
Esta solução só é possivel, onde os binários de arranque/resistivos são baixos.
Por outro lado só é para desenrascar e não para tornar regra...
- Mário
- Team Apoio
Boas mitos
Não deve de ser trifásico, é provável que seja como diz o "nelmindo".
Se medires com o ohmímetro, onde tens o "N" e os "F`s" deves verificar que tens uma comum e os "F`s" com a mesma resistência.
Creio que o varistor "atrasa" um pouco a tensão.
Cump.
Mário
Se medires com o ohmímetro, onde tens o "N" e os "F`s" deves verificar que tens uma comum e os "F`s" com a mesma resistência.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- mitos
- Velha Guarda
Boa noite Mario,Mário Escreveu:Boas mitos
Cump.
Mário
tenho 3 enrolamentos iguais no motor ligados do modo que demonstrei na imagem...
e um condensador que tambem está na imagem de 40 mF
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
MiToS
- Mário
- Team Apoio
Boas mitos
"tenho 3 enrolamentos iguais no motor ligados do modo que demonstrei na imagem...e um condensador que também está na imagem de 40 mF"
Então é trifásico.
O binário é menor.
Mas trabalha sem problema, mas levantando menos peso.
Cump.
Mário
"tenho 3 enrolamentos iguais no motor ligados do modo que demonstrei na imagem...e um condensador que também está na imagem de 40 mF"
Então é trifásico.
O binário é menor.
Cump.
Mário
- mitos
- Velha Guarda
o meu problema é nas ligações...Mário Escreveu:Boas mitos
Então é trifásico.
O binário é menor.
Cump.
Mário
qual delas é para descer??
como faço as ligações no comando?
em relação ao varistor é á ponte servem para alimentar a embriagem que é de corrente continua
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
MiToS