UE propõe a usar Micro-USB como formato universal nos telemo

Responder
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

UE propõe a usar Micro-USB como formato universal nos telemo

Mensagem por nelmindo »

Finalmente! É mesmo o que apetece dizer depois da decisão (e respectiva aceitação por parte dos construtores) da União Europeia que decidiu uniformizar os carregadores de telemóveis. O formato escolhido é o microUSB e este deverá ser utilizado para recarregar as baterias de telemóveis da Apple, Motorola, Nokia, Sony Ericsson, LG, NEC, Qualcomm, Research in Motion, Samsung e Texas Instruments já a partir do próximo ano de 2010.

Esta medida, para além de prática para o utilizador, permite reduzir custos para os fabricantes, na medida em que não precisarão de desenvolver sistemas de carregamentos proprietários. O ambiente também irá agradecer pois segundo foi dado a entender, não será necessário comprar um novo carregador sempre que mudar de telemóvel.

Pessoalmente acho que esta é uma medida muito positiva e de louvar. Com a estandardização por vezes podemos perder nalguns pontos em certas situações mas nesta, temos tudo a ganhar

in revolução digital
e:
http://www.gearlive.com/news/article/q2 ... -standard/
WindWalker
Curioso
Curioso
Registado: 30 jun 2009, 00:07
Been thanked: 1 time

Re: UE propõe a usar Micro-USB como formato universal nos telemo

Mensagem por WindWalker »

Isto nem devia ser um 'quem concorda entra', devia ser obrigatório para todos os que quisessem os seus produtos dentro de UE (e no mundo, claro, mas neste caso é só a UE) e há muito mais tempo.
nelmindo Escreveu:(...)

Esta medida, para além de prática para o utilizador, permite reduzir custos para os fabricantes, na medida em que não precisarão de desenvolver sistemas de carregamentos proprietários.

(...)
Oh, até parece que um transformador com rectificação e eventualmente alguma regulação na saída é muito complexo de desenvolver. E os custos deste desenvolvimento são fixos, a não ser que passem o tempo a aperfeiçoar um circuito já por si bastante simples.

Eu acho que vai reduzir mais os lucros que os custos, pois ter um carregador específico obriga a comprar outro com um conector específico, em caso de avaria, perda, roubo, etc.

Por outro lado, acredito que o lucro que os fabricantes têm na venda do carregador (maioritariamente em conjunto com o telemóvel) não seja relevante ou que seja inferior ao 'preço da publicidade gratuita' obtida com esta notícia :)
nelmindo Escreveu:(...) O ambiente também irá agradecer pois segundo foi dado a entender, não será necessário comprar um novo carregador sempre que mudar de telemóvel.
Não me parece. Os carregadores podem ter a mesma tensão na saída, mas é preciso saber se a corrente exigida pelo aparelho é menor ou igual à máxima que o carregador consegue fornecer. A única hipótese de esta questão não se colocar é majorar ou (o mais provável) exceder as exigências dos aparelhos, o que pode levar a um carregador 'universal' sobredimensionado, levando a maior desperdício no transformador (isto sendo muito rigoroso em termos de consumo).

Tenho pena de que notícias deste tipo não sejam aprofundadas do ponto de vista electrotécnico.
Responder

Voltar para “Notícias”