Disparo de diferencial sem nexo
Disparo de diferencial sem nexo
Boa tarde!
Vivo num apartamento T1 com 5 anos. De há uns tempos para cá o meu quadro começou a disparar sem nexo. Normalmente acontece quando estou fora de casa mas também acontece quando estou em casa.
Sei que pode ser uma fuga de electricidade, mas o meu problema é detectar. A quantidade de tomadas e pontos de energia é enorme, mesmo para um T1.
O meu quadro é feito da seguinte maneira:
Dijuntor não diferencial da EDP (IR=45)->Dijuntor diferencial HAGER 63A, 0.3A->Dij Dif para a cozinha HAGER 40A, 0.3A+Dij Dif para o WC 25A, 0.3A+Distribuição para o resto da casa.
Pelo que percebi pelas ligações no quadro, aparentemente está tudo ok.
Já me aconteceu o quadro ter disparado e ter tentado rearmar e disparar logo, ou passado 5 minutos.
Estive 6 meses sem que o problema se manifestasse, mas voltou, sendo que esta noite foram 2x! E esteve 2 semanas sem me acontecer!
Sei que não é falta de potência porque quando isto acontece não tenho um terço das coisas ligadas.
O que eu gostaria de fazer inicialmente era isolar a zona, mas é sempre o dijuntor de 63A que dispara. Posso colocar um dijuntor para isolar o resto da casa, tendo em atenção que com excepção da cozinha e do WC tudo está ligado a este dijuntor?
O facto de o dijuntor da cozinha ser de 0.3A e onde ele está ligado ser também de 0.3A, poderá ser que por esse facto um problema na cozinha desarme-me automaticamente o de 63A?
Já começo a estar um bocado farto do peixe podre!
Obrigado,
Bernardo Cabral
(já sei que o ideal é um profissional, o problema é arranjar um que tenha experiência neste tipo de situações. Se puderem recomendar... tx!)
Vivo num apartamento T1 com 5 anos. De há uns tempos para cá o meu quadro começou a disparar sem nexo. Normalmente acontece quando estou fora de casa mas também acontece quando estou em casa.
Sei que pode ser uma fuga de electricidade, mas o meu problema é detectar. A quantidade de tomadas e pontos de energia é enorme, mesmo para um T1.
O meu quadro é feito da seguinte maneira:
Dijuntor não diferencial da EDP (IR=45)->Dijuntor diferencial HAGER 63A, 0.3A->Dij Dif para a cozinha HAGER 40A, 0.3A+Dij Dif para o WC 25A, 0.3A+Distribuição para o resto da casa.
Pelo que percebi pelas ligações no quadro, aparentemente está tudo ok.
Já me aconteceu o quadro ter disparado e ter tentado rearmar e disparar logo, ou passado 5 minutos.
Estive 6 meses sem que o problema se manifestasse, mas voltou, sendo que esta noite foram 2x! E esteve 2 semanas sem me acontecer!
Sei que não é falta de potência porque quando isto acontece não tenho um terço das coisas ligadas.
O que eu gostaria de fazer inicialmente era isolar a zona, mas é sempre o dijuntor de 63A que dispara. Posso colocar um dijuntor para isolar o resto da casa, tendo em atenção que com excepção da cozinha e do WC tudo está ligado a este dijuntor?
O facto de o dijuntor da cozinha ser de 0.3A e onde ele está ligado ser também de 0.3A, poderá ser que por esse facto um problema na cozinha desarme-me automaticamente o de 63A?
Já começo a estar um bocado farto do peixe podre!
Obrigado,
Bernardo Cabral
(já sei que o ideal é um profissional, o problema é arranjar um que tenha experiência neste tipo de situações. Se puderem recomendar... tx!)
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 01 abr 2009, 23:19
Re: Disparo de diferencial sem nexo
Acho que devia comprar um diferencial de 0,03A e instalá-lo no lugar do da cozinha, deixar uns tempos ver o que acontece... se não acontecer nada, mude para outra area e por aí fora...
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
E vai andar com esse trabalho todo.
Na minha casa tenho dois diferenciiais um de 30 mA e outro 10mA , e quando há disparo intempestivo (fuja á terra), o da EDP de 500 mA dispara primeiro
I=230/(13+20)=7 A (Reistência de terra= 13 Ohms e Terra de Serviço= 20 Ohms)
Na minha casa tenho dois diferenciiais um de 30 mA e outro 10mA , e quando há disparo intempestivo (fuja á terra), o da EDP de 500 mA dispara primeiro
I=230/(13+20)=7 A (Reistência de terra= 13 Ohms e Terra de Serviço= 20 Ohms)
Última edição por Duzia12 em 15 ago 2009, 19:14, editado 1 vez no total.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 01 abr 2009, 23:19
Boas,
eu para já tapei o buraco de drenagem do frigorifico. É a única coisa que me parece lógica. Será que é quando o frigorifico entra em processo de descongelação alguma água vá para onde não deva? Pelo que sei, e pelo que já observei, os frigorificos descongelam automáticamente para evitar a acumulação de gelo. Como não parece seguir um horário pré-definido, estou a apostar que seja isto!
Há algum problema, para além da óbvia acumulação de água no frigorifico?
obrigado,
Bernardo Cabral
eu para já tapei o buraco de drenagem do frigorifico. É a única coisa que me parece lógica. Será que é quando o frigorifico entra em processo de descongelação alguma água vá para onde não deva? Pelo que sei, e pelo que já observei, os frigorificos descongelam automáticamente para evitar a acumulação de gelo. Como não parece seguir um horário pré-definido, estou a apostar que seja isto!
Há algum problema, para além da óbvia acumulação de água no frigorifico?
obrigado,
Bernardo Cabral
-
- Velha Guarda
- Registado: 20 ago 2009, 16:05
- Been thanked: 5 times
Olá amigo
Na minha opinião o problema deve estar no resto da casa e não na cozinha e nem no WC, pois estas zonas tem um disjuntor dif. e de 0.3 amp como o de 63 da entrada, se houvesse algum problema na cozinha e no WC possivelmente algumas dessas vezes que disparou teria disparado o respectivo diferencial e não o de entrada.
Assim sendo acho que o problema deve estar no resto da casa, na instalação, ou em algum equipamento que está ligado e que tenha ligação à terra e possivelmente liga-se e desliga-se automáticamente, daí a maior dificuldade em se identificar o problema.
Na minha opinião o problema deve estar no resto da casa e não na cozinha e nem no WC, pois estas zonas tem um disjuntor dif. e de 0.3 amp como o de 63 da entrada, se houvesse algum problema na cozinha e no WC possivelmente algumas dessas vezes que disparou teria disparado o respectivo diferencial e não o de entrada.
Assim sendo acho que o problema deve estar no resto da casa, na instalação, ou em algum equipamento que está ligado e que tenha ligação à terra e possivelmente liga-se e desliga-se automáticamente, daí a maior dificuldade em se identificar o problema.
Os restantes circuitos além da cozinha e wc estão ligados directamente ao diferencial de 63A ou têm ligação a disjuntores ou interruptores que não sejam diferenciais?
Todos os circuitos estão ligados a dijuntores não diferenciais. Se fizer curto circuito, por exemplo, só esse é que dispara.vihupi Escreveu:Os restantes circuitos além da cozinha e wc estão ligados directamente ao diferencial de 63A ou têm ligação a disjuntores ou interruptores que não sejam diferenciais?
Bernardo Cabral
O mais fácil, embora mais demorado, é ir deixando desligado um circuito de cada vez até achar o que não dispara, depois é verificar se é do equipamento associado ou da instalação.
O meu problema é que ainda agora estive 6 meses sem que o disparasse. E num espaço de 1 mês já disparou 8 vezes. E à uma semana que não...vihupi Escreveu:O mais fácil, embora mais demorado, é ir deixando desligado um circuito de cada vez até achar o que não dispara, depois é verificar se é do equipamento associado ou da instalação.

Bernardo Cabral
Olá, Viva!
para começar, tapas-te o qué?
"eu para já tapei o buraco de drenagem do frigorifico"
Tens alguma extensão a ligar o figorifico?
Cump
Cump
"Ajudar, é aprender!"
Pois assim é mais dificil. Mas poderás deixar desligado enquanto não estás em casa que poderá resultar numa despistagem das instalações. Assim como assim não te fará diferença uma vez que te encontras ausente 

O frigorifico está ligado directamente à tomada que por sua vez está protegido por um dijuntor não diferencial.norbalves Escreveu:Olá, Viva!
Cump
O buraco que eu me refiro, é no interior, na zona fria, um buraquinho que existe por onde a água supostamente vai quando o frigorifico começa a descongelar. É um buraco com uns 0.5mm de diametro.
Bernardo Cabral
- mitos
- Velha Guarda
- Registado: 02 jul 2009, 15:37
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 17 times
um pequeno truque que por vezes resulta, experimenta a rodar 180º todas as fichas com ligação á terra (maquinas de lavar, frigorificos, arca, etc ) de modo a ficarem ao contrario do que tens ligado neste momente (do tipo se o fio sai por baixo passa a sair por cima).
Por norma tens duas hipoteses:
-ou o problema desaparece
- ou o problema agrava-se bastante e consegues detectar mais facilmente o que se passa
Por norma tens duas hipoteses:
-ou o problema desaparece
- ou o problema agrava-se bastante e consegues detectar mais facilmente o que se passa
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
MiToS
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Esses tubos não devem ser tapados. É por onde sai a água condesnada nas paredes do frigorifico em funcionamento normal. Além disso costuma ir para uma "bacia" em cima do compressor, para evaporar com o calor do motor.bcabral Escreveu:O frigorifico está ligado directamente à tomada que por sua vez está protegido por um dijuntor não diferencial.norbalves Escreveu:Olá, Viva!
Cump
O buraco que eu me refiro, é no interior, na zona fria, um buraquinho que existe por onde a água supostamente vai quando o frigorifico começa a descongelar. É um buraco com uns 0.5mm de diametro.
Bernardo Cabral