automatização de aquario
automatização de aquario
Controlo de aquário:
Material necessário:
Bomba de entrada
Bomba de saída
Sensor de nível de agua.
Válvula solenóide
Bomba de Ar
Ozonizador
Updates prováveis
Ventoinhas
Termostato
Sensor de temperatura
Sonda de PH
Sonda ORP
Iluminação 1
Iluminação 2
(iluminação para já esta a funcionar com temporizadores de 220V)
Ideia Básica:
Ideia é controlar o as trocas de agua do aquário automaticamente (diariamente retirar cerca de 2 litros de agua e repor assim).
Durante a noite fechar a válvula solenóide, para parar a injecção de Co2 e ligar a bomba de ar para melhor oxigenação.
Durante cerca de 2 horas por dia ligar o ozonizador.
Updates:
Sonda de Ph devera controlar a injecção de Co2 através da activação/desactivação da válvula solenóide .
Sonda de ORP devera controlar a activação do ozonizador mediante os dados lidos na sonda.
Termostato devera controlar a temperatura do aquário através da activação/desactivação das ventoinhas.
Problemas:
Aquisição do autómato vai desde vendedores ate a própria marca , tenho formação da OMRON mas já lá vão 5 anos.
Problemas na escolha de sensores de nível de agua, estou fora do assunto tenho pouco conhecimento sobre sensores.
Dados Obtidos ate agora
Material da OMRON:
Gostaria de obter informações (disponibilidade/preço) sobre: PLC ZEN V2 mais precisamente:
ZEN Kit:
ZEN-10C1AR-A-V2 - ZEN-KIT02EV4.1 - 224,00 € + IVA
ZEN-10C1DR-D-V2 - //
CPU Units:
ZEN-20C1AR-A-V2 - 153,00 € + IVA
ZEN-20C1DR-D-V2 - 153,00 € + IVA
Expansion I/O Units
ZEN-8E1AR - 62,00 € + IVA
ZEN-8E1DR - 62,00 € + IVA
Power Supply
ZEN-PA03024 - 68,00 € + IVA
Support Software
Connecting Cable - ZEN-CIF01 - 77,00 € + IVA
Material Siemens:
Ainda não tenho nada de preços para comparar á OMRON.
agora precisava de umas pequenas e ideias e um empurrão para começar
Material necessário:
Bomba de entrada
Bomba de saída
Sensor de nível de agua.
Válvula solenóide
Bomba de Ar
Ozonizador
Updates prováveis
Ventoinhas
Termostato
Sensor de temperatura
Sonda de PH
Sonda ORP
Iluminação 1
Iluminação 2
(iluminação para já esta a funcionar com temporizadores de 220V)
Ideia Básica:
Ideia é controlar o as trocas de agua do aquário automaticamente (diariamente retirar cerca de 2 litros de agua e repor assim).
Durante a noite fechar a válvula solenóide, para parar a injecção de Co2 e ligar a bomba de ar para melhor oxigenação.
Durante cerca de 2 horas por dia ligar o ozonizador.
Updates:
Sonda de Ph devera controlar a injecção de Co2 através da activação/desactivação da válvula solenóide .
Sonda de ORP devera controlar a activação do ozonizador mediante os dados lidos na sonda.
Termostato devera controlar a temperatura do aquário através da activação/desactivação das ventoinhas.
Problemas:
Aquisição do autómato vai desde vendedores ate a própria marca , tenho formação da OMRON mas já lá vão 5 anos.
Problemas na escolha de sensores de nível de agua, estou fora do assunto tenho pouco conhecimento sobre sensores.
Dados Obtidos ate agora
Material da OMRON:
Gostaria de obter informações (disponibilidade/preço) sobre: PLC ZEN V2 mais precisamente:
ZEN Kit:
ZEN-10C1AR-A-V2 - ZEN-KIT02EV4.1 - 224,00 € + IVA
ZEN-10C1DR-D-V2 - //
CPU Units:
ZEN-20C1AR-A-V2 - 153,00 € + IVA
ZEN-20C1DR-D-V2 - 153,00 € + IVA
Expansion I/O Units
ZEN-8E1AR - 62,00 € + IVA
ZEN-8E1DR - 62,00 € + IVA
Power Supply
ZEN-PA03024 - 68,00 € + IVA
Support Software
Connecting Cable - ZEN-CIF01 - 77,00 € + IVA
Material Siemens:
Ainda não tenho nada de preços para comparar á OMRON.
agora precisava de umas pequenas e ideias e um empurrão para começar
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: automatização de aquario
assim por alto, o que estou a ver é que os sensores pedidos são caros (mas o que significa caro?...)
Será que relés programáveis chega?
Não será melhor automatos?
As sondas serão analógicas ou digitais?
Se forem analóicas e com 4-20mA de variação, os relés já não dão. Só aceitam 0-10V
Será que relés programáveis chega?
Não será melhor automatos?
As sondas serão analógicas ou digitais?
Se forem analóicas e com 4-20mA de variação, os relés já não dão. Só aceitam 0-10V
la esta, como eu tenho falta de conhecimento do material, tambem não sei valores nem tenho ideia concreta de como fazer, dai estar a pedir uma ajuda, mais ou menos "como voces fariam?".
o que é caro ou barato?, estou a pensar em disponiblizar cerca de 300/400€ na brincadeira, será suficiente? , se for preciso mais dinheiro vai-se fazendo como se estiver de €
.
que tipo de material utilizariam e porque?
abraço
o que é caro ou barato?, estou a pensar em disponiblizar cerca de 300/400€ na brincadeira, será suficiente? , se for preciso mais dinheiro vai-se fazendo como se estiver de €

que tipo de material utilizariam e porque?
abraço
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas...
Se não tem muitos conhecimentos, os microcontroladores devem estar fora de questão.
O sistema que pretende, julgo fazer-se facilmente com um microcontrolador. por certo, ficaria mais em conta que um autómato, se bem que tem os custos do desenvolvimento do software + circuito de controlo e analise de actuadores/sensores.
Se necessário, posso tentar elaborar um organograma do processamento para ser programado, seja no autómato, seja em microcontrolador.
Abraço
OFFTOPIC: Gostava que alguém entendido me explicasse o funcionamento/necessidades para automatização de um aquário. Tipo, sobre as mudas de água, ou sobre a ejecção de co2, agitação da água etc. Não percebo nada de aquariofilia, mas acabei um curso de microcontroladores à pouco tempo, e talvez esta ideia seja boa de implementar para quem se dedica à aquariofilia. Fazendo um circuito para isto em serie, talvez se consiga um preço em conta.
Assim de repente, sugeria, a ser possível, em vez de uma bomba para tirar a agua e outra para meter, usar apenas 1 bomba para meter, e a saída ser feita por tubo ladrão no nível máximo do tanque. É menos a despesa na bomba.
Se entretanto alguém que se dedique aos peixes quiser, que me contacte por PM para troca de emails para debate sobre o assunto.
Se não tem muitos conhecimentos, os microcontroladores devem estar fora de questão.
O sistema que pretende, julgo fazer-se facilmente com um microcontrolador. por certo, ficaria mais em conta que um autómato, se bem que tem os custos do desenvolvimento do software + circuito de controlo e analise de actuadores/sensores.
Se necessário, posso tentar elaborar um organograma do processamento para ser programado, seja no autómato, seja em microcontrolador.
Abraço
OFFTOPIC: Gostava que alguém entendido me explicasse o funcionamento/necessidades para automatização de um aquário. Tipo, sobre as mudas de água, ou sobre a ejecção de co2, agitação da água etc. Não percebo nada de aquariofilia, mas acabei um curso de microcontroladores à pouco tempo, e talvez esta ideia seja boa de implementar para quem se dedica à aquariofilia. Fazendo um circuito para isto em serie, talvez se consiga um preço em conta.
Assim de repente, sugeria, a ser possível, em vez de uma bomba para tirar a agua e outra para meter, usar apenas 1 bomba para meter, e a saída ser feita por tubo ladrão no nível máximo do tanque. É menos a despesa na bomba.
Se entretanto alguém que se dedique aos peixes quiser, que me contacte por PM para troca de emails para debate sobre o assunto.
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
- nelmindo
- Team Apoio
É isso mesmo, é este espirito que se quer, produção nacional.
Bem o que ele quer é uma coisa destas:
http://www.automatedaquariums.com/h_sys.htm
Patinho, pensa nisto, porque até se podem fazer coisas engraçadas, tais como mandar uma SMS para o telemóvel, quando acaba um dos aditivos, que pode ser perigoso para o investimento.
Bem o que ele quer é uma coisa destas:
http://www.automatedaquariums.com/h_sys.htm
Patinho, pensa nisto, porque até se podem fazer coisas engraçadas, tais como mandar uma SMS para o telemóvel, quando acaba um dos aditivos, que pode ser perigoso para o investimento.
Ora bem
Já vi bastante gente a tentar desenvolver este tipo de projectos com microprocessadores mas nunca vi nenhum acabado, não sei se encontraram algum "obstaculo" ou se perderam o interesse, o que é certo é que ficaria mais barato, ja existem varios sistemas independentes com microprocessadores mas os custos são elevados para a qualidade.
Sobre aquariofilia o que quiseres saber eu explico se souber é claro, deixo-te aqui um link dum forum que frequento ja com um projecto parecido e acabado com um automato.
http://www.aquariofilia.net/forum/index ... pic=123848
http://www.aquariofilia.net/forum/index ... pic=122823
Abraço
Já vi bastante gente a tentar desenvolver este tipo de projectos com microprocessadores mas nunca vi nenhum acabado, não sei se encontraram algum "obstaculo" ou se perderam o interesse, o que é certo é que ficaria mais barato, ja existem varios sistemas independentes com microprocessadores mas os custos são elevados para a qualidade.
Sobre aquariofilia o que quiseres saber eu explico se souber é claro, deixo-te aqui um link dum forum que frequento ja com um projecto parecido e acabado com um automato.
http://www.aquariofilia.net/forum/index ... pic=123848
http://www.aquariofilia.net/forum/index ... pic=122823
Abraço
- patinhofeio
- Quadro de Honra
Boas...
Na verdade, o mais complicado é saber as necessidades das situações.
também já estou nesse fórum.Ontem depois do post, procurei coisas sobre o assunto e dei com esse fórum. Já vi os projectos por autómato, e julgo que a conseguir fazer isto, pode ser mais vantajoso e económico para os aquariófilos.
Para já, vou iniciar com o controlo de temperatura, reposições de água e controlo de iluminação. Com o tempo, talvez adicione o ph e co2(quando perceber como funcionam e para que servem). Vi nesse fórum ideias interessantes para alimentadores automáticos. Também são uma boa implementação num sistema de controlo, permitindo assim aos utilizadores irem de férias descansados.
Abraço
Na verdade, o mais complicado é saber as necessidades das situações.
também já estou nesse fórum.Ontem depois do post, procurei coisas sobre o assunto e dei com esse fórum. Já vi os projectos por autómato, e julgo que a conseguir fazer isto, pode ser mais vantajoso e económico para os aquariófilos.
Para já, vou iniciar com o controlo de temperatura, reposições de água e controlo de iluminação. Com o tempo, talvez adicione o ph e co2(quando perceber como funcionam e para que servem). Vi nesse fórum ideias interessantes para alimentadores automáticos. Também são uma boa implementação num sistema de controlo, permitindo assim aos utilizadores irem de férias descansados.
Abraço
- nelmindo
- Team Apoio
sim, também consultei esse sitio proposto e não tinha ideia do nivel de automatização que é possivel, já que é bastante ampla e de certeza muito util.
Para fazer um sistema comercial, até era interessante colocar um sistema do tipo componivel, do género ir encaixando funções. É preciso uma tomada para as electrovalvulas,encaixa-se uma tomada modular como as apresentadas nas imagens. É preciso iluminação, encaixa-se outra tomada e assim sucessivamente. Por detrás teria um barramento de energia e um barramento de dados, todos controlados por um unico CPU ou microcontrolador
Para fazer um sistema comercial, até era interessante colocar um sistema do tipo componivel, do género ir encaixando funções. É preciso uma tomada para as electrovalvulas,encaixa-se uma tomada modular como as apresentadas nas imagens. É preciso iluminação, encaixa-se outra tomada e assim sucessivamente. Por detrás teria um barramento de energia e um barramento de dados, todos controlados por um unico CPU ou microcontrolador
sim, exactamente, vi uma altura tentarem fazer isso ja tinha prototipo, estava a ficar bastante interessante, e ja havia muitos interessados no forum dependendo do preço claro, mas esse projecto foi abandonado, tentei procurar o post mas não encontrei
.
Estou a tentar arranjar mais 1 pouco de tempo para melhor estudar o projecto, mas esta difícil, ainda hoje estou aqui a postar e tenho trabalho ate aos cabelos
abraço

Estou a tentar arranjar mais 1 pouco de tempo para melhor estudar o projecto, mas esta difícil, ainda hoje estou aqui a postar e tenho trabalho ate aos cabelos

abraço
Boas pessoal
Que tipo de sensor me aconselhariam para funcionar tipo fim de curso, no enchimento do aquário ?
Abraço
Que tipo de sensor me aconselhariam para funcionar tipo fim de curso, no enchimento do aquário ?
Abraço
- patinhofeio
- Quadro de Honra
Boas..pxs Escreveu:Boas pessoal
Abraço
O mais económico, será uma boia de nível. Em projectos fvm já vi usarem uns contactos de mercúrio em cima de uns flutuadores basculantes, que ao bascular, fazem a bolha de mercúrio activar o contacto.
outra solução, mais electrónica, é usar 2 fios a medir a condutividade da água. Quando a agua tocar nos fios, vai dar uma medição, indicando que a agua chegou aos fios. Este é o principio de funcionamento das sondas de nível, mas neste caso já é preciso a electrónica para medir e controlar o relé que dê o sinal.
Já agora, alguém me sabe dizer a influencia dos ORP nos aquários? Para quem não percebe nada de aquariofilia, estou quase perito em química de tanto pesquisar.lol Mesmo assim, não vejo necessidade de tantas coisas...mas lá deve ter a sua razão.
O PH já sei que é controlado pelo CO2.e o ORP?
Abraço
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
O Ph não é controlado pelo Co2, mas tem influencia quando acima de 8.3.
Ph é a acidez ou alcalinidade.
Quanto mais CaCO3, mais dura é a agua
Creio que a agua deve de estar entre 6 e 9 Ph, ou seja os peixes gostam de agua ligeiramente alcalina.
Só procurando nos meus arquivos e de momento não é possivel (o construtor anda atrasado).
Cump.
Mário
O Ph não é controlado pelo Co2, mas tem influencia quando acima de 8.3.
Ph é a acidez ou alcalinidade.
Quanto mais CaCO3, mais dura é a agua
Creio que a agua deve de estar entre 6 e 9 Ph, ou seja os peixes gostam de agua ligeiramente alcalina.
Só procurando nos meus arquivos e de momento não é possivel (o construtor anda atrasado).
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Sim umas das maneiras de controlar o Ph o mais comum é usar o Co2, no meu caso o ph convem estar a 7 pelo tipos de peixes que tenho, havera outras pessoas que tenham que ter acima de 8 ou ate abaixo de 7, isso depende dos peixes que la tiverem.
A injecção de Co2 influencia não só acima de 8.3 mas também abaixo.
O Co2 apenas ajuda a estabilizar o ph, pois o aquário tem de ser montado para o tipos de peixes que pretende.
O Co2 é também utilizado para "alimentar" as plantas.
O ORP normalmente é controlado pelos ozonizadores, é um equipamento não muito utilizado devido a quando mal instalado é prejudicial a saude, quem mais os utiliza são os aquários de agua salgada devido a percentagem de eficiência ser maior.
O valor de ORP convém estar entre 250 mv e os 420 mv penso eu de que.
O incorrecto uso do ozonizador quando o valor de ORP for superior a 420 "provocam inicialmente a destruição do tecido das brânquias dos peixes, o tecido dos corais, a morte destes seres e a destruição do filtro biológico."
Sobre os sensor alguem me pode arranjar o link ou o datasheet para ver o sensor , e possivelmente encomendar ?
abraço
A injecção de Co2 influencia não só acima de 8.3 mas também abaixo.
O Co2 apenas ajuda a estabilizar o ph, pois o aquário tem de ser montado para o tipos de peixes que pretende.
O Co2 é também utilizado para "alimentar" as plantas.
O ORP normalmente é controlado pelos ozonizadores, é um equipamento não muito utilizado devido a quando mal instalado é prejudicial a saude, quem mais os utiliza são os aquários de agua salgada devido a percentagem de eficiência ser maior.
O valor de ORP convém estar entre 250 mv e os 420 mv penso eu de que.
O incorrecto uso do ozonizador quando o valor de ORP for superior a 420 "provocam inicialmente a destruição do tecido das brânquias dos peixes, o tecido dos corais, a morte destes seres e a destruição do filtro biológico."
Sobre os sensor alguem me pode arranjar o link ou o datasheet para ver o sensor , e possivelmente encomendar ?
abraço