Iluminação
-
- Curioso
- Registado: 12 fev 2009, 10:30
Iluminação
Boas, tenho um espaço com 84m2 para iluminar, é uma zona técnica (oficina). Gostaria de saber como proceder, ou seja quantas iluminarias devo eu colocar neste espaço. Estou a pensar colocar armaduras 2x36W fluorescente. Estive a pesquisar na net, pelo que pode constatar 300lux é o suficiente. Tendo em conta que tenho 72W por armadura qual será o espaçamento entre elas.
Obrigado
melhores cumprimentos
Obrigado
melhores cumprimentos
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Re: Iluminação
é necessário saber a largura, altura e pé direito da oficina para fazer +/- o cálculo!!!the butcher Escreveu:Boas, tenho um espaço com 84m2 para iluminar, é uma zona técnica (oficina). Gostaria de saber como proceder, ou seja quantas iluminarias devo eu colocar neste espaço. Estou a pensar colocar armaduras 2x36W fluorescente. Estive a pesquisar na net, pelo que pode constatar 300lux é o suficiente. Tendo em conta que tenho 72W por armadura qual será o espaçamento entre elas.
Obrigado
melhores cumprimentos
P.S.: só penas uma ressalva é que diz-se luminárias e não iluminarias!!!
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
- joaoosvaldo
- Team Apoio
não existe não!!! iluminárias está errado!Duzia12 Escreveu:Eu acho que há os dois termos
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Creio que luminárias é o que vai "fazer a luz", e as iluminarias "verbo de iluminar" será? se calhar não.
Cump.
Mário
Creio que luminárias é o que vai "fazer a luz", e as iluminarias "verbo de iluminar" será? se calhar não.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- joaoosvaldo
- Team Apoio
pelo menos no dicionário não aparece iluminárias!!!Duzia12 Escreveu:Com o novo acordo ortográfico não sei bem se está errado.
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas...
A malta percebeu a ideia. Devemos escrever o mais correctamente possivel, mas se formos a reparar qualquer gafe, tinhamos meses de trabalho a corrigir todos os tópicos.
A questão fundamental deste tópico, é calcular o número de equipamentos luminosos a colocar num determinado espaço. Como já referido, há programas para calcular o número ideal. Se o colega não tiver nenhum desses programas já referidos, nem tiver intenção de adquirir, pode sempre colocar um esboço da planta da oficina, com as medidas das paredes, altura do tecto, e altura do plano de trabalho, e talvez alguém faça o cálculo para a questão colocada.
Abraço
A malta percebeu a ideia. Devemos escrever o mais correctamente possivel, mas se formos a reparar qualquer gafe, tinhamos meses de trabalho a corrigir todos os tópicos.
A questão fundamental deste tópico, é calcular o número de equipamentos luminosos a colocar num determinado espaço. Como já referido, há programas para calcular o número ideal. Se o colega não tiver nenhum desses programas já referidos, nem tiver intenção de adquirir, pode sempre colocar um esboço da planta da oficina, com as medidas das paredes, altura do tecto, e altura do plano de trabalho, e talvez alguém faça o cálculo para a questão colocada.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
O Patinho Feio tem razão, se queremos ajudar devemos nos focar na questão
e não não na ortografia, não é este o espaço ideal para dar aulas de português.
Em anexo deixo uma folha de cálculo que pode ajudar o nosso colega.
Cumps.
e não não na ortografia, não é este o espaço ideal para dar aulas de português.
Em anexo deixo uma folha de cálculo que pode ajudar o nosso colega.
Cumps.
- Anexos
-
- Ilumxxxx.rar
- (5.87 KiB) Transferido 133 vezes
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
-
- Curioso
- Registado: 12 fev 2009, 10:30
Olá, obrigado a todos pela ajuda prestada. A palavra iluminaria realmente existe, mas neste contexto ñ faz muito sentido o que eu realmente queria dizer era luminárias. Como esta ñ é a minha área e estou à pouco tempo no mundo da electrotecnia tenho alguma dificuldade com o vocabulário técnico. Foi a net e consegui o WinElux da EEE é um programa muito fácil de trabalhar obrigado ecastro. Ao utilizar o programa notei que só consigo efectuar os cálculos referentes a áreas rectangulares, ñ existirá uma opção que permita o cálculo de zonas com diferentes alturas, áreas circulares…?
Estou a utilizar o nível de reflexão 70% uma vez que as paredes são brancas, acham bem?

Estou a utilizar o nível de reflexão 70% uma vez que as paredes são brancas, acham bem?

the butcher Escreveu:Olá, obrigado a todos pela ajuda prestada. A palavra iluminaria realmente existe, mas neste contexto ñ faz muito sentido o que eu realmente queria dizer era luminárias. Como esta ñ é a minha área e estou à pouco tempo no mundo da electrotecnia tenho alguma dificuldade com o vocabulário técnico. Foi a net e consegui o WinElux da EEE é um programa muito fácil de trabalhar obrigado ecastro. Ao utilizar o programa notei que só consigo efectuar os cálculos referentes a áreas rectangulares, ñ existirá uma opção que permita o cálculo de zonas com diferentes alturas, áreas circulares…?
Ola,
o mais completo que conheço é o dialux, inclusive faz importações de acad, podes por mobiliario, pessoas, etc... é um pouco mais complicado de trabalhar.
Tem ainda plugins de muitas marcas de iluminaçãoque tens de importar a parte.
Um abraço
Pedro Gil