pessoal desde já obrigado pela atenção.
tenho uma casa onde so existe um dijuntor de 16a independente com um comutador para duas tomadas.(ma. de lavar llouça e roupa.)
O problema é que tenho depois mais dois dijuntores de 16a que servem cada um 8 tomadas.( não são demasiadas tomadas para cada dijuntor ) é ue se eu uiser ligar uma ma. de secar roupa a uma tomada nãopoderei ligar mais nenhuma maq. a uma das 8 tomadas visto que posso obter uma sobrecarga de intencidade no circuito e queimar as tomadas caso o dijuntor não dispare de imediato.
outra situação pertinente é mesmo tendo um desses circuitos de 8 tomadas desligados ao fazer medições com um amperimetro obtive uma ddp perto dos 58v.acham que esta situação é normal? E não deveriam exestir mais dois circuitos independetes para maq.s de potencia elevada?
Porque é que os tecnicos da edp nao exigiram mais circuitos independentes, visto que tenho em casa de um colega um uadro onde existe 7 dijuntores de 16a 4 independentes para maqs e 3 para tomadas.
Alguém me poderia explicar ou dar algumas dicas sobre esta situação?
sem outro assunto de momento, atenciosamente Nuno Mateus
PS: tenho alguns conhecimentos de electricidade teoricos e práticos.
porque será que isto seja possível
-
- Curioso
- Registado: 25 ago 2007, 18:50
-
- Curioso
- Registado: 25 ago 2007, 18:50
porque será que isto seja possível
pessoal desde já obrigado pela atenção.
tenho uma casa onde so existe um dijuntor de 16a independente com um comutador para duas tomadas.(ma. de lavar llouça e roupa.)
O problema é que tenho depois mais dois dijuntores de 16a que servem cada um 8 tomadas.( não são demasiadas tomadas para cada dijuntor ) é ue se eu uiser ligar uma ma. de secar roupa a uma tomada nãopoderei ligar mais nenhuma maq. a uma das 8 tomadas visto que posso obter uma sobrecarga de intencidade no circuito e queimar as tomadas caso o dijuntor não dispare de imediato.
outra situação pertinente é mesmo tendo um desses circuitos de 8 tomadas desligados ao fazer medições com um amperimetro obtive uma ddp perto dos 58v.acham que esta situação é normal? E não deveriam exestir mais dois circuitos independetes para maq.s de potencia elevada?
Porque é que os tecnicos da edp nao exigiram mais circuitos independentes, visto que tenho em casa de um colega um uadro onde existe 7 dijuntores de 16a 4 independentes para maqs e 3 para tomadas.
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Re: porque será que isto seja possível
Boas.
Em 1º, evita criar tópicos repetidos. Um tópico basta para não se perdere as ideias nem criar confusão de resposta em dois tópicos diferentes.
A questão do numero de tomadas por circuito, está dentro da normalidade, mas esses circuitos de tomadas são para usos gerais. Para equipamentos de grande potencia são circuitos directos. O facto de queimar a tomada por o disjuntor não disparar, não se coloca, a menos que o disjuntor esteja avariado ou as tomadas não sejam de 16A.
Com o amperimetro mede-se corrente. DDP= diferença de potencial(tensão). Esta medição foi feita em que local e entre que polos? Se essa medição for entre fase e terra, o circuito de terra está deficiente. Noutro local, não estou a ver onde terás essa ddp.
Teoricamente, tudo o que sejam equipamentos de grande consumo, deveriam ter circuitos directos, mas em instalações mais antigas, chega a ver-se disjuntores de 15A para toda a instalação da casa, incluindo maquinas de lavar.
A EDP só exige alterações na instalação quando se pede um aumento de potencia, ou quando o contracto de consumo muda de proprietário.
Nas instalações actuais sujeitas a aprovação, já é obrigatório ter esses diverços circuitos. Maquina lavar roupa, Maquina lavar loiça, Maquina secar roupa, Forno, etc. Para tomadas de usos gerais, colocam-se entre 5 a 8 tomadas por circuito, mas fica ao criterio do projectista ou da vontade do dono da casa.
OFFTOPIC: Tenho um colega que colocou um quadro por divisão, com diferencial, disjuntor para cada tomada + 1 pa iluminação. Haja dinheiro.
Abraço
Em 1º, evita criar tópicos repetidos. Um tópico basta para não se perdere as ideias nem criar confusão de resposta em dois tópicos diferentes.
A questão do numero de tomadas por circuito, está dentro da normalidade, mas esses circuitos de tomadas são para usos gerais. Para equipamentos de grande potencia são circuitos directos. O facto de queimar a tomada por o disjuntor não disparar, não se coloca, a menos que o disjuntor esteja avariado ou as tomadas não sejam de 16A.
Com o amperimetro mede-se corrente. DDP= diferença de potencial(tensão). Esta medição foi feita em que local e entre que polos? Se essa medição for entre fase e terra, o circuito de terra está deficiente. Noutro local, não estou a ver onde terás essa ddp.
Teoricamente, tudo o que sejam equipamentos de grande consumo, deveriam ter circuitos directos, mas em instalações mais antigas, chega a ver-se disjuntores de 15A para toda a instalação da casa, incluindo maquinas de lavar.
A EDP só exige alterações na instalação quando se pede um aumento de potencia, ou quando o contracto de consumo muda de proprietário.
Nas instalações actuais sujeitas a aprovação, já é obrigatório ter esses diverços circuitos. Maquina lavar roupa, Maquina lavar loiça, Maquina secar roupa, Forno, etc. Para tomadas de usos gerais, colocam-se entre 5 a 8 tomadas por circuito, mas fica ao criterio do projectista ou da vontade do dono da casa.
OFFTOPIC: Tenho um colega que colocou um quadro por divisão, com diferencial, disjuntor para cada tomada + 1 pa iluminação. Haja dinheiro.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
Re: ddp duvida, porue será
nunochavesmateus Escreveu:pessoal desde já obrigado pela atenção.
Não estou a reclamar dos conhecimentos que tem sobre a liguistica, mas como deve compreender, se quer que o ajudemos, necessita de ter mais cuidado como escreve, porque torna-se muito dificil transmitir ideias e conceitos.
aqui não há limite de caractes (existe mas 60 000 contra os 150 das sms, é infinito...)
Equipamentos fixos são considerados tomadas unicas e disjuntores independentes. Exemplos: máquinas de lavar roupa e louça, máquinas de secar, cilindros, caldeiras, portão eléctrico, e até por vezes o frigorifico e micro-ondas. Já nem falo do fogão, porque esse não leva tomada.
No seu caso, o electricista que electrificou, tomou a decisão de colocar um disjuntor para duas tomadas, mas garantiu que essas duas tomadas não trabalhassem em simultaneo, por via de um comutador especial. Esta técnica não é por motivos economissistas na altura da electrificação, mas sim para que o cliente não seja auto-obrigado a contratar uma potencia superior à que precisa, usando uma técnica que ogriga o cliente a ligar uma máquina de cada vez e não se sentir tentado a ligar as duas ao mesmo tempo.
Limite convencionado para tomadas de usos gerais e reforço gerais, porque são todas aquelas em que não se preve uma utilização especifica para elas. Tanto podem hoje ligar um berbequim, como amanha um rádio ou até uma fritadeira. É que claro que um cliente não vai colocar 5 fritadeiras no mesmo circuito, porque iria-o sobrecarregar. Mas também é para isso que dotamos as instalações de dispositivos contra sobrecargas e não só contra curtos-circuitos...
As quantidades de disjuntores a colocar, passam pelo bom senso e é cada electricista que define isso e não a EDP. Para a EDP até podia ter um só disjuntor. O que lhe interesssa é o certificado da certiel na mão, para lhe fornecer energia eléctrica...
Quanto aos 58V que lhe aparecem, estou a falar de cor,porque não estou aí, mas pode ser que tenha um voltimetro com resistencia interna demasiado alta e não provoque uma carga para eliminar falsas leituras, por causa de tensões induzidas. Já vi lampadas de neón a ligar (em sinalizadores de fase), por causa das fugas e das induções, no fim de cabos multipolares.