Ajuda em Twido

Responder
Nelson82
Curioso
Curioso
Registado: 03 mar 2008, 21:29

Ajuda em Twido

Mensagem por Nelson82 »

Bom dia...

Se possivel gostaria de uma ajudita nos gurus do twido! :wink:

Autómato Twido: TWDLCAA24DRF 14 inputs,10 outputs

O Funcionamento do programa seria o seguinte:

2 Inputs Digitais: Contactos indicativos de excesso de potencia

Deslastre de 8 cargas (Contactores): Quando as 2 entradas estiverem presentes vai activando as saídas que desligam contactores....

O deslastre tem de ser feito alternado os contactores que são desligados numa vez e noutra, para n serem sempre os mesmos circuitos a serem desligados.

Examplo:

* Inputs 0 ,1 off - 8 outputs off

* Inputs 0, 1 on - O1 on, O2 on, Ox on... - Inputs 0 ,1 off - O1 off, O2 off, Ox off...

* Inputs 0, 1 on - O3 on, O4 on, Ox on...

Não sei s usando contadores, registos... :(

Obrigado
nokPT
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 set 2008, 22:45
Been thanked: 2 times

Re: Ajuda em Twido

Mensagem por nokPT »

Não percebi porque 2 entradas? O que é cada entrada?
Ricardo Timóteo
Nelson82
Curioso
Curioso
Registado: 03 mar 2008, 21:29

Mensagem por Nelson82 »

nokPT Escreveu:Não percebi porque 2 entradas? O que é cada entrada?
Contactos de 2 relés de potencia Carlo Gavazzi, um a ler lado da rede e outro da producção...
nokPT
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 set 2008, 22:45
Been thanked: 2 times

Mensagem por nokPT »

Tenho algumas dúvidas que o sistema que pretende implementar funcione correctamente.

Pelo que percebi, a ideia é: antes que aja um disparo (da rede ou outro), deslastrar circuitos de potência.

1ª questão, ao deslastrar N circuitos, a potência vai baixar para potências aceitáveis, quando volta a activar os circuitos? de imediato? o mais provável é que volte a subir a potência, consequentemente vai deslastrar os próximos N circuitos, o ciclo repete-se, o resultado final deverá ser uma "árvore de Natal" cara.

2ª questão, o que acontece, se após deslastre do 1º conjunto de circuitos (ou circuito) a potência continuar alta, vai deslastrar o próximo conjunto ou circuito?
Ricardo Timóteo
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

Boas.
Eu usei este sistema com um zelio e um analizador kilo. As 2 entradas serviam para informar o zelio se havia excesso de consumo, consumo aceitável, ou baixo consumo.
No meu caso o funcionamento era este:
O kilo estava programado para dar alarme 1 se corrente > 20A; alarme 2 se corrente > 30 A.
No zelio:
I1 e I2 off = se contacttores off, vai ligando circuitos com intervalos de 3 minutos; contactores on(todos os circuitos ligados)
Se I1 on, I2 off = Mantem as saídas inalteradas.
Se I1 + I2 on = desliga saídas por prioridades em intervalos de 5 segundos.

Neste caso não se fez o desligar aleatório dos circuitos, pois o maior consumo estava no ar condicionado, e como tal, cortavam-se as maquinas de menos necessidade.
Para fazer o que entendi referires, usas contadores que façam contagens do número de vezes que cada saída liga. Antes de ligar alguma saída, fazes comparação dos contadores e mandas ligar a saída cujo contador tenha menor número de contagens. Desta forma, todas as saídas ligam o mesmo número de vezes. Atenção que que há circuitos que nunca convém serem cortados, como sejam iluminação, segurança e outros serviços vitais.
Em caso de ventiladores, ar condicionado e etc, convém ajustar o tempo entre cada contactor ligar, para dar tempo dos sistemas arrancarem e fazerem o consumo, para evitar o já referido efeito de pisca pisca.
Abraço

PS: o facto da programação do kilo estar com 10 A de diferencial, baseia-se no consumo de cada maquina de ar condicionado ao maximo(10A). Desta forma, se a corrente passou de 30 A e uma máquina foi desligada, não faz sentido voltar a ligar essa máquina enquanto a corrente não baixar dos 20A(para dar margem para a maquina então desligada poder funcionar).
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
JRABIAIS
Curioso
Curioso
Registado: 10 jan 2010, 05:46

Mensagem por JRABIAIS »

eu não usaria um Twido.....
Se me permitem a interferência usaria uns TI´s (já existem,não me recordo a marca, creio que são da Moeller..mas não confirmo ) ligados a uma entrada analogica dum PLC e a partir dai fazer uma gestão dos consumos consoante quiser-mos.

Pode ser mais caro, mas é mais fiavél e certo.
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”