duvidas de domotica

Responder
vitor lamas do paço
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 15 jun 2009, 22:07

duvidas de domotica

Mensagem por vitor lamas do paço »

Sou electrcista mas não estou a trabalhar na área de construção civil, mas já trabalhei agora trabalho na área industrial.
Estou a fazer uma casa e gostava de implementar um sistema de domotica mas tenho algumas duvidas em relação a algumas normas tais como: Tenho que montar um quadro central e na industria utilizamos quadros de chapa, aqui não sei se posso utilizar! Tenho um compartimento só para o quadro electrico e não sei se posso por o regulador de potencia da EDP dentro desse compartimento. Tenho dois pisos de habitação mas como a instalação vai ser centralizada não é muito logico ter que montar um quadro no segundo piso, gostava de saber se posso utilizar um quadro unico.
Agradecia alguma ajuda. Obrigado
bruno_duarte
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 out 2006, 12:31
Been thanked: 3 times

Re: duvidas de domotica

Mensagem por bruno_duarte »

Caro Sr. Vitor

Quanto aos quadros da Casa, e uma vez que tem mais que um piso, terá de ser instalado um quadro por piso, de acordo com as RTIEBT (Regras Técnicas). Estes quadros terão de ser da Classe II de isolamento.

A instalação não tem propriamente de ser centralizada uma vez que os actuadores poderão ficar descentralizados. Ou seja, os actuadores do piso 0 no quadro do piso 0 e os actuadores do piso 1 no quadro do piso 1. O bus de comunicação encarrega-se de juntar todos os actuadores e sensores da casa.

Já agora gostava de saber de que zona do país é. A domótica, como deve estar informado é um tipo de instalação que precisa de alguns tipos de cuidados durante a instalação de forma a que no final tenha uma instalação com fiabilidade e de acordo com aquilo que pretende.

Tenho certificado KNX e poderei fazer-lhe o projecto da sua casa de acordo com as especificações pretendidas com preço a combinar.

Se estiver interessado contacte-me pelo email: Aprovisionamentos@seol.pt

Espero ter ajudado. Qualquer informação contacte-me.

Bruno Duarte
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”