duvida em QE

Responder
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

duvida em QE

Mensagem por eng_jersilva »

Boa tarde caros colegas do fórum, mais uma vez venho recorrer aos vossos conhecimentos para que me expliquem uma pequena dúvida.

Gostaria que analisassem o ficheiro em anexo e que me explicassem o que é!? A possível forma de funcionamento e de ligação?!!.. do que se encontra limitado a vermelho.

A minha maneira de ver é o seguinte... será que temos uma iluminação exterior controlada por um interruptor Crepuscular ( IC= int crepuscular???) que por sua vez ligara a dois dijunt magnetotérmicos !????

Por favor elucidem me nesta matéria por favor e desculpem a duvida provavelmente básica, mas é que já vi tantas maneiras diferentes de representar este tipo de iluminação que estou confuso... Obrigado pela vossa atenção

Abraço João Silva
Anexos
QE.rar
(23.53 KiB) Transferido 169 vezes
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
gatobravo
Curioso
Curioso
Registado: 15 jun 2009, 17:03
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: duvida em QE

Mensagem por gatobravo »

Olá.

Sim, parece ser um interruptor crepuscular, se bem que deve haver uma legenda no esquema a indicar se realmente é.
O IC por sua vez, parece ter duas saidas a relé que comandam a iluminação exterior (25A). Estas duas saidas tem em paralelo, cada uma, um interruptor de 25A, para ligar manualmente a iluminação.
E isto tudo está protegido por disjuntores de 16A. O IC está protegido por disjuntor de 6A.
Não sei se respondi à dúvida, mas espero ter ajudado.
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda

pois legenda não existe!!

"O IC por sua vez, parece ter duas saidas a relé que comandam "

não percebi o (..)" com o duas saidas a relé(..)"!!???? o IC liga directamente a um relé e deste liga a dois INT normais!??

abraço João Silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Jers@Portugalmail.com
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

eng_jersilva Escreveu:pois legenda não existe!!

"O IC por sua vez, parece ter duas saidas a relé que comandam "

não percebi o (..)" com o duas saidas a relé(..)"!!???? o IC liga directamente a um relé e deste liga a dois INT normais!??

abraço João Silva

O mais certo é não ter duas saidas (dois contactos separados, livres de potencial), mas sim só uma e as bobines dos relés "intermédios" estarem em paralelo. Além disso, existe interruptores em paralelo com os contactos do relé.
gatobravo
Curioso
Curioso

Mensagem por gatobravo »

Olá.

Você tem de entender isto como um desenho esquemático, ou seja, nem tudo está representado, mas está implicito...ou pelo menos deveria estar :D . Vou ver se me explico melhor.
O interruptor crepuscular e os dois relés (e os dois interruptores que estes comandam) fazem parte do mesmo aparelho ou dispositivo, como quiser chamar.
A parte que representei a azul com traço mais grosso representa a ligação interna entre o interruptor e os relés...como são dois, assume-se que tem duas saidas (controladas por esses relés, que são os interruptores ao lado de cada um (representei a vermelho a ligação mecânica)), embora se possa dar o caso de o interruptor só ter uma saida, e depois ter um acessório acoplado para servir como segunda saida (como no caso dos aparelhos modulares).
Pode ainda acontecer que sejam dispositivos em separado (IC e relés), mas não acredito muito nisso.
Basicamente...o IC está ligado a dois relés que comandam, cada um, o interruptor respectivo (tudo internamente).
Espero ter esclarecido a dúvida.
qe.jpg
(48.7 KiB) Transferido 218 vezes
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda

ok a parte de funcionamento ja percebi.. agora o que me falta perceber é o seguinte... anivel de material...

tenho:

- 2 dijuntorees de 16A
- 1 Int crepuscular (com dois relés internos) ou 1 int crepuscular( com 2 relés e 4 interruptores internos)???!! desculpem a ignorancia mas nunca trabalhei com int crepusculares...

abraço João Silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Jers@Portugalmail.com
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas

Será que, os outros dois fora do crepuscular é para comando manual? (ligar)

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

eng_jersilva Escreveu:ok a parte de funcionamento ja percebi.. agora o que me falta perceber é o seguinte... anivel de material...

tenho:

- 2 dijuntorees de 16A
- 1 Int crepuscular (com dois relés internos) ou 1 int crepuscular( com 2 relés e 4 interruptores internos)???!! desculpem a ignorancia mas nunca trabalhei com int crepusculares...

abraço João Silva
A minha opinião é de que o int crespuscular não tem duas saidas, dois contactos internos, como quizerem chamar. É um interruptors crepsucular clássico, mas que comanda directamente os circuitos de iluminação, são duas relés ou contactores (como quizerem chamar), sendo que essas relés, as suas bobines são comandadas pelo interruptor. Esta é a minha opinião, já que como está representado um cabo de 4mm2 para os circuitos de iluminação, concluo que a potencia em jogo é elevada, logo o ou os contactos (se existissem) do int. cres. não estavam adequados às correntes em jogo, logo a opção de usar relés intermédias.
gatobravo
Curioso
Curioso

Mensagem por gatobravo »

Ok, já percebi a dúvida.
Vamos lá ver.
Tem:
- um disjuntor de 6A
- dois disjuntores de 16A
- dois interruptores de 25A (que são os que não estão ligados ao relé, são exteriores ao aparelho)
E agora mais:
- um interruptor crepuscular.
Este interruptor crepuscular pode ou não ter duas saidas, o que implica que, aquando da escolha do aparelho (pelo catálogo, por exemplo), deverá ter em conta que no conjunto, a instalação deverá ser equivalente ao que está representado no esquema. Sei que isto pode parecer complicado, mas não vejo outra maneira de explicar. Eu podia dizer marcas e modelos que satisfizessem o pedido, mas não tenho catálogos de momento.
Ao escolher o IC deverá ter em conta que este tem de ter duas saidas...se não tiver, tem de colocar acessórios de modo a ter.
Por exemplo, no anexo que envio, tem um IC da Schneider (IC7502) que tem duas saidas independentes tal como precisa, mas tem de ver se o aparelho se encaixa nas necessidades que você tem no projecto (as saidas tem calibre de 10A (fp=1), enquanto no esquema, são pedidas saidas a 25A....é uma questão de procurar melhor no catálogo).
Espero que tenha ajudado.
Anexos
IC7502.jpg
(143.72 KiB) Transferido 201 vezes
gatobravo
Curioso
Curioso

Mensagem por gatobravo »

Olá.
Mário Escreveu:Boas

Será que, os outros dois fora do crepuscular é para comando manual? (ligar)

Cump.
Mário
gatobravo Escreveu:Olá.

Sim, parece ser um interruptor crepuscular, se bem que deve haver uma legenda no esquema a indicar se realmente é.
O IC por sua vez, parece ter duas saidas a relé que comandam a iluminação exterior (25A). Estas duas saidas tem em paralelo, cada uma, um interruptor de 25A, para ligar manualmente a iluminação.E isto tudo está protegido por disjuntores de 16A. O IC está protegido por disjuntor de 6A.
Não sei se respondi à dúvida, mas espero ter ajudado.
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda

ok caros colegas penso ja ter entendido isto.. não sei se mais alguem quer acrescentar mais alguma coisa ao que ja foi dito, de qualquer das maneiras quero agradecer a vossa prontidão em ajudar.

abraço joão silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Jers@Portugalmail.com
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”