mpinto Escreveu:justme Escreveu:Ola colegas,
Alguem sabe da razão de ser desta regra (secção não inferior a 4 mm para fogões)?
Porquê apenas para os fogões?
Um abraço
Antes deste regulamento era comum executar o circuito de fogão a 5x2,5. Actualmente, como a tendência é o fornecimento em monofásico e sendo o fogão+forno, quando eléctrico,
um dos aparelhos domésticos com maior potência eléctria justifica-se o aumento da secção. Isto para não falar nas, cada vez mais usadas, placas de indução. De qq forma as secções usadas, à luz das RTIBT, são secções mínimas, nada impede o instalador ou projectista de usar secções superiores caso isso se justifique.
A minha estranheza deve-se ao facto de porquê apenas a obrigatoriedade em relação aos fogões se existem igualmente outros grandes consumidores numa habitação como por exemplo os termoacumuladores ou os circuitos de climatização.
Sobretudo estes ultimos em que se permite até 5 aparelhos por circuito.
Neste ultimo caso fácilmente (bem mais fácilmente que num fogão) se chega á sobrecarga de um circuito a 2.5mm.
Entretanto com a obrigação em relação aos 4 mm para os fogões, muitas vezes se chega ao sobredimensionamento dos circuitos (como aliás é o caso do colega que iniciou tópico) ou criam-se algumas incertezas...
Uma vez que o regulamento não estabelece a equivalencia ou diferença entre fogão e placa/forno, nas situações em que a placa e o forno estão separados (ou mesmo juntos) como tantas vezes acontece com os aparelhos encastrados levantam-se algumas duvidas:
-fazem-se dois circuitos distintos a 4mm um para o fogão outro para a placa
-faz-se apenas um circuito a 4mm colocando por exemplo uma caixa de derivação junto da placa e depois deriva-se a 4mm ... ou a 2,5mm
-fazem-se dois circuitos distintos a 2.5mmm um para a placa outro para o forno (supondo aqui que forno e placa searados corresponde cada um a apenas "meio fogão")
Repare-se que estas duvidas estão "aparentemente" respondidas no boletim da Certiel de 2008, em que segundo o mesmo, subentende-se que fogão é equivalente a:
-placa e forno juntos
-placa e forno separados
-só forno
-só placa
-fogão a gás com forno electrico
-placa com apenas uma boca electrica e 3 a gás
-etc
Então e se a placa for totalmente a gás, ainda assim se exige o circuito a 4 mm para alimentar o isqueiro!?
Um abraço