tomadas shucko, tomadas CEE e tomadas "normais"

Responder
zuga
Curioso
Curioso
Registado: 15 mai 2009, 16:23

tomadas shucko, tomadas CEE e tomadas "normais"

Mensagem por zuga »

Mas afinal qual a diferença entre estes tres tipos de tomadas? Estive a ver o catalogo da Legrand e eles fazem referencia a monofásicas tipo Shucko e normais! mas nas fotos parecem-me todas iguais!

Quanto às CEE acho que é designação utilizada para as industriais correcto?

BOra lá aprender mais um pouco :D
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: tomadas shucko, tomadas CEE e tomadas "normais"

Mensagem por mpinto »

zuga Escreveu:Mas afinal qual a diferença entre estes tres tipos de tomadas? Estive a ver o catalogo da Legrand e eles fazem referencia a monofásicas tipo Shucko e normais! mas nas fotos parecem-me todas iguais!

Quanto às CEE acho que é designação utilizada para as industriais correcto?

BOra lá aprender mais um pouco :D
Quanto às CEE, parece que sabes são aquelas vermelhas para trifásico e azuis para mono. Existem outras cores para tensão diferente da rede. As tomadas tipo "shuko" têm contacto de terra mas as normais não.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

Estavas mesmo a pedi-las... LOLOLOLOL

A pedido de muitas familias, partilho o culminar de muitos meses de pesquisa:

TOMADAS e FICHAS

A necessidade das fichas e tomadas surgiu, quando foi necessário dar outros usos à energia eléctrica, a não ser o que existia nos séculos passados, onde só era utilizada a energia eléctrica exclusivamente para iluminação. Por essa razão os primeiros equipamentos criados, tinha uma “ficha” primitiva, em que consistia num casquilho macho que enroscava no casquilho fêmea das lâmpadas.
Interligação dos aparelhos às canalizações, é efectuada sempre pelo par ficha/tomada ou ficha/ficha.

A tomada é fixa (pode ser macho ou fêmea) e a ficha é amovível (também pode ser macho ou fêmea).
É geralmente constituída por 3 pontos de ligação (fase, neutro e “terra”). Os principais pinos referem-se à fase e neutro. A continuidade do condutor de protecção é assegurada por pinos ou laminas, que são os primeiros a efectuar o contacto, ao introduzir o referido par, e são os últimos quando se separa o par.

A tomada e ficha convencionada para Portugal, é internacionalmente conhecida pela ficha ou tomada do tipo “F”, mais conhecida pela ficha ou tomada shuko, que deriva do termo alemão “Schukostecker”. Aceita fichas e tomadas do tipo “C” e “E”, norma DIN 49441 macho e DIN49440 fêmea.
ficha schuko.GIF
ficha schuko.GIF (3.25 KiB) Visto 3447 vezes
Pode ser encontrada nos seguintes países/principados/regiões:
Algéria, Samoa Americana, Aruba, Áustria, Açores, Ilhas Baleares, Bósnia, Bulgária, Cabo Verde, Chad, Croácia, El Salvador, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Guiné Bissau, Hungria, Islândia, Indonésia, Itália, Jordania, Coreia, Laos, Luxemburgo, Madeira, Mónaco, Moçambique, Myanmar, Holanda, Antilhas Holandezas, Nigéria, Noruega, Portugal, Roménia, Suriname, Suécia, Turquia, Uruguai e a antiga Jugoslávia

O quadro resumo das fichas/tomadas usadas mundialmente
quadro resumo das fichas.GIF
quadro resumo das fichas.GIF (16.69 KiB) Visto 3447 vezes
Nos receptores pode ainda ter tomadas especiais, com os seguintes formatos normalizados, que apenas dependem da corrente máxima, consumida pelo equipamento (6, 10 e 16A), segundo a norma IEC60320 (número par macho e impar fêmea):
quadro resumo dos equipamentos.GIF
quadro resumo dos equipamentos.GIF (17.18 KiB) Visto 3447 vezes
IEC EN60309-2 ou do tipo “CEE” ou também chamadas de fichas e tomadas industriais são estas que têm este aspecto:
tomadas industriais.GIF
tomadas industriais.GIF (39.3 KiB) Visto 3447 vezes
A Cor exterior define a tensão de funcionamento, se do tipo AC ou DC e a frequência no caso de AC:
cores tomadas industriais.GIF
cores tomadas industriais.GIF (4.17 KiB) Visto 3447 vezes
O pino terra e o pino de definição da posição, serve para diferenciar tomadas com o mesmo número de pinos (porque todas têm o mesmo tamanho), mas de tensões e frequências diferentes. Por exemplo uma de 4 pinos azul não encaixa numa de 4 pinos vermelha.

Relógio (Clock) IEC 60309 (posições referentes sempre à femêa):
Relógio (Clock) IEC 60309.GIF
Relógio (Clock) IEC 60309.GIF (26.69 KiB) Visto 3447 vezes
Nas ELV (extra low voltages) ou tensões reduzidas, os pinos e os “dentes” seguem a seguinte tipologia:
fichas ELV.GIF
fichas ELV.GIF (5.14 KiB) Visto 3447 vezes
Espero ter respondido à questão
(normais para mim são todas... :D )
zuga
Curioso
Curioso
Registado: 15 mai 2009, 16:23

Mensagem por zuga »

nelmindo Escreveu:Estavas mesmo a pedi-las... LOLOLOLOL (...) (normais para mim são todas... :D )
Sim Sr. Gostei da explicação e fiquei completamente esclarecido acerca da dúvida que tinha.

Agora surgiu-me outra dúvida, se dizes que as fichas "F" são utilizadas em França e em Portugal, porque raio é que não consigo utilizar aparelhos franceses em Portugal?! Parece-me que é o pino de "Terra" que tem diferenças... :twisted:
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

zuga Escreveu:
nelmindo Escreveu:Estavas mesmo a pedi-las... LOLOLOLOL (...) (normais para mim são todas... :D )
Sim Sr. Gostei da explicação e fiquei completamente esclarecido acerca da dúvida que tinha.

Agora surgiu-me outra dúvida, se dizes que as fichas "F" são utilizadas em França e em Portugal, porque raio é que não consigo utilizar aparelhos franceses em Portugal?! Parece-me que é o pino de "Terra" que tem diferenças... :twisted:
ou não. A algumas fichas francesas são também do tipo E, logo não são compativeis as tomadas com o tipo F, porque a gola é redonda e não deixa passar os pinos metálicos do terra da tomada do tipo F (é preciso ter dois canais).
Mas o contrário, em algumas fichas do tipo F é compativei com a tomada do tipo E. Repare nos chicotes de alimentação dos PCs. Tem um furo no topo da ficha, para que o pino do terra da tomada do tipo E, entre.

EX:
ficha schuko multifacetada.jpg
ficha schuko multifacetada.jpg (22.81 KiB) Visto 3435 vezes
Eu sei que corro o risco de este blog desaparecer no tempo, mas fica aqui a saga de um viajante, em terras europeias...
http://aleworldtour.wordpress.com/2008/ ... m-tomadas/
jacc123456

Mensagem por jacc123456 »

E agora queria pedir ao eng.º nelmindo para explicar qual a diferença entre fixa e amovivel...
A tomada é fixa (pode ser macho ou fêmea) e a ficha é amovível (também pode ser macho ou fêmea).
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

jacc123456 Escreveu:E agora queria pedir ao eng.º nelmindo para explicar qual a diferença entre fixa e amovivel...
Por favor, não use o titulo o qual não exerço.

A diferença que concluo é esta (mas gostava que partilhasse a sua opinião):
Anexos
fichas e tomadas.GIF
fichas e tomadas.GIF (13.59 KiB) Visto 3421 vezes
6eo
cartão vermelho
cartão vermelho
Registado: 22 out 2008, 16:04

Mensagem por 6eo »

E já agiora acrescento que nenhuma é normalizada já que nenhum país detentoira e criadora de uma tomada propria se quer submeter a uma tomada certificada e normalizada... portanto em tomadas usem aquela que vos der mais jeito ate porque ha adaptardres no mercado para todas elas
Saudações Energéticas
6eo
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

A norma IEC 60906-1 é a proposta de um padrão internacional para tomadas eléctricas.
tomada-ficha.JPG
tomada-ficha.JPG (2.85 KiB) Visto 3339 vezes
Foi projectado para se tornar o tipo de tomada mais comum, a ser usado um dia em toda a União Europeia e em outras regiões do mundo. O padrão foi publicado pela Comissão Electrotécnica Internacional em 1986.
tomada-ficha2.JPG
tomada-ficha2.JPG (9.54 KiB) Visto 3339 vezes
Até agora, apenas o Brasil tem planos para a sua utilização. Embora se pareça com o padrão actualmente utilizado na Suíça, nem todas as dimensões dos dois modelos são idênticas. Além disso permite economia de espaço, já que o espaço ocupado por uma ficha/tomada do tipo “Schuko”, é possível ocupar quase por duas fichas/tomadas neste novo formato.

A ficha
Tem pinos redondos (cilíndricos), pinos fase e neutro, que estão a 19mm um do outro e têm 4,5mm de diâmetro, mais um pino terra, localizado fora do eixo central entre os outros dois, 3mm;

A tomada
Tem 10mm de profundidade para garantir a inserção doa ficha de modo a não haver exposição ou contacto externo com os pinos ligados à rede;
Garante que o ligado ao terra estabeleça contacto antes dos pinos fase e neutro;
Pode ser equipada com um protector para crianças;
É compatível com o "europlug";
É compacto o bastante para permitir a instalação de duas tomadas no mesmo espaço necessário para apenas uma tomada "Schuko" ou "BS 1363".
tomada-ficha3.JPG
tomada-ficha3.JPG (12.89 KiB) Visto 3339 vezes
Para a maioria dos sistemas europeus hoje existentes seria possível criar tomadas multipadrão, que aceitem tanto as fichas tradicionais, como os modelos IEC 60906-1 para dois ou três pinos, permitindo também uma suave transição para o novo sistema. Entretanto, o padrão IEC 60906-1 desencoraja explicitamente o uso de tomadas multipadrão, afirmando a possibilidade de essas tomadas criarem riscos à segurança das instalações eléctricas, quando usadas com fichas oriundas de outros países
Responder

Voltar para “Dúvidas”