Boa noite.
Sou aluno de Eng. Electrotécnica e estou neste momento a iniciar na área de projectos eléctricos. Encontro-me a dimensionar a instalação de um hotel e estou com algumas duvidas na selecção dos IDR num quadro.
No quadro em questão tenho 5 circuitos de iluminação protegidos por disjuntor de calibre 1x10 A, um circuito de tomadas (disjuntor 1x16A), e 5 circuitos relativamente a equipamentos do tipo sensor de urinol, sensor de mãos, etc (disjuntor 1x16A). Para os circuitos de iluminação estava a pensar colocar a montante um IDR de 300mA e para os restantes de 30mA.
Agora a minha duvida é como dimensionar o calibre dos IDR assim como se é necessário colocar um interruptor à cabeça do quadro.
Este quadro é alimentado pelo quadro de piso.
Grato
dimensionamento IDR
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Re: demiensionamento IDR
Não tens previsão das potências para justificar o dimensionamento
O quadro é geral ou parcial
SE for parcial podes sobredimensionar, e usar com corte geral desse quadro 4x125 A, já os diferenciais seriam de 4x40A-300 mA ou 30 mA conforme os casos
O quadro é geral ou parcial
SE for parcial podes sobredimensionar, e usar com corte geral desse quadro 4x125 A, já os diferenciais seriam de 4x40A-300 mA ou 30 mA conforme os casos
-
- Curioso
- Registado: 12 set 2008, 15:40
- Been thanked: 2 times
Re: dimensionamento IDR
As potencias são relativamente pequenas daí usar os mínimos aconselháveis (condutores de 1,5mm2 e protecção 1x10A para iluminação e condutores de 2,5mm2 com disjuntor de 16A para tomadas e equipamentos).
Será que me podias explicar como chegaste a esses calibres? Pela previsão de potencias?
Obrigado
Será que me podias explicar como chegaste a esses calibres? Pela previsão de potencias?
Obrigado
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Been thanked: 17 times
Não
Os calibres comercias são 40-63-80-125 A para corte geral
1ª
Como entre o valor de 4x63 A e o 4x125A não deve ser muito caro, optei pelo de 4x125 A, mas 4x63A também chega, mas o de 4x125 A perrmiite não atrofiar a instalação futuramente. Os diferencias 2 para tomadas e 2 para iluminação.
2ª
Se os cosnsumos são mínimos também podes colocar um diferencial trifásico de 4x40A-300 mA ou 4x63A-0.3, e um de 30 mA
ººººº
Depende a solução com o uso do quadro se não há evolução furura a 2 ª solução serve, já a outra permite mais flexibilidade da rede.
Eu normalmente sobredimensiono o geral
Os calibres comercias são 40-63-80-125 A para corte geral
1ª
Como entre o valor de 4x63 A e o 4x125A não deve ser muito caro, optei pelo de 4x125 A, mas 4x63A também chega, mas o de 4x125 A perrmiite não atrofiar a instalação futuramente. Os diferencias 2 para tomadas e 2 para iluminação.
2ª
Se os cosnsumos são mínimos também podes colocar um diferencial trifásico de 4x40A-300 mA ou 4x63A-0.3, e um de 30 mA
ººººº
Depende a solução com o uso do quadro se não há evolução furura a 2 ª solução serve, já a outra permite mais flexibilidade da rede.
Eu normalmente sobredimensiono o geral
-
- Curioso
- Registado: 12 set 2008, 15:40
então recapitulando para ver se compreendi.
Agrupo os circuitos de iluminação num diferencial de 40A-300mA (visto tratar-se do menor calibre comercializado) e do restantes circuitos num diferencial de 40-30mA, o corte geral seria de 4x63A. Correcto?
Obrigado pela paciência
Agrupo os circuitos de iluminação num diferencial de 40A-300mA (visto tratar-se do menor calibre comercializado) e do restantes circuitos num diferencial de 40-30mA, o corte geral seria de 4x63A. Correcto?
Obrigado pela paciência

Também existem diferenciais de 25A...
Todos os quadros têm que ter um corte geral, este não dependerá directamente dos diferenciais que metas, eu por exemplo praticamente não uso diferenciais de 25A mesmo que dê, o corte deve ser em função da corrente nominal do quadro e da protecção a montante, dizem as "boas práticas" que se deve dimensionar o corte geral para 1.6x a protecção do cabo, pelo menos foi isso que me ensinaram!
Quanto ás sensibilidades dos diferenciais, eu usaria 30mA para tomadas e alimentações de WC's e 300mA para iluminação, não tenhas medo de meter diferenciais, ás vezes vêm-se mais de 8 ou 9 disjuntores pendurados em cada diferencial e não acho isso grande ideia, ás vezes as pessoas esquecem-se que os quadros eléctricos são o coração da instalação, é como ter um Ferrari e meter pneus Xonix porque são mais baratos!
Todos os quadros têm que ter um corte geral, este não dependerá directamente dos diferenciais que metas, eu por exemplo praticamente não uso diferenciais de 25A mesmo que dê, o corte deve ser em função da corrente nominal do quadro e da protecção a montante, dizem as "boas práticas" que se deve dimensionar o corte geral para 1.6x a protecção do cabo, pelo menos foi isso que me ensinaram!

Quanto ás sensibilidades dos diferenciais, eu usaria 30mA para tomadas e alimentações de WC's e 300mA para iluminação, não tenhas medo de meter diferenciais, ás vezes vêm-se mais de 8 ou 9 disjuntores pendurados em cada diferencial e não acho isso grande ideia, ás vezes as pessoas esquecem-se que os quadros eléctricos são o coração da instalação, é como ter um Ferrari e meter pneus Xonix porque são mais baratos!
-
- Curioso
- Registado: 23 dez 2008, 15:03
- Profissão: Engenheiro consultor Projetista e Formador
Já completo com esta opnião. Porquê que usas diferenciais de 30 para tomadas equipamentos e C e 300mA para iluminação? qual é o quitério? o calibre do diferencial a escolher tem a ver a protecção contra contactos indirectos, que depende da corrente de defeito originado quando uma massa é ligada acidentalmente ao circuito. Ora segundo as RTIEBT, terás que usar diferenciais de 30mA em locais acessiveis ao público, por exemplo tomadas em zonas de circulação, e em locais AA4 e AB5 (WC's).
Este é um critério para escolha dos diferenciais,
outro será a selectividade, onde temos a selectividade amperimétrica e cronométrica. Amperímétrica: o diferencial a montante deverá ter o dobro do calibre do diferencia a jusante; Cronométrica: o tempo de actuação do diferencial a montante deverá se superior ao diferencial a jusante. Tem em atenção a este ponto, pois a protecção diferencial desse teu quadro a montante terá que ser de 1A com temporozação.
Este é um critério para escolha dos diferenciais,
outro será a selectividade, onde temos a selectividade amperimétrica e cronométrica. Amperímétrica: o diferencial a montante deverá ter o dobro do calibre do diferencia a jusante; Cronométrica: o tempo de actuação do diferencial a montante deverá se superior ao diferencial a jusante. Tem em atenção a este ponto, pois a protecção diferencial desse teu quadro a montante terá que ser de 1A com temporozação.