6 moradias em banda com garagens comuns
6 moradias em banda com garagens comuns
Bom dia,
Estou a fazer um projecto de 6 moradias em que as garagens tem entrada comum, poderei fazer os projectos independentes uma vez que nao leva tomadas de telecomunicações nas garagens, ou deverei tratar o edíficio como um edíficio de habitações colectivas em propriedade horizontal?
Obrigado
Estou a fazer um projecto de 6 moradias em que as garagens tem entrada comum, poderei fazer os projectos independentes uma vez que nao leva tomadas de telecomunicações nas garagens, ou deverei tratar o edíficio como um edíficio de habitações colectivas em propriedade horizontal?
Obrigado
Re: 6 moradias em banda com garagens comuns
Já me informei e como não existem serviços comuns relacionados com ITED nas garagens (partes comuns), pode-se tratar cada moradia de forma independente, logo um projecto para cada uma delas.
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
Então e essa garagem não terá detecção de incêndios?
A Central de detecção de incêndios deverá estar interligada à rede de telecomunicações.
A Central de detecção de incêndios deverá estar interligada à rede de telecomunicações.
Pois, não me tinha lembrado do SI.
Sendo assim deve existir um único projecto de ITED para as 6 moradias.
è uma obra nova, por isso ainda não existe nada...
Sendo assim deve existir um único projecto de ITED para as 6 moradias.
è uma obra nova, por isso ainda não existe nada...
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 26 ago 2008, 10:02
Boas
Acho que é melhor colocar a dúvida à ANACOM, mas...
Para mim tens que fazer um projecto para cada Moradia.
Quanto à CDI podes liga-la a só uma moradia.....
Acho que é melhor colocar a dúvida à ANACOM, mas...
Para mim tens que fazer um projecto para cada Moradia.
Quanto à CDI podes liga-la a só uma moradia.....

- Cipriano
- Quadro de Honra
- Registado: 08 out 2007, 19:16
- Been thanked: 1 time
- Contacto:
Se as moradias são independentes, deves de fazer um projecto para cada uma. Se por acaso for uma propriedade horizontal, ai sim terás de fazer um projecto como se fosse um prédio por exemplo.
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
como as garagens são partilhadas, acho que vou fazer o projecto como se fosse um prédio normal....a anacom demora semanas a responder!
por acaso dava mais jeito fazer individual pq o desenho não vai caber na minha plotter...!!!
mas há que cumprir a lei...faz mais sentido um projecto único. as moradias não sao totalmente independentes.
além de que se fizesse projecto individual teria de ligar o sistema de detecção de incendios a todos os ATI's....
por acaso dava mais jeito fazer individual pq o desenho não vai caber na minha plotter...!!!
mas há que cumprir a lei...faz mais sentido um projecto único. as moradias não sao totalmente independentes.
além de que se fizesse projecto individual teria de ligar o sistema de detecção de incendios a todos os ATI's....
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
acho que deve colocar a questão em primeiro lugar desta maneira:
a licença de contrução é so uma, ou é uma licença para cada moradia!?
se for apenas uma licença, então, terá que considerar a obra apenas como um unico edficio, se existirem uma licença para cada moradia, então poderá considerar moradias independentes.
e como o amigo duzia12 disse e bem tera que ter em conta a questão das licenças porque se estivermos perante um unico edficio podera ser preciso projecto electrico, dependendo das potências que considerar..
abraço João Silva
a licença de contrução é so uma, ou é uma licença para cada moradia!?
se for apenas uma licença, então, terá que considerar a obra apenas como um unico edficio, se existirem uma licença para cada moradia, então poderá considerar moradias independentes.
e como o amigo duzia12 disse e bem tera que ter em conta a questão das licenças porque se estivermos perante um unico edficio podera ser preciso projecto electrico, dependendo das potências que considerar..
abraço João Silva
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
entradas independentes( um ramal por cada bloco de apartamentos neste caso moradia)
so digo isto porque coloquei a algum tempo a questão a certiel sobre a necessidade ou não de projecto num edificio deste genero( edificio de 2 andares com 4 apartamentos por bloco e garagem comun) e a 1 coisa que eles me perguntaram foi logo " quantas licenças de construção existe?"
ora se considerar mos um unico edificio para a parte electrica penso q tb o teremos de fazer para o ITED.
Ps- isto supondo que o acesso as habitações se faz de forma independente( não existe serviços comuns).
so digo isto porque coloquei a algum tempo a questão a certiel sobre a necessidade ou não de projecto num edificio deste genero( edificio de 2 andares com 4 apartamentos por bloco e garagem comun) e a 1 coisa que eles me perguntaram foi logo " quantas licenças de construção existe?"
ora se considerar mos um unico edificio para a parte electrica penso q tb o teremos de fazer para o ITED.
Ps- isto supondo que o acesso as habitações se faz de forma independente( não existe serviços comuns).
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
Tenho o requerimento entregue na camara:
"PEDIDO DE LICENCIAMENTO DE OBRAS DE EDIFICAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE 8 MORADIAS UNIFAMILIARES"
o pedido é só um, por isso só deve existir uma licença....penso eu...
Também não vai ser feito projecto eléctrico porque a potência não atinge os 50 KVA.
porque é que o colega usou 6,8 na formula? com certeza foi um engano (escaloes da edp: 3,45- 6,9 - 10.35).
Vou enviar um mail à ANACOM, já estou perdido com isto!!!
"PEDIDO DE LICENCIAMENTO DE OBRAS DE EDIFICAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE 8 MORADIAS UNIFAMILIARES"
o pedido é só um, por isso só deve existir uma licença....penso eu...
Também não vai ser feito projecto eléctrico porque a potência não atinge os 50 KVA.
porque é que o colega usou 6,8 na formula? com certeza foi um engano (escaloes da edp: 3,45- 6,9 - 10.35).
Vou enviar um mail à ANACOM, já estou perdido com isto!!!
Duzia12 Escreveu:Pois e precisa de projecto?
6,8+(6,9x6)x0,75=37,95 KVA
Isenta de projecto eléctrico
Pois, também existe o problema dos pedidos de viabilidade de alimentação eléctrica, não sei se vou ter de fazer um por cada moradia e mais um para os serviços comuns ou apenas um pedido com a potência calculada para o conjunto das moradias.
Enviei mail à certiel, se responderem dou notícias.
Cumps.