cabo telecomando

Responder
jorgemiguelr
Curioso
Curioso
Registado: 30 ago 2008, 18:47

cabo telecomando

Mensagem por jorgemiguelr »

boas

algum colega me consegue dizer qual o cabo para ligar blocos de emergência!

ha quem diga que tem de ser 4X1,5, para a linha de teste!

eu julgo que o telecomando é ligado em série com os blocos e que o desligar ou não os blocos autonomos é feito na linha de fase, portanto chega um 3x1,5.

quem confirma?
ricardo azevedo
Curioso
Curioso
Registado: 17 fev 2009, 21:16

Re: cabo telecomando

Mensagem por ricardo azevedo »

jorgemiguelr Escreveu:boas

algum colega me consegue dizer qual o cabo para ligar blocos de emergência!

ha quem diga que tem de ser 4X1,5, para a linha de teste!

eu julgo que o telecomando é ligado em série com os blocos e que o desligar ou não os blocos autonomos é feito na linha de fase, portanto chega um 3x1,5.

quem confirma?

eu tenho utilizado um cabo 3x1,5 pra alimentar a emergencia e um cabo 2x1,5 para o teste. e o telecomando é interligado entre emergencias e armaduras com kit de emergencia s for o caso.nunca tive problemas com a certiel...
nunca é tarde para aprender...
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Mensagem por mpinto »

Estou a montar o meu primeiro sistema c/ telecomando. Este envia um sinal (+ e -) ao bloco ou kit. Como é um potencial diferente e provém de fonte diferente, ñ deve ser usado o mesmo cabo de alimentação.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

mpinto Escreveu:Estou a montar o meu primeiro sistema c/ telecomando. Este envia um sinal (+ e -) ao bloco ou kit. Como é um potencial diferente e provém de fonte diferente, ñ deve ser usado o mesmo cabo de alimentação.
utiliza-se um cabo para a alimentação de 3G1,5 mm2 e outro para o telecomando de 2x1,5 mm2, o cabo de telecomando passa em "BUS" pelos blocos autónomos, o número limite de blocos ligados no "BUS" depende da capacidade do bloco de inibição a colocar no quadro eléctrico por exemplo conheço o bloco de inibição da Beghelli que tem duas saídas de telecomando cada uma deslas suportando até 50 blocos autónomos. Mas existem outros no mercado que suportam mts mais blocos autónomos!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Mensagem por mpinto »

As regras técnicas, na parte 5, secção 51, quadro 52j, permitem, para sinalização e comando 0,5 e para aparelhos electrónicos, que é o caso, sendo fléxivel até pode ser 0,1. Mas convém ter bom senso. Atenção se o cabo de comando andar no mesmo caminho de cabos tubo ou calha, terá de ter a mesma tensão de isolamento dos restantes cabos.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”