Boas, estou a realizar umaa instalação numa loja comercial e tenho duvidas em relação ao kit emergência, se é necessário um circuito directo e outra é que a mesma loja tem 3 saídas, se é necessário um kit para cada uma delas, é que 2 delas são portas não principais..
Gostaria que me ajudassem a tirar esta duvida;
Comprimentos, Pedro Mendes
Ligação Emergência
-
- Velha Guarda
- Registado: 24 abr 2009, 00:08
Re: Ligação Emergência
Bom dia.
Eu não percebi muito bem a dúvida, mas os circuitos de iluminação de emergência devem ser independentes dos outros de iluminação normal, e quanto ao número de blocos autónomos, deve ser colocado um por cada saida de emergência (não esquecendo os blocos para a indicação do caminho de evacuação, se necessários), que devem estar definidas no plano de emergência do edificio.
Cumprimentos.
Eu não percebi muito bem a dúvida, mas os circuitos de iluminação de emergência devem ser independentes dos outros de iluminação normal, e quanto ao número de blocos autónomos, deve ser colocado um por cada saida de emergência (não esquecendo os blocos para a indicação do caminho de evacuação, se necessários), que devem estar definidas no plano de emergência do edificio.
Cumprimentos.
-
- Velha Guarda
Muito obrigado..neste caso não existe nenhum plano de emergência, a questão é mesmo se a certiel obriga a ter as saídas de emergência!
Comprimentos;
Comprimentos;
Pedro Mendes
Viva, atenção que caso a instalação for realizada pelas RTIEBT os circuitos de iluminação de segurança (denominação para os circuitos de iluminação de emergencia) devem ser protegidos pela protecção de um dos circuitos de iluminação normal da zona de publico e devem estar a montante do interruptor de comando do mesmo. Quanto às saidas não principais estas devem tambèm ser sinalizadas.
Cumprimentos
Cumprimentos
-
- Velha Guarda
Bom dia.
A Certiel não pode obrigar a nada, apenas pode certificar que a legislação em vigor está a ser cumprida...neste caso, que as RTIEBT estão a ser cumpridas.
Dito isto, a questão será : as RTIEBT obrigam a colocar blocos autónomos em cada saida?
E a resposta é : ...é uma questão de ler as RTIEBT.
(Sinceramente, não sei o que as RTIEBT dizem a esse respeito, teria de as ler...assim podes fazê-lo tu directamente
)
Cumprimentos.
A Certiel não pode obrigar a nada, apenas pode certificar que a legislação em vigor está a ser cumprida...neste caso, que as RTIEBT estão a ser cumpridas.
Dito isto, a questão será : as RTIEBT obrigam a colocar blocos autónomos em cada saida?
E a resposta é : ...é uma questão de ler as RTIEBT.

(Sinceramente, não sei o que as RTIEBT dizem a esse respeito, teria de as ler...assim podes fazê-lo tu directamente

Cumprimentos.
-
- Velha Guarda
Ok..Estou exclarecido..vou então ler esse ponto para me exclarecer..depois digo alguma coisa já agora para ficar-mos a saber todos..obrigado
comprimentos;
comprimentos;
Pedro Mendes