Luminária para local BE2
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Enviou: 18 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
Luminária para local BE2
Boas.
Estou a realizar um projecto de um edifício recebendo público em que no edifício tem uma sala de arquivo que é classificada com risco de incêndio BE2, alguám me sabe dizer que tipo de lumiárias posso utilizar nestes locais? Podem me dar um exemplo de uma luminária para este fim? Obrigado.
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Estou a realizar um projecto de um edifício recebendo público em que no edifício tem uma sala de arquivo que é classificada com risco de incêndio BE2, alguám me sabe dizer que tipo de lumiárias posso utilizar nestes locais? Podem me dar um exemplo de uma luminária para este fim? Obrigado.
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Agradecimento recebido: 4 vezes
Re: Luminária para local BE2
Creio que basta que sejam luminárias com IP40, no mínimo (RTIEBT 482.2.9).
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Em relação ao IP está correcto mas o que diz nas regras técnicas é o seguinte:amfys Escreveu:Creio que basta que sejam luminárias com IP40, no mínimo (RTIEBT 482.2.9).
"As luminárias devem ser adequadas aos locais com risco de incêndio (BE2) e devem ser colocadas no interior de invólucros que apresentem um código IP não inferior a IP4X."
Ou seja pode ser de IP40 mas as luminárias têm de ser adequadas a este tipo de local, a minha é quais é que podem ser instaladas nestes locais!!??
Para um local com riscos de incêndio eu colocaria armaduras, caixas e interruptores anti-deflagrantes, existem diversas no mercado, a AVV Aroeira tem desse tipo de materiais...
-
- Velha Guarda
Há que ter peso e medida nas soluções técnicas apresentadas ao cliente.
Material anti-deflagrante é utilizado em locais onde poderá ocorrer o risco de explosão (BE3) e têm custos bastante elevados.
Não creio que seja algo a considerar na maioria dos locais com risco de incêndio (BE2) indicados nas RTIEBT.
Material anti-deflagrante é utilizado em locais onde poderá ocorrer o risco de explosão (BE3) e têm custos bastante elevados.
Não creio que seja algo a considerar na maioria dos locais com risco de incêndio (BE2) indicados nas RTIEBT.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
No projecto em questão as canalizações terão de ser todas à vista, dado ser uma remodelação de um edifício de segurança social, e eles não querem abrir roços. As zonas com risco de incêndio BE2 são alguns arquivos e reprografias. Neste caso o que acham devo de utilizar canalizações resistentes ao fogo nestes locais, colocando a aparelhagem de comando fora do local com risco de incêndio? Em relação às luminárias acham suficiente colocar luminárias estanques com IP65!?amfys Escreveu:Há que ter peso e medida nas soluções técnicas apresentadas ao cliente.
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Estou com um Infantário em mãos e num determinado local, um colega seu projectou - Luminárias estanques anti-deflagrantes 2x36w refª96555 da ATX.
material anti-deflagrante: www.egsatx.com
material anti-deflagrante: www.egsatx.com
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
Não me cabe a mim defender ou contestar as soluções adoptadas por outros projectistas, no entanto, para a situação apresentada pelo Osvaldo Sousa eu utilizaria luminárias estanques com IP65 alimentadas por cabos tipo XZ1(zh)(frt) - retardante ao fogo. O cabo resistente ao fogo XZ1(zh)(frs) é normalmente utilizado em instalações de segurança.ENERGY Escreveu:Estou com um Infantário em mãos e num determinado local, um colega seu projectou - Luminárias estanques anti-deflagrantes 2x36w refª96555 da ATX.
material anti-deflagrante: http://www.egsatx.com
Volto a frisar que o equipamento anti-deflgrante é utilizado principalmente em locais BE3.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Pelo que percebi com o contacto com fornecedores de equipamento e por pesquisa em relação às luminárias para que estas possam ser instaladas em locais BE2, estas devem ter índice de protecção igual ou superior a IP4X, devem ter marcação F, sendo os requisitos da marcação F definidos pela norma EN60598, e o último requisito é terem resistência ao ensaio do fio incandescente, em que:amfys Escreveu:Não me cabe a mim defender ou contestar as soluções adoptadas por outros projectistas, no entanto, para a situação apresentada pelo Osvaldo Sousa eu utilizaria luminárias estanques com IP65 alimentadas por cabos tipo XZ1(zh)(frt) - retardante ao fogo. O cabo resistente ao fogo XZ1(zh)(frs) é normalmente utilizado em instalações de segurança.ENERGY Escreveu:Estou com um Infantário em mãos e num determinado local, um colega seu projectou - Luminárias estanques anti-deflagrantes 2x36w refª96555 da ATX.
material anti-deflagrante: http://www.egsatx.com
Volto a frisar que o equipamento anti-deflgrante é utilizado principalmente em locais BE3.
- O objectivo dos ensaios de resistência ao fio incandescente é determinar o comportamento dos materiais constituintes das luminárias de forma a avaliar os riscos de iniciação de chamas e a sua aptidão à extinção das mesmas, com base nas Normas EN 60598 e EN 60695. O ensaio consiste em aplicar, durante 10 segundos um fio incandescente (a 650º, 750º, 850º ou 960º) às partes da luminária em material isolante. Após ser retirado o fio, a chama deve auto-extinguir-se em menos de 30 segundos e não podem cair gotas que incendeiem um papel especial colocado por baixo do material a ensaiar.
Portanto em relação às luminárias estou esclarecido. Em relação à aparelhagem de comando de iluminação esta também deve ter IP igual ou superior a IP4X, logo, como no presente projecto o requisito do cliente é instalarmos aparelhagem à vista, para não se abrir roços, estou a pensar utilizar aparelhagem do modelo SINTRA 65 da GE por exemplo, a minha dúvida é se este tipo de aparelhagem permite não propagar a chama???!!!!
Quanto às canalizações visto estas terem de ser realizadas à vista vou utilizar calha técnica em PVC, a dúvida que ainda persiste é se deve-se utilizar calhas resistentes ao fogo ou calhas "normais" porque pelo que percebi axo que qq tipo de calha não propaga a chama! Que calha é que acham que poderei usar? E de que marca?
Pelo que percebi não é necessário instalar cabos resistentes ao fogo, nem retardantes ao fogo desde que a canalização seja incombustível, por exemplo se a canalização fosse embebida podia utilizar qq tipo de condutor ou cabo, como a canalização vai ser à vista em calha de PVC, a dúvida é que calha utilizar?
PS: Para ultrapassar o "problema" da aparelhagem de comando esta pode em opção ficar instalada fora dos locais BE2 por exemplo junto à entrada destes locais, mas do lado de fora, sendo que neste caso a aparelhagem não precisa de ter o IP4X!
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 15 mai 2009, 16:09
Um local com risco de incêndio não é a mesma coisa de um local com riscos de explosão, em que nestes sim temos que preconizar aparelhos antideflagrantes ...