Disjuntor Tetrapolar ou Tripolar?
Disjuntor Tetrapolar ou Tripolar?
Viva,
Alguém me pode esclarecer quais as diferenças entre Disjuntor diferencial Tetrapolar ou Tripolar quando é que se utiliza um ou outro? Por exemplo se estiver a proteger um cabo XV5G4 ?
Cmps
Paula
Alguém me pode esclarecer quais as diferenças entre Disjuntor diferencial Tetrapolar ou Tripolar quando é que se utiliza um ou outro? Por exemplo se estiver a proteger um cabo XV5G4 ?
Cmps
Paula
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Disjuntor Tetrapolar ou Tripolar?
Boas
"Alguém me pode esclarecer quais as diferenças entre Disjuntor diferencial Tetrapolar ou Tripolar quando é que se utiliza um ou outro? Por exemplo se estiver a proteger um cabo XV5G4 ?"
O disjuntor "Tetra", tem como o nome indica 4 polos, e o "Tri" 3 polos.
Quando o cabo é de 3 condutores + terra, utilizo tripolar, quando tenho + o neutro, leva Tetra.
Cump.
Mário
"Alguém me pode esclarecer quais as diferenças entre Disjuntor diferencial Tetrapolar ou Tripolar quando é que se utiliza um ou outro? Por exemplo se estiver a proteger um cabo XV5G4 ?"
O disjuntor "Tetra", tem como o nome indica 4 polos, e o "Tri" 3 polos.
Quando o cabo é de 3 condutores + terra, utilizo tripolar, quando tenho + o neutro, leva Tetra.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
...Obrigado Mário,
...a ver se percebi: se tiver um calibre de 16A disjuntor tetrapolar a proteger um cabo 5G tenho 4 X 16 A?
Cmps
Paula
...a ver se percebi: se tiver um calibre de 16A disjuntor tetrapolar a proteger um cabo 5G tenho 4 X 16 A?
Cmps
Paula
- PFerreira
- Velha Guarda
- Registado: 28 jul 2008, 15:01
- Been thanked: 1 time
Boas,PGaspar Escreveu:Viva,
Cmps
Paula
Por acaso não está a fazer confusão nos equipamentos?
Eu desconheço disjuntores diferenciais tripolares.
Pode explicar melhor que tipo de protecção pretende?
Cumprimentos,
PFerreira
PFerreira
- Mário
- Team Apoio
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- PFerreira
- Velha Guarda
Boas,
Não percebi porque me indicou o post, pois o mesmo fala de vigi’s e não de disjuntores diferenciais tripolares. Sendo que desconheço estes últimos, e se existem gostaria que me informassem.
Cumprimentos,
PFerreira
PFerreira
- Mário
- Team Apoio
Boas
Verificando na pag. A2/054 e depois A2/055 a ref. 27708, creio que é visivel a situação dos vigi`s.
Agradeço que actualize o perfil (profile).
Cump.
Mário
Verificando na pag. A2/054 e depois A2/055 a ref. 27708, creio que é visivel a situação dos vigi`s.
Cump.
Mário
- PFerreira
- Velha Guarda
Boas,Mário Escreveu:Boas
Cump.
Mário
Não leve a mal, mas não estamos a falar da mesma coisa. O colega está a falar de vigi´s, que são blocos diferenciais que são para acoplar a disjuntores e eu estou a falar de disjuntores diferencias que é um único equipamento. Pode verificar neste link http://www.legrand-portugal.com/pub/ebo ... index.html
na página 89 que não existem (pelo menos deste fabricante) disjuntores diferenciais tripolares.
Cumprimentos,
PFerreira
PFerreira
- Mário
- Team Apoio
Boas
Não tenho nada de levar a mal.
Por norma os fabricantes fornecem os compactos os "interruptores diferenciais ( em 2, 3 ou 4 polos)" (preço baixo) ou disjuntores + blocos vigi`s, ou temos também na serie NS ou NH (creio que é esta a referencia ) onde temos o interruptor+bloco magnetotermico + diferencial.
Ou seja creio que respondi certo na pergunta da Paula.
Cump.
Mário
Não tenho nada de levar a mal.
Por norma os fabricantes fornecem os compactos os "interruptores diferenciais ( em 2, 3 ou 4 polos)" (preço baixo) ou disjuntores + blocos vigi`s, ou temos também na serie NS ou NH (creio que é esta a referencia ) onde temos o interruptor+bloco magnetotermico + diferencial.
Ou seja creio que respondi certo na pergunta da Paula.
Cump.
Mário
- PFerreira
- Velha Guarda
Boas,
Para mim a resposta que deu à Paula está correcta, pois se é um circuito trifásico com neutro, tem de proteger todos os condutores.
A minha insistência neste post é que muita gente não faz distinção entre:
Interruptor Diferencial (só faz protecção diferencial)
Disjuntor Diferencial (faz protecção diferencial e magnetotérmica)
Vigi´s (serve para acoplar mecanicamente e electricamente a 1 disjuntor para em conjunto fazerem uma protecção diferencial e magnetotérmica)
Para mim a resposta que deu à Paula está correcta, pois se é um circuito trifásico com neutro, tem de proteger todos os condutores.
A minha insistência neste post é que muita gente não faz distinção entre:
Interruptor Diferencial (só faz protecção diferencial)
Disjuntor Diferencial (faz protecção diferencial e magnetotérmica)
Vigi´s (serve para acoplar mecanicamente e electricamente a 1 disjuntor para em conjunto fazerem uma protecção diferencial e magnetotérmica)
Cumprimentos,
PFerreira
PFerreira
Olá a Todos,
Quanto á pergunta inicial fiquei esclarecida, também fiquei a perceber que há várias formas de na prática implementar um Disjuntor diferencial, conforme os blocos utilizados.
Obrigada e BOA PÁSCOA
Paula
Quanto á pergunta inicial fiquei esclarecida, também fiquei a perceber que há várias formas de na prática implementar um Disjuntor diferencial, conforme os blocos utilizados.
Obrigada e BOA PÁSCOA
Paula
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 02 abr 2009, 19:43
Boas,PGaspar Escreveu:Viva,
Cmps
Paula
Pelo que sei do meu curso, um disjuntor tripolar so protege 3 condutores, para no caso de num sistema trifasico equilibrado (onde não há neutro) queres proteger as trés fases. Um disjuntor tetrapolar protege 4 condutores que se pode usar num sistema polifasico (mais de 3 fases) ou num sistema trifasico desiquilibrado qem que se quira vigiar/proteger o neutro.
Foi assim que aprendi é assim que ensino e que penso que está correcto
Cmps
Bruno
Última edição por DarK|star|* em 16 mai 2009, 12:07, editado 1 vez no total.
BoasDarK|star|* Escreveu:Boas,PGaspar Escreveu:Viva,
Cmps
Paula
Pelo que sei do meu curso, um disjuntor tripolar so protege 3 condutores, para no caso de num sistema trifasico equilibrado (onde não há neutro) queres proteger as trés fases, mas também dá num sistema trifasico desiquilibrado (onde já exixte neutro) e não se tem necessidade de proteger o vigiar/proteger o neutro. um disjuntor tetrapolar protege 4 condutores que se pode usar num sistema polifasico (mais de 3 fases) ou num sistema trifasico desiquilibrado qem que se quira vigiar/proteger o neutro.
Foi assim que aprendi é assim que ensino e que penso que está correcto
Cmps
Bruno
Não conheço diferenciais tripolares. Mas se existires e usas como dizes num sistema com neutro, se a carga não é equilibrada dispara logo.
"Mas se existires e usas como dizes num sistema com neutro, se a carga não é equilibrada dispara logo."
Correcto!
Havendo desvio de corrente pelo Neutro e que a mesma não é "contabilizada" pelo diferencial, a resultante das correntes das Fases que o atravessam tende a exceder a sensibilidade do Diferencial.
A corrente que atravessa o Neutro é tomada como corrente de defeito.
Um abraço
Correcto!
Havendo desvio de corrente pelo Neutro e que a mesma não é "contabilizada" pelo diferencial, a resultante das correntes das Fases que o atravessam tende a exceder a sensibilidade do Diferencial.
A corrente que atravessa o Neutro é tomada como corrente de defeito.
Um abraço