Olá
tenho a seguinte situação Bloco de apartamentos, com cave comum de estacionamento e arrumos na cave. A minha duvida é:
- Posso alimentar o quadro dos arrumos do respectivo apartamento a cabo de 2,5mm ?
- Posso dispensar o corte diferencial no quadro de arrumos e só colocar um corte normal (colocando á cabeça do quadro de apartamento um corte geral diferencial) ?
Obrigado
Alimentação a arrumos
Re: Alimentação a arrumos
Sempre disposto a aprender e partilhar experiências com outros profissionais desta área.
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
1 pergunta, simpedrito Escreveu:Olá
tenho a seguinte situação Bloco de apartamentos, com cave comum de estacionamento e arrumos na cave. A minha duvida é:
- Posso alimentar o quadro dos arrumos do respectivo apartamento a cabo de 2,5mm ?
- Posso dispensar o corte diferencial no quadro de arrumos e só colocar um corte normal (colocando á cabeça do quadro de apartamento um corte geral diferencial) ?
Obrigado
2 pergunta, sim
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
1 pergunta, podes se a queda de tensão nao for muito elevada, consoante a distancia (é fazer as contas). Eu poria uma saida directa do quadro com protecçao diferencial.
Cumprimentos
Cumprimentos
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
O melhor é colocar um disjuntor a passar ou não pelo difrencial (a estudar). Colocar um quadro parcial no sotão ou garagem e como geral protecção diferencial, com selectividade um de 300 mA no geral e 30mA no parcial.
E depois derivar no mínimo dois circuitos um para tomadas e outro para iluminação.
E depois derivar no mínimo dois circuitos um para tomadas e outro para iluminação.