Inverter a marcha
-
- Curioso
- Registado: 26 jan 2008, 10:47
- Been thanked: 1 time
Inverter a marcha
Pessoal tudo bem!
Pessoal tenho aqui um motor com caixa de redução para 220V AC,é um motor de forno assar electrico que temos em nossas casas, do qual eu quero montar um circuto para inverter a marcha tipo (H-BRIDGE)Para 220VAC
Essa inversão de marcha serà feita atravès do microcontrolador, mas isso jà è outro assunto, o mais importante era o circuito para montar,mas atenção isto para 220V AC
Portanto o motor tem dois fios que saem do motor que se eu introduzir os fios na ficha de electricidade o motor gira num sentido , se troco os fios na ficha ele gira noutro, agora o que quero è fazer isso por exemplo através dum simples toque num botão ou algo parecido!
Algem me pode ajudar de como devo fazer isso, ou algem tem algem circuito para montar, ou sabe onde encontrar um esquema! procurei na net e não encontrei nada!
Desde ja agradeço
Um abraço
Pessoal tenho aqui um motor com caixa de redução para 220V AC,é um motor de forno assar electrico que temos em nossas casas, do qual eu quero montar um circuto para inverter a marcha tipo (H-BRIDGE)Para 220VAC
Essa inversão de marcha serà feita atravès do microcontrolador, mas isso jà è outro assunto, o mais importante era o circuito para montar,mas atenção isto para 220V AC
Portanto o motor tem dois fios que saem do motor que se eu introduzir os fios na ficha de electricidade o motor gira num sentido , se troco os fios na ficha ele gira noutro, agora o que quero è fazer isso por exemplo através dum simples toque num botão ou algo parecido!
Algem me pode ajudar de como devo fazer isso, ou algem tem algem circuito para montar, ou sabe onde encontrar um esquema! procurei na net e não encontrei nada!
Desde ja agradeço
Um abraço
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Inverter a marcha
podes fazer isso com uma ponte H feita com relés, agora duvido que o motor seja possivel controlar dessa maneira, visto que geralmente é um motor sincrono e de rotação unica. Já vi motores sincronos desses, que o sentido de rotação era aleatório, mesmo ligando com a mesma polaridade.fiasgardone Escreveu:Pessoal tudo bem!
Desde ja agradeço
Um abraço
Tenta estudar melhor o motor que tens, já que pode não ser possivel alterar o sentido como queres.
-
- Curioso
Obrigado Nelmindo por ajudar!
Quanto a relés sinceramente nao estou a ver como nao tenho conhecimento para tal,quanto ao motor eu jà fiz a experiencia e trocando os fios na ficha o motor muda de sentido de marcha!
Tambem tenho aqui um,que so roda num sentido!
Mais uma vez agradeço
Quanto a relés sinceramente nao estou a ver como nao tenho conhecimento para tal,quanto ao motor eu jà fiz a experiencia e trocando os fios na ficha o motor muda de sentido de marcha!
Tambem tenho aqui um,que so roda num sentido!
Mais uma vez agradeço
- nelmindo
- Team Apoio
as relés devem ter contacto inversor como é apresentado na figura.
Se a potencia do motor for baixa (até 1000W) podes usar comutadores de escada, simplificando ainda mais o circuito (dispensando as relés).
Ao ligar um comutador, o motor trabalha num sentido, ao desligar este e ligar o outro o motor roda para sentido contrário. Se enganar-se e ligar os dois comutadores de escada, nada acontece de mal (mas também o motor não liga...)
Se a potencia do motor for baixa (até 1000W) podes usar comutadores de escada, simplificando ainda mais o circuito (dispensando as relés).
Ao ligar um comutador, o motor trabalha num sentido, ao desligar este e ligar o outro o motor roda para sentido contrário. Se enganar-se e ligar os dois comutadores de escada, nada acontece de mal (mas também o motor não liga...)
- Anexos
-
- ponte h motor.bmp (116.07 KiB) Visto 2132 vezes
boas
como??????
como consegue inverter o sentido de rotação num motor de corrente alterna 220ac....????
invertendo a polaridade da ficha ????????
isso simplesmente não acontece........
um motor desse tipo tem 2 errolamentos o auxiliar e o principal se inverter a polaridade entre estes 2 errolamentos então aí sim poderá inverter o sentido doutra forma não.....
como??????
como consegue inverter o sentido de rotação num motor de corrente alterna 220ac....????
invertendo a polaridade da ficha ????????
isso simplesmente não acontece........
um motor desse tipo tem 2 errolamentos o auxiliar e o principal se inverter a polaridade entre estes 2 errolamentos então aí sim poderá inverter o sentido doutra forma não.....
- nelmindo
- Team Apoio
os motores sincronos de rotor com iman permanente (que são geralmente os usados nos grelhadores), é possivel que rode para qualquer lado, só que ainda não sei como é "fiasgardone" consegue controlar o motor dele, trocando a polaridade da alimentação a 230V AC
-
- Curioso
Pessoal Tudo bem!nelmindo Escreveu:os motores sincronos de rotor com iman permanente (que são geralmente os usados nos grelhadores), é possivel que rode para qualquer lado, só que ainda não sei como é "fiasgardone" consegue controlar o motor dele, trocando a polaridade da alimentação a 230V AC
Bem eu tinha aqui um forno de cozinha jà sem uso e depois eu tirei o motor que fazia mover dentro uma grelha , eu ligei o motor a 220V do qual funciona bem ,depois eu experimentar trocando os fios e o motor comecou a rodar em sentido contrario!
Eu tenho aqui um projeto de abrir uma comporta de abrir a uma determinada hora e fechar a outra teterminada hora, o problema foi como inverter o sentido de marcha a essa hora ,porque o motor trabalha a 220V e nao a 12V como è normal !
Eu estou a estudar em fazer em fazer como falou o colega nelmindo de fazer com o relé que tem duplos contactos, ou seja tem 2pinos que sao de 12V e tem 6 pinos que sao para fazer inverter o sentido de marcha tal como o colega falou, Só que eu estou a tentar fazer com um só relè.
O control vai ser feito por um microcontrulador PIC 16F877A, que vai comandar o relé, mas isso não ha problema,o problema mesmo è trabalhar com os 220V.
Agora tenho duvida sobre o relé, é que o reLè vai ser acionado por um periodo de 6 a 8 horas e depois è desligado durante outras 6 a 8 horas e volta ao repetir o mesmo isto diariamente, e eu nao sei se o relé pode estar ligado por tanto tempo!
Bem fica aqui as duvidas deem as suas ideias!
Um abraço
-
- Curioso
Obrigado nelmindo assim fico mais descansado,pois tinha muita duvida nisso!
Um abraço
Um abraço
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
"Portanto o motor tem dois fios que saem do motor que se eu introduzir os fios na ficha de electricidade o motor gira num sentido , se troco os fios na ficha ele gira noutro,"
E se não trocares os fios, também inverte o sentido de rotação, ou não?
Cump.
Mário
"Portanto o motor tem dois fios que saem do motor que se eu introduzir os fios na ficha de electricidade o motor gira num sentido , se troco os fios na ficha ele gira noutro,"
E se não trocares os fios, também inverte o sentido de rotação, ou não?
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas...
Atenção que só com um rele não consegues fazer isso. Não ha problema em o rele ficar ligado as tais 6 horas, mas enquanto o rele estiver ligado, o motor tem os 230v, ou seja esta sempre a rodar. Se a finalidade é abrir uma comporta, tens de usar 2 reles, um para abrir e outro para fechar, e convém colocares limitadores de curso, para o pic saber quando a comporta chegou ao fim do fecho ou da abertura, para poder desligar o rele.
Atenção que só com um rele não consegues fazer isso. Não ha problema em o rele ficar ligado as tais 6 horas, mas enquanto o rele estiver ligado, o motor tem os 230v, ou seja esta sempre a rodar. Se a finalidade é abrir uma comporta, tens de usar 2 reles, um para abrir e outro para fechar, e convém colocares limitadores de curso, para o pic saber quando a comporta chegou ao fim do fecho ou da abertura, para poder desligar o rele.
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
-
- Curioso
Patinho tu adevinhas-te realmente o quero fazer !patinhofeio Escreveu:Boas...
Pois eu tenho estado a ver como devo fazer isto só com um relé ,mas tem dado barraca¨agora com dois nao estou a ver como devo comandar isto com o relé, porque queria usar um so pino do PIC!
Qunanto aos limitadores de curso è uma boa ideia , mas siceramento ainda nao vi como vou encaminhar isso !
Se tiveres alguma como devo ser isso, asim como fazer um rascunho de como devo fazer isso agradeço !
Um abraço
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas.
Se só podes usar 1 pino para esse sistema, tens de inventar um pouco.
Podes criar o driver para o 1º relé com entrada a 1 e outro driver para o 2º relé com entrada a 0. Assim, ou está aberto, ou está fechado. Agora, para evitar o motor estar sempre ligado, intercalas os limitadores de curso, um no fio da bobine do relé que sobe e outro no fio da bobine do rele que desce. Desta forma, embora o pic esteja a dar uma ordem estática, o relé só está ligado ate a comporta chegar ao limitador, já que este vai desligar o relé.
Para driver, ou usas 2 transístores, ou um buffer inversor.
Podes criar o driver para o 1º relé com entrada a 1 e outro driver para o 2º relé com entrada a 0. Assim, ou está aberto, ou está fechado. Agora, para evitar o motor estar sempre ligado, intercalas os limitadores de curso, um no fio da bobine do relé que sobe e outro no fio da bobine do rele que desce. Desta forma, embora o pic esteja a dar uma ordem estática, o relé só está ligado ate a comporta chegar ao limitador, já que este vai desligar o relé.
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
-
- Curioso
Obrigado patinho pelo teu contributo,è muito importante!patinhofeio Escreveu:Boas.
Agora não quero deixar de perceber como fazerias isso com dois relés, explica lä um pouco a teoria por favor !
Quanto aos limits jà estao Ok!
Um abraço
De facto, com apenas uma linha do PIC consegues controlar o teu sistema com apenas um relé e os dois fim de curso.
Para tal terás de usar um relé com dois contactos inversores. Caso não consigas arranjar um relé com os dois contactos inversores, então terás de usar dois relés com um contacto inversor cada.
Mas atenção às ligações dos contactos dos relés!!! De modo a funcionar correctamente, deverão estar conforme o esquema que aqui deixo.
Com a linha do PIC em estado activo "ON", excita as bobines dos relés e o motor gira num sentido.
Com a linha do PIC em estado inactivo "OFF", o relé obrigará o motor a rodar em sentido contrario.
Com a activação de qualquer um dos interruptores fim de curso, a linha de alimentação do motor abre e obriga a sua paragem...
Espero que esta solução seja do teu agrado...
Para tal terás de usar um relé com dois contactos inversores. Caso não consigas arranjar um relé com os dois contactos inversores, então terás de usar dois relés com um contacto inversor cada.
Mas atenção às ligações dos contactos dos relés!!! De modo a funcionar correctamente, deverão estar conforme o esquema que aqui deixo.
Com a linha do PIC em estado activo "ON", excita as bobines dos relés e o motor gira num sentido.
Com a linha do PIC em estado inactivo "OFF", o relé obrigará o motor a rodar em sentido contrario.
Com a activação de qualquer um dos interruptores fim de curso, a linha de alimentação do motor abre e obriga a sua paragem...
Espero que esta solução seja do teu agrado...
- Anexos
-
- motor.jpg (30.84 KiB) Visto 1968 vezes