sobretensão

Responder
david.palma
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 10 set 2008, 18:24

sobretensão

Mensagem por david.palma »

Caros...

Tenho uma instalação numa larga zona industrial, onde várias fontes de alimentação (fontes comutadas) alimentam vários paineis de leds. O problema é que as fontes estão constantemente a queimar.
O dimensionamento carga/fonte está bem feito.. vem de fábrica e está assim a funcionar em muitos locais.

Enquanto estive naquela instalação, o quadro veio abaixo 2 vezes e o técnico local diz que aquilo ocorre com alguma frequencia.
A minha suposição vai assim para a própria qualidade da rede que chega ao local, em termos de sobre- e sub-tensões, e em termos da própria qualidade da sinusoide e consequentemente das harmónicas induzidas.
O próprio fabricante das fontes relata que se a qualidade da rede, e da sinusoide, não for aceitável, assiste-se a uma degradação rápida das fontes... apesar de terem filtros, protecçõe etc.

Sei que há aparelhos da Fluke que fazem esta análise e data logging, em termos de tensão, frequencia e mesmo harmónicas presentes. Alguém sabe recomendar algum modelo?

E que tipo de protecções podem ser montadas para evitar estas anomalias? Filtros? Disjuntores para sobretensões?
Apenas conheco protecções de sobretensão contra descargas atmosféricas o que não me parece que faça aqui muito serviço.

Cumprimentos... e obrigado

D.
PFerreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 28 jul 2008, 15:01
Been thanked: 1 time

Re: sobretensão

Mensagem por PFerreira »

Boas,
Tal como disse deve 1º instalar 1 analisador de redes durante vários dias com fim-de-semana e dias úteis, afim de verificar a qualidade da rede. Pois só assim pode ver o que se está a passar com a rede eléctrica.
Em relação à fluke não sei dizer qual é o modelo, pois eu utilizo uns analisadores de redes da marca Circutor.
Cumprimentos,
PFerreira
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Has thanked: 17 times
Been thanked: 14 times
Contacto:

Mensagem por BLima »

Viva,

O FLuke 125 já faz medição da componente harmónica(FFT).

Também existe este modelo:

http://www.fluke.pt/comx/portal_gen.asp ... t&page=pqt

Mas é muito mais caro e não sei se compensa.

Cumprimentos,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas david.palma

1º prenche o perfil (profile)

Fala com a "J. Roma" que eles têm para alugar, e se quiseres ainda te fazem a análise de dados (pagando).

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
david.palma
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Carissimos...

Obrigado a todos pelo feedback...

Quanto aos descarregadores de tensão.. apenas existem para valores de descarga a começar acima dos 1kV certo? Para condições atmosféricas, ou mesmo qualquer transitório da rede só se justifica proteger acima deste valor?

Adicionei mais informação ao meu perfil... o possivel!

Cumprimentos
David Palma
RomMR
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 10 fev 2009, 13:06

Mensagem por RomMR »

Olá David.palma
Dá uma vista de olhos aqui: http://www.sinus.ccg.pt/
É um projecto desenvolvido na universidade do minho para solucionar perturbações na rede devido a cargas não linerares. São apenas protótipos a funcionar em alguns locais mas poderá ser uma boa ajuda para solucionar o teu problema com a rede.
Espero ter ajudado, abraço
david.palma
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Caro RomMR..

Muito obrigado pelo link.
Achei as soluções e o projecto muito interessante, se bem que me pareça que a "escala" ultrapasse as minhas necessidades.
Para já vou tentar achar empresas, que façam análise e diagnóstico à qualidade da rede eléctrica que me chega aquela instalação.
Obrigado de novo :)

DP
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”