Rede cabos coaxiais edificio

Responder
tekl
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 15 nov 2007, 23:33

Rede cabos coaxiais edificio

Mensagem por tekl »

Bom dia,

estou com uma dúvida,
num edificio de 4 ou mais fracções residencias é obrigatória a instalação de 2 redes de cabos coaxiais, quanto á de MATV não tenho dúvidas, o sinal é captado pelas antenas no topo do edificio e direccionado para as fracções através de um só cabo e respectivos derivadores,
Pelo que tenho lido, o sistema de CATV é igual, a minha dúvida é:

Se só existe um cabo para CATV significa que só pode haver um operador (ex. TV Cabo) no edíficio?

Se o cabo transporta o mesmo sinal ao longo do edificio, como é que o operador (TV Cabo) faz, uma vez que nem todas as fracçoes aderem ao serviço, ou aderem a pacotes de canais diferentes?

Muito Obrigado!
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Been thanked: 1 time

Re: Rede cabos coaxiais edificio

Mensagem por carlos_cfr7 »

tekl Escreveu:Bom dia,

estou com uma dúvida,
num edificio de 4 ou mais fracções residencias é obrigatória a instalação de 2 redes de cabos coaxiais, quanto á de MATV não tenho dúvidas, o sinal é captado pelas antenas no topo do edificio e direccionado para as fracções através de um só cabo e respectivos derivadores,
Pelo que tenho lido, o sistema de CATV é igual, a minha dúvida é:

Se só existe um cabo para CATV significa que só pode haver um operador (ex. TV Cabo) no edíficio?

Se o cabo transporta o mesmo sinal ao longo do edificio, como é que o operador (TV Cabo) faz, uma vez que nem todas as fracçoes aderem ao serviço, ou aderem a pacotes de canais diferentes?

Muito Obrigado!
1- Nao, significa que o 1º operador tem a rede ja montada. um segundo operador tem que duplicar a coluna ascendente.

2- é por isso que os operadores tem boxes que descodificam o sinal. ha aqueles canais que estao descodificados e sao gratis..
Eng. de electrónica e telecomunicações
tekl
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por tekl »

totalmente esclarecido...

mas então para efeito de dimensionamento dos tubos como se deverá proceder?

aplicar a fórmula do manual ited? 1,8x(d1^2 + d2^2 + ... + d3^2)^1/2 ???

neste casoo projectista decide o nº maximo de operadores no edificio? (min 2 para 4 ou mais fraccoes autonomas)

obrigado
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Been thanked: 1 time

Mensagem por carlos_cfr7 »

tekl Escreveu:totalmente esclarecido...

mas então para efeito de dimensionamento dos tubos como se deverá proceder?

aplicar a fórmula do manual ited? 1,8x(d1^2 + d2^2 + ... + d3^2)^1/2 ???

neste casoo projectista decide o nº maximo de operadores no edificio? (min 2 para 4 ou mais fraccoes autonomas)

obrigado
o tubo minimo para colunas é o 50, e tens outro igual de reserva... deve dar para uns 15 operadores diferentes..
o que vai limitar é as caixas de coluna para os taps.. e no tubo 40 que vai para o ati cabem na boa uns 6 cabos..em principio para cada casa, um operador de cada vez chega.

Os minimos do manual ja prevem varios operadores..
Eng. de electrónica e telecomunicações
tekl
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por tekl »

muito obrigado!
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”