Bom dia,
estou com uma dúvida,
num edificio de 4 ou mais fracções residencias é obrigatória a instalação de 2 redes de cabos coaxiais, quanto á de MATV não tenho dúvidas, o sinal é captado pelas antenas no topo do edificio e direccionado para as fracções através de um só cabo e respectivos derivadores,
Pelo que tenho lido, o sistema de CATV é igual, a minha dúvida é:
Se só existe um cabo para CATV significa que só pode haver um operador (ex. TV Cabo) no edíficio?
Se o cabo transporta o mesmo sinal ao longo do edificio, como é que o operador (TV Cabo) faz, uma vez que nem todas as fracçoes aderem ao serviço, ou aderem a pacotes de canais diferentes?
Muito Obrigado!
Rede cabos coaxiais edificio
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
- Been thanked: 1 time
Re: Rede cabos coaxiais edificio
1- Nao, significa que o 1º operador tem a rede ja montada. um segundo operador tem que duplicar a coluna ascendente.tekl Escreveu:Bom dia,
estou com uma dúvida,
num edificio de 4 ou mais fracções residencias é obrigatória a instalação de 2 redes de cabos coaxiais, quanto á de MATV não tenho dúvidas, o sinal é captado pelas antenas no topo do edificio e direccionado para as fracções através de um só cabo e respectivos derivadores,
Pelo que tenho lido, o sistema de CATV é igual, a minha dúvida é:
Se só existe um cabo para CATV significa que só pode haver um operador (ex. TV Cabo) no edíficio?
Se o cabo transporta o mesmo sinal ao longo do edificio, como é que o operador (TV Cabo) faz, uma vez que nem todas as fracçoes aderem ao serviço, ou aderem a pacotes de canais diferentes?
Muito Obrigado!
2- é por isso que os operadores tem boxes que descodificam o sinal. ha aqueles canais que estao descodificados e sao gratis..
Eng. de electrónica e telecomunicações
totalmente esclarecido...
mas então para efeito de dimensionamento dos tubos como se deverá proceder?
aplicar a fórmula do manual ited? 1,8x(d1^2 + d2^2 + ... + d3^2)^1/2 ???
neste casoo projectista decide o nº maximo de operadores no edificio? (min 2 para 4 ou mais fraccoes autonomas)
obrigado
neste casoo projectista decide o nº maximo de operadores no edificio? (min 2 para 4 ou mais fraccoes autonomas)
obrigado
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
- Been thanked: 1 time
o tubo minimo para colunas é o 50, e tens outro igual de reserva... deve dar para uns 15 operadores diferentes..tekl Escreveu:totalmente esclarecido...
obrigado
o que vai limitar é as caixas de coluna para os taps.. e no tubo 40 que vai para o ati cabem na boa uns 6 cabos..em principio para cada casa, um operador de cada vez chega.
Os minimos do manual ja prevem varios operadores..
Eng. de electrónica e telecomunicações