como ligar um relé
-
- Velha Guarda
- Registado: 16 abr 2007, 22:51
- Been thanked: 3 times
como ligar um relé
olá pll entao a minha duvida é a seguinte tenho um termostato de imerção e uma vavula que detecta a circulação de agua na rede , ora a minha duvida é a seguinte como é queeu posso ligar as 2 coisas para fazer funcionar uma bomba monofasica , terei que utilizar um relé ????
papi53
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: como ligar um relé
Boas
Explica melhor o que queres fazer.
Termostato
Fluxoestato
Bomba de agua
Cump.
Mário
Explica melhor o que queres fazer.
Termostato
Fluxoestato
Bomba de agua
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
ora isto é para um sistema solar ora o que eu quero quando o fluxoestato liga á bomba liga e quando o termostato ligar a bomba liga tambem mas em haver comflito entre eles
papi53
-
- Velha Guarda
- Registado: 23 jun 2008, 13:02
- Been thanked: 80 times
Olá "papi53",
O conflito não é "entre eles" mas sim contigo.
O termostato é o elemento de controlo, liga e desliga a bomba, e o fluxostato é o elemento de segurança que protege a bomba contra falta de água no circuito.
Deves ligar o fluxostato no seu contacto NC (normalmente fechado).
Cumprimentos.
O conflito não é "entre eles" mas sim contigo.
O termostato é o elemento de controlo, liga e desliga a bomba, e o fluxostato é o elemento de segurança que protege a bomba contra falta de água no circuito.
Deves ligar o fluxostato no seu contacto NC (normalmente fechado).
Cumprimentos.
-
- Velha Guarda
ok mas o funcionamento não é esse que eu quero é , quero sim que o fluxoestato acione a bamba quando é detectado um muvimento na tubagem e o termostato que fassa o mesmo que acione a bomba quando for preciso isto tudo porque esta acupulado a um kit solar que ira ser introduzido dentro dos apartamentos , o conduminio vai levar um sistema solar com um deposito colectivo , percebido
papi53
Ola amigo use os contatos NA do termostato e do fluxostato em paralelo,para acionar um contator,assim qualquer deles que for acionado ligara o contator.
espero ter ajudado
kleber
espero ter ajudado
kleber
-
- Velha Guarda
e não vai haver conflitos entre eles ???? mas o termostato tb é de contactos NA ??se for quer dizer que posso ligar em paralelo com o fluxostato ??
- Anexos
-
- 111.bmp (792.83 KiB) Visto 1974 vezes
papi53
-
- Velha Guarda
Olá "papi53",
1) E se não houver água na instalação (rotura, por exemplo) e o termostato "mandar" ligar a bomba circuladora?
2) E se a temperatura no painel solar for mais baixa que a do reservatório, e a bomba não parar, aquecemos a rua?
3) O que se pretende controlar, exactamente?
Cumprimentos.
1) E se não houver água na instalação (rotura, por exemplo) e o termostato "mandar" ligar a bomba circuladora?
2) E se a temperatura no painel solar for mais baixa que a do reservatório, e a bomba não parar, aquecemos a rua?
3) O que se pretende controlar, exactamente?
Cumprimentos.
-
- Velha Guarda
vé la se esta melhor assim ???.
- Anexos
-
- 222.bmp (792.83 KiB) Visto 1934 vezes
papi53
-
- Velha Guarda
Olá "papi53",
Isto começa a fazer sentido.
1) Quantos permutadores de placas são?
2) Quantos fluxostatos são?
3) Quantos termostatos são? Serão termostatos electromecânicos ou sensores (Pt100)?
4) Quantas bombas circuladoras são? Qual a potência de cada circuladora?
5) Qual a localização exacta do termostato e qual o valor de regulação?
6) O sistema não tem orgãos de segurança?
7) Como é feito o controlo da circuladora do circuito primário?
Não é fácil ajudar quando a informação é escassa.
cumprimentos.
Isto começa a fazer sentido.
1) Quantos permutadores de placas são?
2) Quantos fluxostatos são?
3) Quantos termostatos são? Serão termostatos electromecânicos ou sensores (Pt100)?
4) Quantas bombas circuladoras são? Qual a potência de cada circuladora?
5) Qual a localização exacta do termostato e qual o valor de regulação?
6) O sistema não tem orgãos de segurança?
7) Como é feito o controlo da circuladora do circuito primário?
Não é fácil ajudar quando a informação é escassa.
cumprimentos.
-
- Velha Guarda
deixem estar tento ser o mais simples possivel, mas cada vez fazem mais perguntas sem semtido só quero saber como ligo o fluxoestato com o termostato para acionar a bamba mais nada basta dizer ligas em paralelo , ou tens que por um relé simples . se não me fasso entender prontos obrigada pelos concelhos que já me deram .
papi53
-
- Velha Guarda
Olá "papi53",
Afinal já percebi.
E a solução é:
1) Liga como quiseres.
2) Utiliza um relé ou liga directamente.
Cumprimentos.
(p.s. - a bomba é trifásica)?
Afinal já percebi.
E a solução é:
1) Liga como quiseres.
2) Utiliza um relé ou liga directamente.
Cumprimentos.
(p.s. - a bomba é trifásica)?
desculpem, mas para ligar e desligar a bomba, não é pressostacto e não termostacto?
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas.
ricon-124, pressostato utiliza-se em bombas de pressão. Neste caso, trata-se de um sistema de aquecimento, e as bombas são apenas de circulação de aguas.
papi53, para o que pretendes é simples:
Se tanto o fluxostato como o termostato tiverem contacto seco(livre de tensão) basta ligares os contactos dos 2 aparelhos em paralelo.
Se algum dos controladores tiverem contacto alimentado(tipo os sensores de movimento que mandam fase), tens de ligar nessa saída um relé, e por sua vez, o contacto do relé é que vai comutar a bomba.
Se ambos os aparelhos funcionarem na mesma fase, é possível ligar um controlador de rele seco a um controlador com saída a tensão,, mas para evitar chatices, é sempre bom colocar o relé(apenas se algum dos controladores tiver saída a tensão).
Abraço
PS:Para o esquema em questão, eu colocaria os 2 controladores em série. Não faz sentido a bomba fazer circulação, se o circuito para o apartamento não estiver em funcionamento(fuxostato off). O funcionamento deverá ser: Se existir circulação de agua para o apartamento e houver temperatura no depósito colectivo, liga a bomba circuladora.
OFFTOPIC: Era uma grande ajuda que a malta que tenta ajudar, leia e entenda os tópicos colocados. Ha duvidas que têm surgido ao longo do tópico que estão explicadas no post de abertura. Alem disso, o 2º esquema colocado, esclarece o numero de bombas, permutadores e etc para a questão colocada.
ricon-124, pressostato utiliza-se em bombas de pressão. Neste caso, trata-se de um sistema de aquecimento, e as bombas são apenas de circulação de aguas.
papi53, para o que pretendes é simples:
Se tanto o fluxostato como o termostato tiverem contacto seco(livre de tensão) basta ligares os contactos dos 2 aparelhos em paralelo.
Se algum dos controladores tiverem contacto alimentado(tipo os sensores de movimento que mandam fase), tens de ligar nessa saída um relé, e por sua vez, o contacto do relé é que vai comutar a bomba.
Se ambos os aparelhos funcionarem na mesma fase, é possível ligar um controlador de rele seco a um controlador com saída a tensão,, mas para evitar chatices, é sempre bom colocar o relé(apenas se algum dos controladores tiver saída a tensão).
Abraço
PS:Para o esquema em questão, eu colocaria os 2 controladores em série. Não faz sentido a bomba fazer circulação, se o circuito para o apartamento não estiver em funcionamento(fuxostato off). O funcionamento deverá ser: Se existir circulação de agua para o apartamento e houver temperatura no depósito colectivo, liga a bomba circuladora.
OFFTOPIC: Era uma grande ajuda que a malta que tenta ajudar, leia e entenda os tópicos colocados. Ha duvidas que têm surgido ao longo do tópico que estão explicadas no post de abertura. Alem disso, o 2º esquema colocado, esclarece o numero de bombas, permutadores e etc para a questão colocada.
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto