Regular rotação de motor.

Responder
carlos manuel
Curioso
Curioso
Registado: 04 out 2007, 21:39

Regular rotação de motor.

Mensagem por carlos manuel »

Boas.
Gostava de saber como regular a rotação de um motor de maquina de lavar para menos do que normalmente ele roda? obrigada.
carlos manuel
Curioso
Curioso

Re: Regular rotação de motor.

Olá, eu sei que talvez seja um pergunta tola , mas eu precisava de fazer rodar um mecanismo muito lento mas queria gastar o menos possivel, sera que um motor de maquina de lavar dava? ou então o que poderia usar obrigada. obrigada
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

E qual a velocidade que queres?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Been thanked: 1 time

Mensagem por carlos_cfr7 »

carlos manuel Escreveu:Olá, eu sei que talvez seja um pergunta tola , mas eu precisava de fazer rodar um mecanismo muito lento mas queria gastar o menos possivel, sera que um motor de maquina de lavar dava? ou então o que poderia usar obrigada. obrigada
Mais vale pores polies que desmultipliquem a velocidade do que alterar a frequencia de alimentaçao ou os polos do motor.
A mak de lavar tem uma desmultiplicaçao ainda grande do motor para o tambor da maquina, podes aproveitar as polies e a correia..
alem de que os motores monofasicos com pouca rotaçao nao tem binario qs nenhum, porque a fase fantasma, para o campo giratorio é feita com um condensador para desfasar a fase normal.
Eng. de electrónica e telecomunicações
kleber
Curioso
Curioso
Registado: 25 fev 2009, 03:38

Mensagem por kleber »

ola amigo se o motor for monofasico e pequeno porte pode fazer um circuito eletronico com scr´s,deve atentar se com a partida isso e fazer a regulaçao depois da partida do mesmo,e uapenas uma ideia mas vale apena tentar,(sai baratin)colocaria um potenciometro para controlar o circuito,se vc tiver duvida como montar existem sites com esse circuito pronto como o feira de ciencias...

espero ter ajudado

kleber
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Been thanked: 1 time

Mensagem por carlos_cfr7 »

kleber Escreveu:ola amigo se o motor for monofasico e pequeno porte pode fazer um circuito eletronico com scr´s,deve atentar se com a partida isso e fazer a regulaçao depois da partida do mesmo,e uapenas uma ideia mas vale apena tentar,(sai baratin)colocaria um potenciometro para controlar o circuito,se vc tiver duvida como montar existem sites com esse circuito pronto como o feira de ciencias...

espero ter ajudado

kleber
Os motores das maquinas de lavar sao sincronos sem escovas, com uma fase auxiliar feita a partir dum condensador em série, normalmente 4/36 polos. (4-centrifugaçao, 36-regime normal)
a regulaçao de tensao só faz o motor perder binario.

Ou altera polos ou a frequencia da tensao de alimentaçao. ou desmultiplica a velocidade com meios mecanicos(correia e polies)
Eng. de electrónica e telecomunicações
carlos manuel
Curioso
Curioso

Boas, eu quero agradecer a vossa ajuda mas já arranjei outra solução, vou usar um motor do grelhador de um fogão tem muito binario e é lento,mas muito obrigada na mesma.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”