Urgente- O que é Melhor?
Urgente- O que é Melhor?
boas
estou a fazer um projecto de ited para uma moradia.
o proprietario quer 10 tomadas para tv e 10 para dados.
Ele vai querer ter internet em varias tomas. Para possibilitar isso coloquei uma caixa F (futuras instalações).
A minha questão o que é melhor um ATI ou um pequeno bastidor.
Obrigado
MASS
estou a fazer um projecto de ited para uma moradia.
o proprietario quer 10 tomadas para tv e 10 para dados.
Ele vai querer ter internet em varias tomas. Para possibilitar isso coloquei uma caixa F (futuras instalações).
A minha questão o que é melhor um ATI ou um pequeno bastidor.
Obrigado
MASS
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Re: Urgente- O que é Melhor?
Viva.
só 10 tomadas?
aplica um ATI de 12, é mais que suficiente e sempre ficam 2 reservas futuras
Projecta a caixa F como sendo de tamanho I3 ou C1, por debaixo (ou por cima) do ATI.
Só assim a F terá espaço para equipamentos futuros.
NOTA:
só para veres, ainda há pouco tempo num projecto que fiz coloquei um ATI de 16, pois saía mais barato que um bastidor mural, além de que pelas dimensões do bastidor, o cliente preferiu o ATI
só 10 tomadas?
aplica um ATI de 12, é mais que suficiente e sempre ficam 2 reservas futuras

Projecta a caixa F como sendo de tamanho I3 ou C1, por debaixo (ou por cima) do ATI.
Só assim a F terá espaço para equipamentos futuros.
NOTA:
só para veres, ainda há pouco tempo num projecto que fiz coloquei um ATI de 16, pois saía mais barato que um bastidor mural, além de que pelas dimensões do bastidor, o cliente preferiu o ATI
Learning is the goal!!
-
- Curioso
- Registado: 19 nov 2008, 22:45
No meu entender, devias falar com o cliente..., para saberes o que ele pretende fazer com a instalação no futuro.
Isto porque se ele quiser fazer da instalação uma pequena rede estruturada... um bastidor no meu ver é melhor porque dá para colocar todos os equipamentos dentro e ficar mais organizado.
Abraço
Isto porque se ele quiser fazer da instalação uma pequena rede estruturada... um bastidor no meu ver é melhor porque dá para colocar todos os equipamentos dentro e ficar mais organizado.
Abraço
- bluespirit
- Velha Guarda
- Registado: 26 dez 2008, 11:34
- Been thanked: 1 time
- Contacto:
Ora aí está alguem que se preocupa com o cliente.Helder Rodrigues Escreveu:No meu entender, devias falar com o cliente..., para saberes o que ele pretende fazer com a instalação no futuro.
Abraço
Coisa rara por estas bandas.
Acima de tudo aconselhar e propor. É isso que faz a distinção entre entre um "excelente prestador de serviços" e "um serviço prestado".
Quando se aconselha (bem), normalmente o cliente fica satisfeito e acaba por não optar pelo mais barato.
Todos ganham e o cliente acaba por se fidelizar.
-
- Velha Guarda
Viva.bluespirit Escreveu: Ora aí está alguem que se preocupa com o cliente.
Coisa rara por estas bandas.
Acima de tudo aconselhar e propor. É isso que faz a distinção entre entre um "excelente prestador de serviços" e "um serviço prestado".
Quando se aconselha (bem), normalmente o cliente fica satisfeito e acaba por não optar pelo mais barato.
Todos ganham e o cliente acaba por se fidelizar.
No meu caso, quando falei com o cliente expliquei-lhe as opções:
NOTA:
O ATI previsto foi o novo da JSL, série ACTIV, que ia de encontro ás pretensões do cliente, e saía mais barato que o bastidor para o fim equivalente, além das dimensões seem menores, o que era muito importante atendendo á moradia em questão

Learning is the goal!!
- bluespirit
- Velha Guarda
- Contacto:
E o ACTIV da JSL já está disponivel?
Pensei que ainda estava em projecto.
O ACTIV deveria ser o que se deveria propor a partir de agora nas situações residenciais.
Possiblita já a chegada dos operadores através de Fibra Óptica.
Não sei o que se passa no resto do País, mas na Maia estão a "enchracar" o chão (subterrâneo) de FO.
A FTTH é já o presente.
http://pt.wikipedia.org/wiki/FTTH
O ACTIV deveria ser o que se deveria propor a partir de agora nas situações residenciais.
Não sei o que se passa no resto do País, mas na Maia estão a "enchracar" o chão (subterrâneo) de FO.
A FTTH é já o presente.
-
- Velha Guarda
Sim, julgo já estar disponivel, pois foi-me aconselhado pela JSL, além de que já tem preço e tudo..bluespirit Escreveu:E o ACTIV da JSL já está disponivel?
...
Learning is the goal!!
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
bluespirit Escreveu:E o ACTIV da JSL já está disponivel?
A FTTH é já o presente.
FTTH?? humm seria um grande avanço estarem a planear isso...
Aqui ja andaram a passar fibras mas nao é FTTH, FTTC talvez..
De qualquer maneira nao estou a ver serviços aí a curto prazo que justifique FTTH. Para as empresas, sim, e ja existe ha muito tempo...
Eng. de electrónica e telecomunicações
- bluespirit
- Velha Guarda
- Contacto:
FTTH não é uma especificação da fibra
F - Fiber
T - To
T - The
H - Home
F - Fiber
T - To
T - The
H - Home
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
eu sei.. e FTTC é fiber to the curb.bluespirit Escreveu:FTTH não é uma especificação da fibra
F - Fiber
T - To
T - The
H - Home
Dificilmente uma moradia necessita de taxas de transmissao acima do ADSL, é o que estava a dizer, nem ha serviços disponiveis que justifiquem taxas acima disso.
Ultimamente têm andado a espalhar fibra aqui pela cidade mas para a filosofia FTTC.
O operador tipo TVcabo, clix, etc etc recebe dados por fibra e espalha, tambem por fibra, ate armarios estrategicamente espalhados pela cidade, e depois faz a distribuiçao em cabo coaxial(bus), ou em pares de cobre (estrela) até os armarios da PT, para depois trocar as linhas. Se uma empresa precisa duma fibra directa, é usada a tubagem existente.
Não espalham por aí fibras que nao sejam pra usar a curto prazo, ja que é uma tecnologia que esta em grande desenvolvimento e rapidamente se desactualiza e baixa o preço.. penso eu de que...
Ha ca no algarve um pequeno operador que so serve umas urbanizaçoes de luxo que esta a começar a disponibilizar FTTH (aon). Até ha bem pco tempo so tinham FTTC, depois os clientes queriam mais banda e canais mais especificos e o operador nao quer ocupar mais banda do coax com canais so pra 1 ou 2 clientes.
Eles tem video vigilancia remota e domotica para o pais onde eles estao, querem pacotes de canais que nao lembra a mais ninguem, nas linguas deles, e a opçao de FTTH começa a ser viavel ao inves do cabo coaxial, cuja largura de banda é partilhada por varios moradores, e os canais de TV tambem.
Nesses casos justifica, no utilizador normal nas cidades, os 24Mbps acho ser suficiente..
Boas tens uma solução optima no mercado o ATI JSL com a nova placa que te facilita para a instalação do swtch para o cliente ter net em todas as tomadas pretendidas
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
CMTN Escreveu:Boas tens uma solução optima no mercado o ATI JSL com a nova placa que te facilita para a instalação do swtch para o cliente ter net em todas as tomadas pretendidas
em todas nao, no maximo tens um switch de 8 portas.
Sendo uma para ligar ao router, ficas so com 7 tomadas com internet...
Pode-se colocar uma tomada de Pares de cobre dupla, uma para o sinal da linha, e outra para levar internet de volta ao ATI para o switch.
Se quiserem um router ADSL, normalmente so tem 4 portas de rede...
Atenção ao
Tamanho
Interior
Sempre que possível a opção deverá passar pelo bastidor.
Tamanho
Interior
Sempre que possível a opção deverá passar pelo bastidor.