Protótipo Rele microcontrolado sequência de fases

Responder
Dezão
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 23 jan 2009, 14:24

Protótipo Rele microcontrolado sequência de fases

Mensagem por Dezão »

Olá Pessoal, alguém conhece onde posso conseguir um circuito que identifica as fases trisfásicas R, S, T. Estou num projeto que o circuito vai marcar a sequência das fases, e quando elas forem invertidas não irá atuar a saída a relé.
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Re: Protótipo Rele microcontrolado sequência de fases

Mensagem por patinhofeio »

Dezão Escreveu:Olá Pessoal, alguém conhece onde posso conseguir um circuito que identifica as fases trisfásicas R, S, T. Estou num projeto que o circuito vai marcar a sequência das fases, e quando elas forem invertidas não irá atuar a saída a relé.
Boas.
Não sei qual o intuito desse projecto, já que existem diversos aparelhos que já fazem isso. Seria útil projectar cenas ainda não comercializadas.
De qualquer forma, deves começar pela base:
A corrente trifásico é constituída por 3 fases desfasadas em 120º. 3 fases a 120º tens os 360º de rotação completa. Sabendo a frequência das fases(é igual nas 3)basta calcular o intervalo de tempo entre o pico de cada fase. Depois disso é só interpretar esse pico e ver a sequência pela qual ocorre.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
faraujo525
Curioso
Curioso
Registado: 18 jan 2009, 17:29

Mensagem por faraujo525 »

Boas
tens um aparelho que se chama sequisimetro que é mesmo para ver o sentido das fases
Dezão
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Dezão »

Bom com relação a aparelhos existentes, eu também conheço vários. Mas isto é um projeto proposto pela faculdade, e não quero por em merito aqui a questão de fabricação de algo já existente. A dúvida principal é qual circuito eletrônico, quais componentes poderam fazer esta detecção das três fases. Baseado em quais componentes?
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

Boas..
Se é um projecto para a faculdade, deves conhecer já o funcionamento dos componentes.
No meu anterior post, já expliquei uma forma de como analisar as sequências de fase, agora circuitos ou componentes... Há que fazer algo, caso contrário seria um projecto do fórum para a tua faculdade.
Em continuação ao post de cima, podes usar condensadores e portas AND para seguir o desfasamento das fases ou podes usar um micro-controlador.
Abraço e bom trabalho
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Dezão
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Dezão »

Valeu!
Responder