Tensão abaixo dos 220V

mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: Tensão abaixo dos 220V

Mensagem por mpinto »

A taxa de potência é o pagamento que "dá" ao cliente o direito de ligar uma carga igual à potência contratada sem que os valores da tensão saiam da norma.
-Em relação à queda de tensão normalizada, a norma permite uma tolerância de +-10% em 95% dos valores eficazes médios medidos numa semana. Relativamente aos receptores em BT não são permitidos aumentos superiores a 10% e diminuições superiores a 15% em cada momento. Em certos momentos é possivel admitir uma queda de tensão superior, por ex. durante o arranque de motores, que provocam solicitações consideráveis, originando quedas de tensão maiores que as referidas.
Consultar: Enrico Grassani, "Verificação das Instalações e dos Equipamentos Eléctricos", 2004, Editorial Delfino.


jorgemiguelr
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 30 ago 2008, 18:47
Localização: Porto

Re: Tensão abaixo dos 220V

Mensagem por jorgemiguelr »

Perante a incapacidade da EDP de resolver a situação, porque não compras uma UPS e colocas, ou ainda melhor, porque não colocas energia FOTOVOLTAICA? ou uma mini eolica?!
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: Tensão abaixo dos 220V

Mensagem por mpinto »

jorgemiguelr Escreveu:Perante a incapacidade da EDP de resolver a situação, porque não compras uma UPS e colocas, ou ainda melhor, porque não colocas energia FOTOVOLTAICA? ou uma mini eolica?!
Implementar um sistema capaz de o tornar autónomo seria extremamente dispendioso.
Penso que, na tua àrea não deves ser caso único. Juntem-se, associem-se, peçam o apoio das forças políticas, Câmara, Junta de Freguesia etc.. façam exposição ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos), ao Ministério da Economia, Meios de Comunicação Social, (programa Nós por Cá)................
pestynha
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 99
Registado: 21 abr 2009, 12:10
Localização: Setubal
Contacto:

Re: Tensão abaixo dos 220V

Mensagem por pestynha »

boas
normalmente esses caso resolvem.-se com a subida de um ponto ao TP se ja nao estiver no maximo
deve ser uma rede extensa e a rede nua (redes antigas) podem ser tambem ligadores mal apertado ou velhos

adianto-te ainda que se ligares para as avarias o teu problema nao ira ser resolvido
ou melhor se ligares pede para ser colocado um analisador de redes

mas aconselho a fazer uma carta escrita 1º e dps de ter ligado para as avarias , para a edp a avisar da situaçao e que se nao fizerem nada q vais fazer queixa para as entidades reguladoras

caso precises alguma coisa manda MP pois eu trabalho na edp
zuga
Curioso
Curioso
Mensagens: 73
Registado: 15 mai 2009, 16:23
Localização: OTA

Re: Tensão abaixo dos 220V

Mensagem por zuga »

À cerca de 3 anos atrás verifiquei um constante abaixamento de tensão (se é assim que se diz!) em minha casa - algo tipo quando se liga uma carga elevada e se sente a luz baixar de repente e depois volta ao normal.

Medi com o voltímetro e registei uma carrada de medições (50 salvo erro) cuja média andava nos 210V o mínimo nos 180V e o máximo nos 215V, comuniquei à EDP o facto e eles instalaram um aparelho de medição cá em casa (1semana)... O relatório dessa medição, foi somente uma carta a informar que estava tudo dentro da lei (tensão entre 230V+-10%) e que era um problema da minha instalação. Depois deste tempo todo e após vários comunicados às entidades competentes, nem mais uma única medição fizeram e nem os resultados da medição me mandaram. E continuo em casa com as constantes quebras de luz, que mais parece uma árvore de natal a piscar :lol:

Por isso não me admira que haja muito pessoal com problemas do mesmo tipo (ainda eu sou um sortudo pois até agora ainda consigo ligar todos os aparelhos).

P.S.: Será que se pode relacionar o constante "piscar" com o rebentamento de lâmpadas tipo foco? É que tenho verificado isso também!
pestynha
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 99
Registado: 21 abr 2009, 12:10
Localização: Setubal
Contacto:

Re: Tensão abaixo dos 220V

Mensagem por pestynha »

esses picos de tensao podem provocar varios danos ... apesar de dizerem q nao
Nuno Gonçalves
Curioso
Curioso
Mensagens: 69
Registado: 20 out 2009, 21:48

Re: Tensão abaixo dos 220V

Mensagem por Nuno Gonçalves »

nada que um estudo no PSSE não resolva
Nuno Gonçalves
zuga
Curioso
Curioso
Mensagens: 73
Registado: 15 mai 2009, 16:23
Localização: OTA

Re: Tensão abaixo dos 220V

Mensagem por zuga »

Nuno Gonçalves Escreveu:nada que um estudo no PSSE não resolva
Pois... Diz isso à EDP, acho que foi isso que eles fizeram em minha casa (deixaram durante alguns dias um multimetro digital a medir consumos e níveis de tensão), no final de tudo mandaram uma carta com poucas palavras a dizer que estava tudo dentro dos níveis permitidos por lei!
Candal
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 30 out 2008, 11:42
Localização: Coimbra

Re: Tensão abaixo dos 220V

Mensagem por Candal »

Olá

Em todas as situações, o essencial é que haja Bom Senso.
A EDP disponibiliza, no seguinte endereço, http://www.edp.pt/pt/faleconnosco/Pages ... utras.aspx, ou através do n.º 808 505 505, a possibilidade de qualquer pessoa/cliente manifestar o descontentamento por qualquer situação irregular.
Esse descontentamento é, automáticamente, encaminhado para o respectivo departamento, para análise.
A análise é sempre efectuado com equipamentos calibrados segundo as normas em vigor (neste caso é a NP EN 50160).
Em função dos resultados obtidos, observando-se a irregularidade, são accionados os mecanismos conducentes à sua resolução, conforme determinado no Regulamento da Qualidade de Serviço (http://www.erse.pt/pt/electricidade/reg ... ar2006.pdf).
As tensões instantâneas são, na maior parte das vezes, obtidas por equipamentos não calibrados, que não reflectem o que está preconizado na norma atrás referida.

Cumps
zuga
Curioso
Curioso
Mensagens: 73
Registado: 15 mai 2009, 16:23
Localização: OTA

Re: Tensão abaixo dos 220V

Mensagem por zuga »

Candal, tens razão sem dúvida alguma... O meu multimetro Fluke não é tão calibrado como os da EDP! (ou será que é outro problema)?!

No meu caso, só após 2 cartas registadas e inscrição na DECO e esta questionar a EDP é que eles se prepuseram a ir até às minhas instalações medir os níveis de tensão a montante. E mesmo assim, após uma simples medição de 1 semana com o multímetro "EDP" lá recebi um relatório passadas umas semanas a informar "Vimos por este meio informar que os níveis de tensão lidos estão dentro dos parâmetros estipulados por lei pelo que não carece de qualquer reparação e/ou modificação na ligação eléctrica". Até hoje e após o envio de mais 2 cartas a contestar a anterior carta e a pedir gráfico de leituras efectuadas, nunca recebi qualquer resposta nem o gráfico de leituras obtido pelo excelente multímetro "EDP"...

Daqui apenas concluiu que pelo simples facto de haver necessidade de 5 ou 6 habitações terem nova "baixada" proveniente de um PT a pouco mais de 5km de distancia, a EDP não pretende assumir qualquer responsabilidade nos constantes abaixamentos de tensão!

Tenho a firme certeza que a EDP é uma excelente empresa e que isto só é resultado de uma má interpretação de alguém e porque esse alguém em caso de dúvida não se dispôs sequer a deslocar ao local para verificar a queixa de um cliente que em caso de dúvida deverá ter SEMPRE razão...
joao2004
Curioso
Curioso
Mensagens: 61
Registado: 17 set 2008, 15:26
Localização: norte

Re: Tensão abaixo dos 220V

Mensagem por joao2004 »

Também em minha casa a tensão está dentro das normas :roll: isto segundo a edp...

Durante esta tarde fiz o seguinte registo (1 hora)... comentem...
1.jpg
1.jpg (117.7 KiB) Visto 1565 vezes
Mais um... este com a instalação com carga mínima.
2.jpg
2.jpg (129.03 KiB) Visto 1565 vezes
zuga
Curioso
Curioso
Mensagens: 73
Registado: 15 mai 2009, 16:23
Localização: OTA

Re: Tensão abaixo dos 220V

Mensagem por zuga »

E eu que achava que o meu caso já era mau!!!! Pelas leituras que mostras isso é mesmo do pior... Já agora qual a marca/modelo de aparelho de leitura? O gráfico foi directo do aparelho?

A tensão de alimentação às habitações deverá ser de 230V +-10% (253V-207V) pelo que vejo no gráfico isso nunca está aceitável!
joao2004
Curioso
Curioso
Mensagens: 61
Registado: 17 set 2008, 15:26
Localização: norte

Re: Tensão abaixo dos 220V

Mensagem por joao2004 »

zuga Escreveu:E eu que achava que o meu caso já era mau!!!! Pelas leituras que mostras isso é mesmo do pior... Já agora qual a marca/modelo de aparelho de leitura? O gráfico foi directo do aparelho?

A tensão de alimentação às habitações deverá ser de 230V +-10% (253V-207V) pelo que vejo no gráfico isso nunca está aceitável!
Acho que qualquer um consegue ver que esta situação está muito fora das normas.... mas para a edp está tudo ok. Tenho de compilar uma série de gráficos e enviar para edp, erse, deco, e nem sei quem mais a ver se se resolve alguma coisa...

Fluke 289, o gráfico foi através do FlukeView Forms
santossg
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 16 jan 2009, 15:59
Localização: Sintra

Re: Tensão abaixo dos 220V

Mensagem por santossg »

Bem, não tenho um multimetro muito "avançado" mas dei-me ao trabalho de fazer algumas medições.

Vou enviar estas medições na proxima reclamação.

Comentem.
Anexos
CurrenteElectrica.pdf
(172.57 KiB) Transferido 118 vezes
xalassa
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 20 jan 2010, 22:33
Localização: Caldas da Rainha

Re: Tensão abaixo dos 220V

Mensagem por xalassa »

boas
acho k nem aumentarem o ponto do transformador dá, o transformador por norma tem 5 pontos, cada ponto tem uma diferença entre si de +- 5v, logo o maximo k pode aumentar sao 25v, (na melhor das hipoteses) mas depois de dia tinha uma tensao um bocado elevada. o pt deve é de estar com muito consumo e de noite ainda aumenta mais, logo a tensao baixa bruscamente, por isso so a edp por mais um pt e dividir a rede.
comprimentos
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”