Exigencias da EDP

Responder
ricardofilipelopes
Curioso
Curioso
Registado: 22 dez 2008, 20:54

Exigencias da EDP

Mensagem por ricardofilipelopes »

Boa tarde colegas

Estou em divergencia com um fiscal da EDP, em relação à colocação de um quadro de obras.

Eu preguei o quadro de obras a uns tabiques que por sua vez estão amarrados ao muro.
A resposta do fiscal é que tenho de fixar o quadro da mesma maneira, mas em madeira tratada e não em tabiques.

Outra questão foi o tipo de tubo que liga o contador ao quadro de obras.
Eu, pensei em colocar o tubo corrugado com cabo de malha de aço, mesmo que o corrugado não oferece-se a protecção mecanica necessária o cabo por si protegia essa falha.
O fiscal não autoriza. Aconselhou-me a instalar tubo de idronil ou tubo de PVC.

Agora pergunto????

será que estou assim tão errado, ou o fiscal está a gozar comigo!!!
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Exigencias da EDP

Mensagem por nelmindo »

ricardofilipelopes Escreveu:Boa tarde colegas

Estou em divergencia com um fiscal da EDP, em relação à colocação de um quadro de obras.

Eu preguei o quadro de obras a uns tabiques que por sua vez estão amarrados ao muro.
A resposta do fiscal é que tenho de fixar o quadro da mesma maneira, mas em madeira tratada e não em tabiques.

Outra questão foi o tipo de tubo que liga o contador ao quadro de obras.
Eu, pensei em colocar o tubo corrugado com cabo de malha de aço, mesmo que o corrugado não oferece-se a protecção mecanica necessária o cabo por si protegia essa falha.
O fiscal não autoriza. Aconselhou-me a instalar tubo de idronil ou tubo de PVC.

Agora pergunto????

será que estou assim tão errado, ou o fiscal está a gozar comigo!!!

cheira-me a isso
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Tens de despregar, ou melhor pregar!!!
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Has thanked: 1 time
Been thanked: 8 times

Mensagem por CAOR »

Pela minha experiência penso que deve fazer o que o fiscal diz, embora tenha ou não tenha razão porque ai (não sei onde) é numa maneira, noutro lado é doutra, tambem não é tanto como isso e se continuar a não fazer o que ele pede nunca mais tem contador.
jmonteiro
Curioso
Curioso
Registado: 02 dez 2007, 17:21

Mensagem por jmonteiro »

em resposta a sua duvida, devo dizer que a instalação provisória de obras vulgo quadro de obras, é uma instalação eléctrica de utilização e deverá estar em perfeitas condições de exploração. Todos sabemos como funcionam as obras e se descorarmos principios básicos de segurança o acidente aconteçe.
Neste seguimento a fixação do quadro eléctrico de obras é essencial, apesar da provável existência de tum técnico que assinou um termo de responsabilidade pela Boa Exploração das Instalaçaões.
Em relação ao que o fiscal da EDP, diz, na minha opinião este só se deve preocupar com a instalação, até ao contador, apartir dai deixa de ter responsabilidade, não sei se é o caso, mas em muitas regiões, a EDP para salvaguardar possiveis acidentes exige, e diga-se de pleno direito, a instalação da caixa de portinhola e da caixa de contador em muro de alvenaria, aproveitando de seguida os instaladores para fixarem o quadro de obras nas costas deste murete.
Outra das coisas que deveria ser verificada pelo fiscal da EDP, para a ligação da energia seria a instalação e medição do electrodo de terra, visto estas instalações não terem vistoria ew a maior parte dos termos de responsabilidade serem assinados de cruz.
Para finalizar, o tubo corrugado de parede interior lisa de 10 Kgf ( este pq existem outrosno mercado que não cumprem com as normas de segurança), é para ser instalado enterrado ou embutido em elementos da construção, isto pq não garante protecção contra raios UV, pelo que na minha opinião deverá ser sempre instalado o tubo Hidronil, em sitios expostos.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”