ola preciso de ajuda pois sou meio leigo!!!
preciso instalar em meu automovel um notebok(input 19v-3,42A) e uma impressora(input 1,0A,output 30v-0,5A)e devo comprar o conversor ou inversor de quantos Watts? tenho a disposição para comprar 80W,90W,175W.
e como faço este calculo?
desde ja obrigado se alguem puder me ajudar.
conversor ac/dc automotivo???
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Re: conversor ac/dc automotivo???
Boas.alelui1 Escreveu:ola preciso de ajuda pois sou meio leigo!!!
preciso instalar em meu automovel um notebok(input 19v-3,42A) e uma impressora(input 1,0A,output 30v-0,5A)e devo comprar o conversor ou inversor de quantos Watts? tenho a disposição para comprar 80W,90W,175W.
Se for para alimentar directamente, precisas de dois conversores dc/dc pois tens 2 voltagens diferentes(19v e 30v).
Se for para comprar um conversor dc12v/ac230v, aconselho a comprares o de 175W ou mais.
Eu costumo fazer os calculos assim:
P=U*I logo
19*3.42=64.98 + 30*0.5=15 = 79.98w
Este tipo de conversor costuma aquecer um bocado, e se trabalharem ao limite mais depressa avariam. Eu tinha um de 200W que avariou com uma carga de uns 140W. Também já era velhinho, mas pronto. Atenção a deixares o conversor ligado com o carro parado.Muitas horas ligado pode descarregar a bateria.
I=P/U logo
175w/12=14.58333A
Uma hora com o conversor ligado na potencia dele, consome 14A/h à bateria. Em muitos carros é o suficiente para que já não peguem(há carros com baterias de 45Ah)
PS: Se os cálculos estiverem errados corrijam-me. São os que uso mas não tenho formação teórica sobre eles.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: conversor ac/dc automotivo???
sim estão correctos, mas a corrente é maior porque é preciso contar com as perdas. um bom conversor tem um rendimento de 80 a 90%. Além do preciosismo que vou indicar, em que diz 14A/h, mas deve dizer apenas "consome 14A à bateria", tem mais lógica.patinhofeio Escreveu:Boas.alelui1 Escreveu:ola preciso de ajuda pois sou meio leigo!!!
Se for para alimentar directamente, precisas de dois conversores dc/dc pois tens 2 voltagens diferentes(19v e 30v).
Se for para comprar um conversor dc12v/ac230v, aconselho a comprares o de 175W ou mais.
Eu costumo fazer os calculos assim:
P=U*I logo
19*3.42=64.98 + 30*0.5=15 = 79.98w
Este tipo de conversor costuma aquecer um bocado, e se trabalharem ao limite mais depressa avariam. Eu tinha um de 200W que avariou com uma carga de uns 140W. Também já era velhinho, mas pronto. Atenção a deixares o conversor ligado com o carro parado.Muitas horas ligado pode descarregar a bateria.
I=P/U logo
175w/12=14.58333A
Uma hora com o conversor ligado na potencia dele, consome 14A/h à bateria. Em muitos carros é o suficiente para que já não peguem(há carros com baterias de 45Ah)
PS: Se os cálculos estiverem errados corrijam-me. São os que uso mas não tenho formação teórica sobre eles.
Abraço
Já agora, teóricamente uma bateria 45Ah, consegue alimentar um receptor que consome 14, por 3,2h. Mas as baterias de chumbo não devem ser descarregadas além do 60% da sua capacidade nominal, sob o risco de se deteriorarem. Logo se alimentar uma hora já é muito bom.