ola preciso de ajuda pois sou meio leigo!!!
preciso instalar em meu automovel um notebok(input 19v-3,42A) e uma impressora(input 1,0A,output 30v-0,5A)e devo comprar o conversor ou inversor de quantos Watts? tenho a disposição para comprar 80W,90W,175W.
e como faço este calculo?
desde ja obrigado se alguem puder me ajudar.
conversor ac/dc automotivo???
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Re: conversor ac/dc automotivo???
Boas.alelui1 Escreveu:ola preciso de ajuda pois sou meio leigo!!!
preciso instalar em meu automovel um notebok(input 19v-3,42A) e uma impressora(input 1,0A,output 30v-0,5A)e devo comprar o conversor ou inversor de quantos Watts? tenho a disposição para comprar 80W,90W,175W.
Se for para alimentar directamente, precisas de dois conversores dc/dc pois tens 2 voltagens diferentes(19v e 30v).
Se for para comprar um conversor dc12v/ac230v, aconselho a comprares o de 175W ou mais.
Eu costumo fazer os calculos assim:
P=U*I logo
19*3.42=64.98 + 30*0.5=15 = 79.98w
Este tipo de conversor costuma aquecer um bocado, e se trabalharem ao limite mais depressa avariam. Eu tinha um de 200W que avariou com uma carga de uns 140W. Também já era velhinho, mas pronto. Atenção a deixares o conversor ligado com o carro parado.Muitas horas ligado pode descarregar a bateria.
I=P/U logo
175w/12=14.58333A
Uma hora com o conversor ligado na potencia dele, consome 14A/h à bateria. Em muitos carros é o suficiente para que já não peguem(há carros com baterias de 45Ah)
PS: Se os cálculos estiverem errados corrijam-me. São os que uso mas não tenho formação teórica sobre eles.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times