Duvida comutadores de escada duplo.
Duvida comutadores de escada duplo.
O panorama é o seguinte: 1 cozinha, 2 comutadores de escada duplo, 2 lampadas (independentes uma da outra). Pretendo controlar cada uma das lampadas independentes, tanto na entrada, como na saida da cozinha.
Eu pretendo saber como devo ligar os cabos tanto no interruptor da entrada, como no interruptor na saida da cozinha.
Não percebo muito de electricidade e agradecia ajuda sff.
Obrigado
Eu pretendo saber como devo ligar os cabos tanto no interruptor da entrada, como no interruptor na saida da cozinha.
Obrigado
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Duvida comutadores de escada duplo.
vê este tópico: http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... cada+duploCoreyG Escreveu:O panorama é o seguinte: 1 cozinha, 2 comutadores de escada duplo, 2 lampadas (independentes uma da outra). Pretendo controlar cada uma das lampadas independentes, tanto na entrada, como na saida da cozinha.
Obrigado
É o seguinte:
Sou mesmo um pricipiante na electricidade.
Só queria que uma pessoa minimamente entendida em electricidade, me dissesse como hei.de colocar os cabos para poder controlar cada uma das lampadas no interruptor 1 e no interruptor 2. (São ambos comutadores duplos de escada e têm, cada um, 6 parafusos pa por os cabos. 3 em cima e 3 em baixo.
Obrigado
Só queria que uma pessoa minimamente entendida em electricidade, me dissesse como hei.de colocar os cabos para poder controlar cada uma das lampadas no interruptor 1 e no interruptor 2. (São ambos comutadores duplos de escada e têm, cada um, 6 parafusos pa por os cabos. 3 em cima e 3 em baixo.
Obrigado
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
só tirando uma foto, para poder dizer quais os três parafusos que pertencem ao comutador da esquerda e desses três qual é o principal parafuso. É que depende de marca para marcaCoreyG Escreveu:É o seguinte:
Obrigado
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 22 mar 2009, 23:03
amigo segue ai seu esquema se sua resindecia fo 220voltes monofasica ou seja fase e neutro ou se for 220v duas fases ou se for 110voltes monafica fase e neutro dependendo da sua regiao mais a ligaçao e sempre a mesma nao muda que vai muda e sua lampada 110 ou 220
- Anexos
-
- Digitalizar0007.jpg
- (201.53 KiB) Transferido 447 vezes
- goltotha
- Registado: 18 out 2010, 21:44
Boas...
Também estou com um Problema idêntico... Tenho uma sala com duas zonas de iluminação diferentes e tenho dois comutadores de escada duplo, só que não sei quais os cabos que devo ligar a qual. Precisava de um esquema... Sei que estão muitos aqui no fórum mas não consigo visualizar.
Será que não há ninguém que me possa enviar um esquema
Obrigado
Pedro
Também estou com um Problema idêntico... Tenho uma sala com duas zonas de iluminação diferentes e tenho dois comutadores de escada duplo, só que não sei quais os cabos que devo ligar a qual. Precisava de um esquema... Sei que estão muitos aqui no fórum mas não consigo visualizar.
Será que não há ninguém que me possa enviar um esquema
Obrigado
Pedro

- goltotha
Esquema ta mal???
Qual esquema... Eu nao consigo ver esquema nenhummm
Qual esquema... Eu nao consigo ver esquema nenhummm
- ezer
- Velha Guarda
- Registado: 04 jan 2008, 22:56
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 10 times
aqui vão os vários esquemas, mais só indo lá fazer.
- Anexos
-
- dupla comutação de escada.docx
- (67.76 KiB) Transferido 147 vezes
- goltotha
Obrigado... Mas não consigo visualizar o ficheiro diz que não tenho permissão... Não da para enviar por email?
Email: ped_ros@hotmail.com
Obrigado
Email: ped_ros@hotmail.com
Obrigado
- ezer
- Velha Guarda
- Registado: 04 jan 2008, 22:56
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 10 times
Pode servir se ajuda a quem precisar mas alertando que os curiosos devem consultar um técnico para uma boa execução dos circuitos.
A electricidade muitas vezes faz-nos ficar

A electricidade muitas vezes faz-nos ficar

- Anexos
-
- Circuitos-de-iluminacao.pdf
- (1.14 MiB) Transferido 184 vezes
-
- Curioso
- Registado: 21 out 2010, 14:54
- goltotha
Obrigado pessoal, mas já consegui instalar o que queria.... Ao inicio andei um pouco "bananado" mas depois lá consegui "dar" à luz
lol
Felicidades

Felicidades