Como ligar um motor ao inversor de frequência?

fredericoafd
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 26 dez 2008, 13:19

Como ligar um motor ao inversor de frequência?

Mensagem por fredericoafd »

Bom dia! Sou novato em elétrica e gostaria se alguém pudesse responder uma pergunta...
Como faço para ligar um motor de CC em um inversor? Dá para ligar um gerador de carro também? (tipo o de fusca)

grato.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Como ligar um motor ao inversor de frequência?

Mensagem por nelmindo »

O que pede, é um pouco estranho. Ligar um motor CC a um inversor? À entrada ou à saída? E o gerador do fusca? Este só pode ser ligado à entrada do inversor!!!

E atenção aos termos, que inversor (termo em inglês) pode querer dizer variador de velocidade ou frequencia, para motores de corrente alternada.

Aliás, o termo mais correcto (do meu ponto de vista) é ondulador, que do ponto de vista funcional, é contrário ao do rectificador.
fredericoafd
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Fico grato por seu interesse em meu problema...
É o seguinte, fiz um curso de eletrônica de potência onde o instrutor ligou um motor de cc e quando retirava o campo ou parte dele, o motor disparava. Ele me disse que para fazer isso o motor tinha que ser ligado em série(rotor e estator) e jumpear o rotor, porém não me passou como seria ligado o inversor de frequencia ao motor...
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

isso que viu, foi numa bancada laboratorial. Por essa razão, o professor em causa não usou um inversor. Para fazer essa demonstração (motor série a embalar) o professor usou um rectificador ou uma fonte de alimentação, que se assemelhou a um inversor. Só se o nome "inverosr" tiver outra conotação aí no Brasil.
fredericoafd
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação