Como ligar um motor ao inversor de frequência?
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 26 dez 2008, 13:19
Como ligar um motor ao inversor de frequência?
Bom dia! Sou novato em elétrica e gostaria se alguém pudesse responder uma pergunta...
Como faço para ligar um motor de CC em um inversor? Dá para ligar um gerador de carro também? (tipo o de fusca)
grato.
Como faço para ligar um motor de CC em um inversor? Dá para ligar um gerador de carro também? (tipo o de fusca)
grato.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Como ligar um motor ao inversor de frequência?
O que pede, é um pouco estranho. Ligar um motor CC a um inversor? À entrada ou à saída? E o gerador do fusca? Este só pode ser ligado à entrada do inversor!!!
E atenção aos termos, que inversor (termo em inglês) pode querer dizer variador de velocidade ou frequencia, para motores de corrente alternada.
Aliás, o termo mais correcto (do meu ponto de vista) é ondulador, que do ponto de vista funcional, é contrário ao do rectificador.
E atenção aos termos, que inversor (termo em inglês) pode querer dizer variador de velocidade ou frequencia, para motores de corrente alternada.
Aliás, o termo mais correcto (do meu ponto de vista) é ondulador, que do ponto de vista funcional, é contrário ao do rectificador.
-
Fico grato por seu interesse em meu problema...
É o seguinte, fiz um curso de eletrônica de potência onde o instrutor ligou um motor de cc e quando retirava o campo ou parte dele, o motor disparava. Ele me disse que para fazer isso o motor tinha que ser ligado em série(rotor e estator) e jumpear o rotor, porém não me passou como seria ligado o inversor de frequencia ao motor...
É o seguinte, fiz um curso de eletrônica de potência onde o instrutor ligou um motor de cc e quando retirava o campo ou parte dele, o motor disparava. Ele me disse que para fazer isso o motor tinha que ser ligado em série(rotor e estator) e jumpear o rotor, porém não me passou como seria ligado o inversor de frequencia ao motor...
- nelmindo
- Team Apoio
isso que viu, foi numa bancada laboratorial. Por essa razão, o professor em causa não usou um inversor. Para fazer essa demonstração (motor série a embalar) o professor usou um rectificador ou uma fonte de alimentação, que se assemelhou a um inversor. Só se o nome "inverosr" tiver outra conotação aí no Brasil.
-
Será que era um retificador? Me desculpe pela minha falta de informação e se eu estiver perguntando demais.... mas esse retificador é acessível? (custo)? Dá para fazer isso em casa?
Grato.
Grato.
-
Amigo, só mais uma pergunta... Pelo que lembrei(graças a Deus) os retificadores são equipamentos que funcionam nada menos como uma ponte normal de onda completa com Diodos, mas a diferença que é com tiristores??
- nelmindo
- Team Apoio
sim o rectificador mais simples é uma ponte de diodos ou a chamada ponte de Graetz. Como é que sabes que é tiristores? O diodo de potencia, tem um aspecto parecido ao de tiristores. Se assim for, é um rectificador mais evoluido, onde com a ajuda de tiristores, é possivel electronicamente, controlar a tensão de saída, com ose fosse um "variador de luz".fredericoafd Escreveu:Amigo, só mais uma pergunta... Pelo que lembrei(graças a Deus) os retificadores são equipamentos que funcionam nada menos como uma ponte normal de onda completa com Diodos, mas a diferença que é com tiristores??
-
OK! Acho que estou entendendo... Será que é possível fazer um gerador de fusca, por exemplo disparar?
- nelmindo
- Team Apoio
isso já não. O gerador do fusca deve ser um alternador, de imans permanentes. Quando muito poderias usá-lo como motor sincrono. Mas mesmo assim, é complicado.fredericoafd Escreveu:OK! Acho que estou entendendo... Será que é possível fazer um gerador de fusca, por exemplo disparar?
-
ha sim, mas eu acho que o do fusca é gerador mesmo, não é alternador... mesmo se for gerador ele têm que ter bobinas de campo, senão não dá para para cortar a corrente de campo para fazer ele disparar, é isso mesmo?
- nelmindo
- Team Apoio
alternador é gerador, não motor (produz tensão alternada).fredericoafd Escreveu:ha sim, mas eu acho que o do fusca é gerador mesmo, não é alternador... mesmo se for gerador ele têm que ter bobinas de campo, senão não dá para para cortar a corrente de campo para fazer ele disparar, é isso mesmo?
dinamo também gerador, não motor (produz tensão continua).
Ambos têm bobines de campo. Ambos podem ter iman permanente. Ambos podem ter escovas, embora em pequenas potencias, o alternador tem um rótor contituido por iman permanente, daí dispensar escovas.
Aconselho rever matéria sobre máquinas eléctricas.
-
Sim, o que estou querendo dizer é que eu estou precisando de uma máquina de CC de baixo custo que possa funcionar tanto como gerador quanto motor que dê para fazer o disparo ao retirar a corrente de campo ou parte dela, por isso eu pensei em gerador de fusca, devido ao preço(R$ 50,00)... O senhor saberia me indicar uma máquina CC que eu possa fazer isso?
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Os NSU`s tinham um dinostar, que era motor de arranque e dinamo ao mesmo tempo. Não sei se dará.
Cump.
Mário
Os NSU`s tinham um dinostar, que era motor de arranque e dinamo ao mesmo tempo. Não sei se dará.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
procurei este dinostar mas não consegui nada... estou tentando mais...
obrigado.
obrigado.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Para que é o "disparo" aumentar a rotação? para que valor? qual a potencia necessária?
Cump.
Mário
Para que é o "disparo" aumentar a rotação? para que valor? qual a potencia necessária?
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."