Como ligar um motor ao inversor de frequência?

fredericoafd
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 26 dez 2008, 13:19

Como ligar um motor ao inversor de frequência?

Mensagem por fredericoafd »

Bom dia! Sou novato em elétrica e gostaria se alguém pudesse responder uma pergunta...
Como faço para ligar um motor de CC em um inversor? Dá para ligar um gerador de carro também? (tipo o de fusca)

grato.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Como ligar um motor ao inversor de frequência?

Mensagem por nelmindo »

O que pede, é um pouco estranho. Ligar um motor CC a um inversor? À entrada ou à saída? E o gerador do fusca? Este só pode ser ligado à entrada do inversor!!!

E atenção aos termos, que inversor (termo em inglês) pode querer dizer variador de velocidade ou frequencia, para motores de corrente alternada.

Aliás, o termo mais correcto (do meu ponto de vista) é ondulador, que do ponto de vista funcional, é contrário ao do rectificador.
fredericoafd
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Fico grato por seu interesse em meu problema...
É o seguinte, fiz um curso de eletrônica de potência onde o instrutor ligou um motor de cc e quando retirava o campo ou parte dele, o motor disparava. Ele me disse que para fazer isso o motor tinha que ser ligado em série(rotor e estator) e jumpear o rotor, porém não me passou como seria ligado o inversor de frequencia ao motor...
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

isso que viu, foi numa bancada laboratorial. Por essa razão, o professor em causa não usou um inversor. Para fazer essa demonstração (motor série a embalar) o professor usou um rectificador ou uma fonte de alimentação, que se assemelhou a um inversor. Só se o nome "inverosr" tiver outra conotação aí no Brasil.
fredericoafd
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Será que era um retificador? Me desculpe pela minha falta de informação e se eu estiver perguntando demais.... mas esse retificador é acessível? (custo)? Dá para fazer isso em casa?

Grato.
fredericoafd
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Amigo, só mais uma pergunta... Pelo que lembrei(graças a Deus) os retificadores são equipamentos que funcionam nada menos como uma ponte normal de onda completa com Diodos, mas a diferença que é com tiristores??
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

fredericoafd Escreveu:Amigo, só mais uma pergunta... Pelo que lembrei(graças a Deus) os retificadores são equipamentos que funcionam nada menos como uma ponte normal de onda completa com Diodos, mas a diferença que é com tiristores??
sim o rectificador mais simples é uma ponte de diodos ou a chamada ponte de Graetz. Como é que sabes que é tiristores? O diodo de potencia, tem um aspecto parecido ao de tiristores. Se assim for, é um rectificador mais evoluido, onde com a ajuda de tiristores, é possivel electronicamente, controlar a tensão de saída, com ose fosse um "variador de luz".
fredericoafd
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

OK! Acho que estou entendendo... Será que é possível fazer um gerador de fusca, por exemplo disparar?
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

fredericoafd Escreveu:OK! Acho que estou entendendo... Será que é possível fazer um gerador de fusca, por exemplo disparar?
isso já não. O gerador do fusca deve ser um alternador, de imans permanentes. Quando muito poderias usá-lo como motor sincrono. Mas mesmo assim, é complicado.
fredericoafd
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

ha sim, mas eu acho que o do fusca é gerador mesmo, não é alternador... mesmo se for gerador ele têm que ter bobinas de campo, senão não dá para para cortar a corrente de campo para fazer ele disparar, é isso mesmo?
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

fredericoafd Escreveu:ha sim, mas eu acho que o do fusca é gerador mesmo, não é alternador... mesmo se for gerador ele têm que ter bobinas de campo, senão não dá para para cortar a corrente de campo para fazer ele disparar, é isso mesmo?
alternador é gerador, não motor (produz tensão alternada).
dinamo também gerador, não motor (produz tensão continua).
Ambos têm bobines de campo. Ambos podem ter iman permanente. Ambos podem ter escovas, embora em pequenas potencias, o alternador tem um rótor contituido por iman permanente, daí dispensar escovas.

Aconselho rever matéria sobre máquinas eléctricas.
fredericoafd
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Sim, o que estou querendo dizer é que eu estou precisando de uma máquina de CC de baixo custo que possa funcionar tanto como gerador quanto motor que dê para fazer o disparo ao retirar a corrente de campo ou parte dela, por isso eu pensei em gerador de fusca, devido ao preço(R$ 50,00)... O senhor saberia me indicar uma máquina CC que eu possa fazer isso?
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Os NSU`s tinham um dinostar, que era motor de arranque e dinamo ao mesmo tempo. Não sei se dará.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
fredericoafd
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

procurei este dinostar mas não consegui nada... estou tentando mais...
obrigado.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Para que é o "disparo" aumentar a rotação? para que valor? qual a potencia necessária?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Dúvidas”