Boa tarde pessoal!
Tentando tirar esta dúvida na internet, acabei encontrando este forum - cheio de profissionais!!! - . Como sou leigo, peço desculpas pelo linguajar não técnico.
Moro com esposa e duas filhas e gastamos aproximadamente 160Kw/mês. Só agora, depois de 20 anos, fiquei sabendo que existe cálculo diferente para gasto diferente. Nunca lí esta informação na conta da CEMIG... Parece que não têem interesse em informar.
Nesta mesma residência, eu construí uma outra moradia para aluguel, que ficou 5 anos alugada, e depois de passar muita raiva com o inqulino, não pretendo alugar mais.
Portanto eu tenho 2 padrões/medidores no lote.
A Cemig calcula o gasto da seguinte maneira;
00 a 31kw x 0.09xxxx = R$ 2,79
31 a 80kw x 0.22xxxx = R$17,60
81 a 160kw x 0.56xxxx = R$89,60 + taxa de iluminação pública R$11,38
No meu caso o valor é de;
R$89,60
R$11,38
________
Total R$100,98
Então pensei em usar os 2 padrões/medidores, assim;
15 dias eu gasto do padrão 1
--> 80kw x0.22 = R$17,60
15 dias eu gasto do padrão 2
--> 80kw x0.22 = R$17,60
_______
Total R$35,20 sem taxa de iluminação.
A diferença é grande né?
R$65,00 x 12 = R$780,00!!
Dá para pagar IPVA, IPTU, Ipatatí-patatá...Ainda sobra prá Skol!
Contratarei um eletrecista para fazer esta ligação, pois eu tenho as idéias, mas não tenho a prática nem a capacidade de faze-la, mesmo porque tenho consciência de que este serviço é perigoso e que deve se feito por um profissional.... Só que tem profissionais e profissionais... Já tive decepções e prejuizos com alguns, em outras situações, não posso ir acreditando, Gostaria de ter certeza.
Desculpem, agora a dúvida;
Este rascunho está certo?
http://rapidshare.com/files/176734574/R ... G.jpg.html
Obrigado
Pode ligar 2 positivos num disjuntor?
Re: Pode ligar 2 positivos num disjuntor?
nelmindo,nelmindo Escreveu:sim, o sistema funciona tal e qual está esquematizado,
muito obrigado!
Agora eu fiquei mais tranquilo e seguro.
Este rascunho, eu peguei jogado ao chão pelo eletricista, que riscou... pensou... E falou prá mim que daria para fazer o serviço, e depois voltaria para tratarmos o preço. Assim que ele foi embora eu peguei este papel e postei aqui no forum.
Eu fiz isso porque "cachorro mordido de cobra, tem mêdo de linguiça" - adotei um comportamento mais vigilante, para evitar acidentes.
nelmindo,
antes de entrar aqui no forum para ver se já tinha resposta - fiquei muito satisfeito por você ter respondido -, estava conversando com o namorado da minha filha, que fez o seguinte comentário; - Cuidado sr.José. Se o sr. se esquecer de desligar uma das chaves, vai fechar curto. Lá da cozinha, ouví minha patroa dizer; Ô zé, vê se não inventa moda, vai acabar botando fogo na casa. Tenho certeza que o namorado da minha filha não é eletricista, deve estar tentando impressionar, prá conseguir casar. Mas isso me deixou incucado.
Se eu me esquecer de desligar uma chave e ligar a outra, dá curto circúito?
Muito agradecido.
Forte abraço.
nelmindo,nelmindo Escreveu:se forem fases diferentes sim, mas se fores as mesmas fases (positivos) não há problema
mais uma vez, muito obrigado.
Forte abraço.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 07 abr 2008, 14:31
Concordo com o colega, pedes para o eletricista fazer a verificação e ver se trata-se da mesma FASE. Pois se forem FASES diferentes pode ocorrer curto circuito e o molho ficar mais caro que o peixe.
schurayy,schurayy Escreveu:Concordo com o colega, pedes para o eletricista fazer a verificação e ver se trata-se da mesma FASE. Pois se forem FASES diferentes pode ocorrer curto circuito e o molho ficar mais caro que o peixe.
obrigado por estar colaborando também!
Como não sou eletricista - apenas vou pagar um - , que por sinal ainda não apareceu para fazer o serviço, eu estou aceitando toda informação técnica, justamente para não encarecer o molho e nem morrer assado com o peixe.
O nelmindo já me deu excelentes informações, mas, já percebí que ele é de texto curto, e eu sou igual lavadeira, falo muito e escrevo muito. Só por responder minha dúvida eu já lhe fiquei muito grato.
schurayy,
como não fui muito claro nos detalhes, simplesmente mostrei o rascunho que o eletrecista fez, agora posso lhe afirmar que os 2 padrões/medidores, são monofásicos. Isto é o bastante para certificar que são fases iguais ou eu preciso medir outras coisas?
Obrigado