Ligações no BPA

Responder
Akura
Curioso
Curioso
Registado: 15 dez 2008, 06:33

Ligações no BPA

Mensagem por Akura »

Boas,

Parabéns a todos vocês que, com a vossa ajuda, fazem deste forum um poço (sem fundo) de conhecimento.

A minha questão é a seguinte:

Como ligo os fios na placa na caixa BPA?
os fios que saiem da caixa BPA e que vão para a tomada rita são 2 fios finos e brancos;
depois tenho mais 2 fios, com a mesma espessura dos anteriores, preto e vermelho;
mais 2 fios de uma campainha externa;
e os 3 fios pretos que são os da linha (um, segundo o técnico, funciona como fio terra) - ligação já com vários anos;
a placa dentro do BPA tem 2 conectores. De um lado tem E1, E2 e E3. Do outro tem S1, S2 e S3;

Se precisarem / quiserem mais informação:

ISP: Sapo
Tarifário: 24Mbs (24.000kbs de downstream e 1024kbs de upstream -> nem pó)
Router ADSL 2+ SpeedTouch 516v6
Valores exibidos na página do router: download - 18.431kbs ___ upload - 511kbs
Valores obtidos da página Sapo em downloads: 730-840kbs
Valores obtidos na página http://www.speedtest.net: download - 7690kbs ___ upload - 380kbs

Contactei a Sapo e reportei que os valores do router não correspondiam aos valores do tarifário contratado (24.000kbs de downstream e 1024kbs de upstream). Responderam-me que a minha linha não aguentava os 24Mbs e que a sincronização tinha ficado naqueles valores por uma questão de estabilidade. Quanto ao facto de não ter os 18.431kbs, depois de algum tempo, resolveram mandar um técnico averiguar. Medições do técnico no BPA (débitos máximos): downstream - 19.949kbs ___ upstream - 964kbs. Palavras do técnico: "da distância não é porque a central à qual a sua linha está agregada fica a menos de 1km. Vou mandar trocar a linha que já é muito antiga e o fio está um pouco escuro. E vou também substituir isto (a placa no BPA) por um condensador (um cubo verde com 2 fios)."
Após ter ligado o condensador, os valores de downstream baixaram ligeiramente e os de upstream subiram ligeiramente. Acrescento que os valores medidos na caixa BPA foram exactamente os mesmos exibidos pelo meu router (não estou a falar dos máximos). Algum tempo depois de o técnico ter saido, vi que não tinha telefone e que tinha internet com valores ainda inferiores e com constantes quebras de ligação. Daí querer re-ligar a velha placa... para voltar a ter telefone e internet estável.

Já abri a caixa BPA e as ligações estão da seguinte forma:
o fio que o técnico disse que funcionava como terra (1 dos 3 que vem do exterior) está desligado;
os fios finos, preto e vermelho, estão desligados;
a um preto do exterior está ligado um que vem à tomada rita, 1 da campainha e um do condensador;
ao outro preto do exterior está ligado o outro fio que vem da tomada rita, o outro da campainha e o outro do condensador;

Obrigado pela vossa atenção a este assunto.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Re: Ligações no BPA

Mensagem por Varejo »

Akura Escreveu:Boas,

Parabéns a todos vocês que, com a vossa ajuda, fazem deste forum um poço (sem fundo) de conhecimento.

A minha questão é a seguinte:

Como ligo os fios na placa na caixa BPA?
os fios que saiem da caixa BPA e que vão para a tomada rita são 2 fios finos e brancos;
depois tenho mais 2 fios, com a mesma espessura dos anteriores, preto e vermelho;
mais 2 fios de uma campainha externa;
e os 3 fios pretos que são os da linha (um, segundo o técnico, funciona como fio terra) - ligação já com vários anos;
a placa dentro do BPA tem 2 conectores. De um lado tem E1, E2 e E3. Do outro tem S1, S2 e S3;

Se precisarem / quiserem mais informação:

ISP: Sapo
Tarifário: 24Mbs (24.000kbs de downstream e 1024kbs de upstream -> nem pó)
Router ADSL 2+ SpeedTouch 516v6
Valores exibidos na página do router: download - 18.431kbs ___ upload - 511kbs
Valores obtidos da página Sapo em downloads: 730-840kbs
Valores obtidos na página http://www.speedtest.net: download - 7690kbs ___ upload - 380kbs

Contactei a Sapo e reportei que os valores do router não correspondiam aos valores do tarifário contratado (24.000kbs de downstream e 1024kbs de upstream). Responderam-me que a minha linha não aguentava os 24Mbs e que a sincronização tinha ficado naqueles valores por uma questão de estabilidade. Quanto ao facto de não ter os 18.431kbs, depois de algum tempo, resolveram mandar um técnico averiguar. Medições do técnico no BPA (débitos máximos): downstream - 19.949kbs ___ upstream - 964kbs. Palavras do técnico: "da distância não é porque a central à qual a sua linha está agregada fica a menos de 1km. Vou mandar trocar a linha que já é muito antiga e o fio está um pouco escuro. E vou também substituir isto (a placa no BPA) por um condensador (um cubo verde com 2 fios)."
Após ter ligado o condensador, os valores de downstream baixaram ligeiramente e os de upstream subiram ligeiramente. Acrescento que os valores medidos na caixa BPA foram exactamente os mesmos exibidos pelo meu router (não estou a falar dos máximos). Algum tempo depois de o técnico ter saido, vi que não tinha telefone e que tinha internet com valores ainda inferiores e com constantes quebras de ligação. Daí querer re-ligar a velha placa... para voltar a ter telefone e internet estável.

Já abri a caixa BPA e as ligações estão da seguinte forma:
o fio que o técnico disse que funcionava como terra (1 dos 3 que vem do exterior) está desligado;
os fios finos, preto e vermelho, estão desligados;
a um preto do exterior está ligado um que vem à tomada rita, 1 da campainha e um do condensador;
ao outro preto do exterior está ligado o outro fio que vem da tomada rita, o outro da campainha e o outro do condensador;

Obrigado pela vossa atenção a este assunto.
Boas, neste momento tens ADSL a funcionar com o BPA colocado??
ou está a funcionar sem o BPA???

p.s já estou a ver muitos fios, por acaso o teu intercomunicador é 1 telefone "normal" marca Olympia e sistema na escada da marca Farfisa???
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Akura
Curioso
Curioso

Mensagem por Akura »

Boas Varejo,

Antes de mais, obrigado pelo teu tempo e interesse em ajudar-me.

Neste momento tenho ADSL sem o BPA, pois o técnico trocou-o pelo condensador.
Daí eu querer trocar o condensador pelo BPA outra vez. Pois, com o condensador, o ADSL ficou ainda pior e o telefone ficou completamente "morto".
Antes, com o BPA ligado, o ADSL era estável e o telefone + campainha exterior funcionavam perfeitamente.

Não tenho intercomunicador.
O telefone que tenho é um normal da PT, com um visor, de marca DOMO. A campainha exterior também é da PT.
Tirando os dois fios finos, preto e vermelho, e o "cabo terra" que vem do exterior, junto com os cabos da linha, os outros são:
fios da linha da PT (que vêm do exterior);
fios da campainha exterior;
fios da tomada RITA;
os outros dois são do condensador que o técnico instalou;

Ontem andei lá a mexer e descobri que se não ligar os fios da campainha, o telefone funciona. O ADSL também continua a funcionar,
mas funciona exactamente como quando a campainha estava ligada. Isto é, instável e com valores inferiores aos obtidos com o BPA.
Com o condensador, a campainha parece "roubar" a alimentação ao telefone, coisa que não acontecia com o BPA.
Quando ligo os fios (incluíndo os da campainha), o telefone fica ligado, mas assim que se levantar o auscultador ele "morre" (fica sem sinal de linha
e o visor fica sem informação).

Peço desculpa por estes testamentos. Estou apenas a tentar explicar bem a situação.

Obrigado, uma vez mais, pela tua atenção.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Akura Escreveu:Boas Varejo,

Antes de mais, obrigado pelo teu tempo e interesse em ajudar-me.

Neste momento tenho ADSL sem o BPA, pois o técnico trocou-o pelo condensador.
Daí eu querer trocar o condensador pelo BPA outra vez. Pois, com o condensador, o ADSL ficou ainda pior e o telefone ficou completamente "morto".
Antes, com o BPA ligado, o ADSL era estável e o telefone + campainha exterior funcionavam perfeitamente.

Não tenho intercomunicador.
O telefone que tenho é um normal da PT, com um visor, de marca DOMO. A campainha exterior também é da PT.
Tirando os dois fios finos, preto e vermelho, e o "cabo terra" que vem do exterior, junto com os cabos da linha, os outros são:
fios da linha da PT (que vêm do exterior);
fios da campainha exterior;
fios da tomada RITA;
os outros dois são do condensador que o técnico instalou;

Ontem andei lá a mexer e descobri que se não ligar os fios da campainha, o telefone funciona. O ADSL também continua a funcionar,
mas funciona exactamente como quando a campainha estava ligada. Isto é, instável e com valores inferiores aos obtidos com o BPA.
Com o condensador, a campainha parece "roubar" a alimentação ao telefone, coisa que não acontecia com o BPA.
Quando ligo os fios (incluíndo os da campainha), o telefone fica ligado, mas assim que se levantar o auscultador ele "morre" (fica sem sinal de linha
e o visor fica sem informação).

Peço desculpa por estes testamentos. Estou apenas a tentar explicar bem a situação.

Obrigado, uma vez mais, pela tua atenção.
Boas, essa tanga de andar a colocar intercomunicadores junto a telecomunicações dá sempre buraco, porque quando esse sistema foi "inventado" não existia ADSL era só voz, agora com ADSL esses sistemas ranhosos dão barraca, já apanhei um caso parecido com o teu e resolvi, vê lá no tópico deste forúm se o problema/sistema é o mesmo!!!

http://www.hardware.com.pt/forum/viewto ... highlight=

p.s nesse forum tenho o mesmo nick Varejo!!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Akura
Curioso
Curioso

Mensagem por Akura »

Boas Varejo,

É parecido... mas não tenho intercomunicador nem a instalação foi feita a pensar num.
Acho que compliquei o assunto ou não me expliquei bem.
A campainha exterior toca quando o telefone toca. A sua função é a de alertar que o telefone está a tocar quando se está longe do telefone.

Portanto, o que eu quero saber é:
Tenho 9 fios: 3 da linha, 2 da tomada RITA, 2 da campainha e mais 2 do mesmo tipo dos que vão para a tomada rita, os quais penso que sejam o outro par.
Um é preto e outro é vermelho.
Nos conectores do BPA, com as designações E1, E2 e E3 - S1, S2 e S3, que fios ligo?
Exemplo:
- os 2 fios da linha que vem do exterior: ligo 1 no S1 e outro no S2? E o "terra"? Deixo desligado?
- os 2 fios que vão para a tomada rita ligo no E1 e E2?
- os 2 fios que vão para a campainha exterior ligo no S3 e no E3? Ou ligo-os juntos com os que vão para a tomada rita?

Já estive para experimentar mas tenho medo de queimar algum componente do BPA.

Obrigado mais uma vez, Varejo.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

É parecido... mas não tenho intercomunicador nem a instalação foi feita a pensar num.
Acho que compliquei o assunto ou não me expliquei bem.
A campainha exterior toca quando o telefone toca. A sua função é a de alertar que o telefone está a tocar quando se está longe do telefone.

Portanto, o que eu quero saber é:
Tenho 9 fios: 3 da linha, 2 da tomada RITA, 2 da campainha e mais 2 do mesmo tipo dos que vão para a tomada rita, os quais penso que sejam o outro par.
Um é preto e outro é vermelho.
Nos conectores do BPA, com as designações E1, E2 e E3 - S1, S2 e S3, que fios ligo?
Exemplo:
- os 2 fios da linha que vem do exterior: ligo 1 no S1 e outro no S2? E o "terra"? Deixo desligado?
- os 2 fios que vão para a tomada rita ligo no E1 e E2?
- os 2 fios que vão para a campainha exterior ligo no S3 e no E3? Ou ligo-os juntos com os que vão para a tomada rita?

Já estive para experimentar mas tenho medo de queimar algum componente do BPA.

Obrigado mais uma vez, Varejo.
Boas, a entrada de linha PT ligas no E1 E2 e a terra no E8 (ultimo), a saida para a tomada RITA e campainha ligas no S1 e S3!!! :wink:

p.s isso sem BPA é melhor, mete uns ligadores de tremoço!!!

http://www.navagear.com/wp-content/uplo ... ectors.jpg
Akura
Curioso
Curioso

Mensagem por Akura »

Boas Varejo,

Quem sabe, sabe! :D
Já está tudo a funcionar como deve ser.

Eu pensava que o S significava sinal e o E equipamento. :lol:
Há BPA's com 8 ligações?! O meu só vai até 3...

Sim, já li que os BPA's causam ruído e ecos. Mas, no meu caso, parece que funciona melhor.
Com o condensador o adsl ficou instável e o telefone deixou de funcionar. Talvez o condensador não seja compatível com a campainha.
Não sei. O que sei é que com o BPA, a net não cai, os valores obtidos aumentam e o telefone + campainha funcionam.

Sou técnico de informática e programador de software específico e de páginas web. Se algum dia precisares de alguma coisa nestas áreas
chuta para aqui: csilva-1@hotmail.com. :wink:

Muito obrigado pelo teu tempo e ajuda, Varejo.

1 abraço.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Quem sabe, sabe! :D
Já está tudo a funcionar como deve ser.

Eu pensava que o S significava sinal e o E equipamento. :lol:
Há BPA's com 8 ligações?! O meu só vai até 3...

Sim, já li que os BPA's causam ruído e ecos. Mas, no meu caso, parece que funciona melhor.
Com o condensador o adsl ficou instável e o telefone deixou de funcionar. Talvez o condensador não seja compatível com a campainha.
Não sei. O que sei é que com o BPA, a net não cai, os valores obtidos aumentam e o telefone + campainha funcionam.

Sou técnico de informática e programador de software específico e de páginas web. Se algum dia precisares de alguma coisa nestas áreas
chuta para aqui: csilva-1@hotmail.com. :wink:

Muito obrigado pelo teu tempo e ajuda, Varejo.

1 abraço.
Boas, existem BPA até E8 E5 E3, como tb não tinha a certeza qual era o teu disse E8 (ultimo) que seria o ultimo E.

Normalmente com o BPA interfere a nivel de ADSL, por isso tiramos e melhora, e no meu caso melhorou, agora se no teu com BPA funciona melhor, deixa estar, em equipa que ganha não se mexe!!!
:wink:
Akura
Curioso
Curioso

Mensagem por Akura »

Boas,

Pois, como tinhas dito "(ultimo)", eu liguei-o no E3.
em equipa que ganha não se mexe
Nem mais. Por sorte o técnico deixou ficar o BPA por esquecimento.
Quando vierem trocar o cabo vou tirá-lo... se houver espiga sem ele, pumba! Volto a ligá-lo. :lol:

1 abraço.
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”