Corrigir baixo fator de potência

Responder
osnisp
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 15 fev 2008, 11:46

Corrigir baixo fator de potência

Mensagem por osnisp »

Pessoal estou com o fator de potencia baixo por aqui tenho motores de até 250CV e preciso de uma tabela que me diga qual potencia de capacitor usar para cado tipo de motor ou fórmula de cálculo Ex: motor de 250 CV /440V trifásico, qual capacitor usar, tenho de 45KVAR, serve?
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Corrigir baixo fator de potência

Mensagem por nelmindo »

osnisp Escreveu:Pessoal estou com o fator de potencia baixo por aqui tenho motores de até 250CV e preciso de uma tabela que me diga qual potencia de capacitor usar para cado tipo de motor ou fórmula de cálculo Ex: motor de 250 CV /440V trifásico, qual capacitor usar, tenho de 45KVAR, serve?
não é assim tão linear. É preciso "medir" para determinar o condensador a colocar, já que se trata de um motor, tem cos fi variaveis, dependendo das cargas a movimentar. A meia carga é uma coisa, à carga máxima é outra.

Além disso, se é já muito baixo, 45KVAr melhora, mas pouco.
osnisp
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 15 fev 2008, 11:46

Re: Corrigir baixo fator de potência

Mensagem por osnisp »

nelmindo Escreveu:
osnisp Escreveu:Pessoal estou com o fator de potencia baixo por aqui tenho motores de até 250CV e preciso de uma tabela que me diga qual potencia de capacitor usar para cado tipo de motor ou fórmula de cálculo Ex: motor de 250 CV /440V trifásico, qual capacitor usar, tenho de 45KVAR, serve?
não é assim tão linear. É preciso "medir" para determinar o condensador a colocar, já que se trata de um motor, tem cos fi variaveis, dependendo das cargas a movimentar. A meia carga é uma coisa, à carga máxima é outra.

Além disso, se é já muito baixo, 45KVAr melhora, mas pouco.
Esse prog da WEG faz cálculos:

http://catalogo.weg.com.br/files/artigos/3-630.zip
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”