Olá a todos!
Numa instalação eléctrica do tipo B, de 4.ª Categoria (hotel), os quadros eléctricos têm que ser sempre certificados segundo a norma CEI 60439 (montados em fábrica), ou poderão ser montados em obra, ficando assim a prevalecer os certificados dos componentes dos quadros?
Obrigado pela ajuda dispensada.
Cumprimentos.
Norma CEI 60439
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Norma CEI 60439
Boas
Para mim pode ser em qualquer lado.
O que têm que ter os quadros é estarem certificados não só os equipamentos mas de acordo com as respectivas normas, ou seja;
Tem que ser medido e registado os valores, e qual o equipamento utilizado na medição e o nº do certificado de verificação válido na data.
O aparelho tem que medir com 2,5 Kv.
As continuidades dos condutores de terra tem que ser com intensidade de acordo com a secção do condutor.
Depois das medidas efectuadas com o aparelho e com os dados guardados, é descarregado para o PC onde é impresso o relatório.
Nem todos os fabricantes de aparelhos de medida têm este equipamento.
Cump.
Mário
Para mim pode ser em qualquer lado.
O que têm que ter os quadros é estarem certificados não só os equipamentos mas de acordo com as respectivas normas, ou seja;
Tem que ser medido e registado os valores, e qual o equipamento utilizado na medição e o nº do certificado de verificação válido na data.
O aparelho tem que medir com 2,5 Kv.
As continuidades dos condutores de terra tem que ser com intensidade de acordo com a secção do condutor.
Depois das medidas efectuadas com o aparelho e com os dados guardados, é descarregado para o PC onde é impresso o relatório.
Nem todos os fabricantes de aparelhos de medida têm este equipamento.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."