Iluminação em casa antiga

Responder
hrcerqueira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 18 nov 2008, 14:46

Iluminação em casa antiga

Mensagem por hrcerqueira »

Boa noite pessoal, estou a trabalhar numa casa classificada como monumento nacional, e como tal tenho que me cingir a uma série de regras definidas pelo IPAR em termos de material a utilizar.

De momento estou com o seguinte problema, a iluminação na cozinha tem muito pouca intensidade, devido essencialmente aos candeeiros que lá são utilizados, e ao facto dos tectos serem muito baixos. Os donos da casa não querem mexer nesses candeeiros, mas querem colocar um novo circuito de iluminação, independente do actual, o mais oculto possível.

A juntar a isso , os pontos de luz terão que ir para os cantos da cozinha, pois não posso colocar mais nada no tecto. O arquitecto do IPAR, só me soube colocar limitações mas sem apresentar soluções, e agora a minha ideia será colocar dois projectores em cantos opostos, ou quatro (um em cada canto), mas que teriam que ter uma luz bastante difusa para não ofuscar ninguém, e tem que ser suficientemente pequenos para passarem despercebidos. Andei a pesquisar e não encontro nada com essas características.

Será que alguém me pode recomendar alguma coisa?

A cozinha tem sensivelmente 25m² sendo que metade desse espaço é ocupado por uma chaminé. A altura do tecto é de cerca de 2,20m, em madeira envernizada numa cor escura. As paredes são de pedra e o único ponto de iluminação natural vem de uma porta que dá para o exterior com 6 vidraças, mas as contras dessa porta passam a maior parte do tempo fechadas.
Responder

Voltar para “Dúvidas”