Ilustres,
Gostaria de saber a vossa opinião acerca de dois assuntos relacionados com protecção diferencial que para mim não são muito claros:
1) A generalidade dos projectistas utiliza um interruptor diferencial (ID) a montante de n disjuntores, tanto em iluminação como em tomadas, para fazer a protecção diferencial destes circuitos. Acontece que muitas das vezes o calibre deste ID é inferior ao somatório dos calibres dos disjuntores situados a jusante, logo nada nos garante que o mesmo não venha a ser atravessado por uma corrente superior à sua corrente nominal, podendo inclusivamente a sobrecarga provocar a destruíção do mesmo e, eventualmente, degenerar em incêndio. No caso dos circuitos de iluminação é defensável uma vez que a potência instalada em princípio será fixa e o projectista deverá ter tido esta em consideração aquando dos dimensionamentos, mas no caso das tomadas nada nos garante que cada circuito não vá mesmo ao limite da potência instalada, para a qual em regra o ID não está dividamente seleccionado (Ex.: ID de 25A com 4 circ. a jusante de 16A). Relembro que os "puros" ID apenas são sensíveis à corrente diferencial residual. Não obstante, a utilização dos IDs nestas circunstâncias é especificada por 95% dos projectistas.
2) Nas saídas destinadas a alimentar outros quadros deve utilizar-se protecção diferencial? Eu julgo que sim, mas existem muitos projectos onde estas não aparecem. Nas Regras Técnicas secção 131.2.2 Protecção contra contactos indirectos diz-se »:«As pessoas e os animais devem ser protegidos contra os perigos que possam resultar de um contacto com as massas em caso de defeito». O cabo não tem massas e em princípio é dotado de duplo isolamento, assim sendo hà necessidade de protecção diferencial? E o quadro que este vai alimentar, o que garante a protecção diferencial antes do corte de entrada (admitindo que o mesmo até é um diferencial). Qual a vossa opinião? Se puderem justificar indicando os paragrafos exactos das regras técncas agradeço.
Para primeiro post estou-me a esticar um bocado!:)
Cumprimentos a todos,
João
Protecção Diferencial
-
- Curioso
- Registado: 18 ago 2008, 10:22
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Re: Protecção Diferencial
Para habitações em que a generalidade dos contratos não excede os 30 A não há necessidade de mudar nada a nao ser o diferencial ser de 40A ou 63 A conforme se use dois ou 1 para prever contrato de 45 A ou 60A(raros). Já para outras instalações os disjuntores devem ser agrupados e colocado um disjuntor-tetrapolar conforme as potências com In até 125 A
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 10 nov 2008, 12:09
Boas
Em anexo tens um pdf bastante ilustrativo do funcionamento dos equipamentos diferenciais, infelizmente ainda se projecta bastante mal em portugal.
Em anexo tens um pdf bastante ilustrativo do funcionamento dos equipamentos diferenciais, infelizmente ainda se projecta bastante mal em portugal.
- Anexos
-
- Dispositivos diferenciais.pdf
- (337.54 KiB) Transferido 363 vezes
Cumprimentos
Alexandre
Alexandre
johnytalker Escreveu:Ilustres,
Gostaria de saber a vossa opinião acerca de dois assuntos relacionados com protecção diferencial que para mim não são muito claros:
1) A generalidade dos projectistas utiliza um interruptor diferencial (ID) a montante de n disjuntores, tanto em iluminação como em tomadas, para fazer a protecção diferencial destes circuitos. Acontece que muitas das vezes o calibre deste ID é inferior ao somatório dos calibres dos disjuntores situados a jusante, logo nada nos garante que o mesmo não venha a ser atravessado por uma corrente superior à sua corrente nominal, podendo inclusivamente a sobrecarga provocar a destruíção do mesmo e, eventualmente, degenerar em incêndio. No caso dos circuitos de iluminação é defensável uma vez que a potência instalada em princípio será fixa e o projectista deverá ter tido esta em consideração aquando dos dimensionamentos, mas no caso das tomadas nada nos garante que cada circuito não vá mesmo ao limite da potência instalada, para a qual em regra o ID não está dividamente seleccionado (Ex.: ID de 25A com 4 circ. a jusante de 16A). Relembro que os "puros" ID apenas são sensíveis à corrente diferencial residual. Não obstante, a utilização dos IDs nestas circunstâncias é especificada por 95% dos projectistas.
2) Nas saídas destinadas a alimentar outros quadros deve utilizar-se protecção diferencial? Eu julgo que sim, mas existem muitos projectos onde estas não aparecem. Nas Regras Técnicas secção 131.2.2 Protecção contra contactos indirectos diz-se »:«As pessoas e os animais devem ser protegidos contra os perigos que possam resultar de um contacto com as massas em caso de defeito». O cabo não tem massas e em princípio é dotado de duplo isolamento, assim sendo hà necessidade de protecção diferencial? E o quadro que este vai alimentar, o que garante a protecção diferencial antes do corte de entrada (admitindo que o mesmo até é um diferencial). Qual a vossa opinião? Se puderem justificar indicando os paragrafos exactos das regras técncas agradeço.
Para primeiro post estou-me a esticar um bocado!:)
Cumprimentos a todos,
João
Bom dia!
Posso fazer-te um desafio? - Abres o quadro e colocas um pinça amperimetrica na saida das fases do ID(várias vezes e a periodos diferentes do dia)... Vais chegar a conclusão que dificilmente é ultrapassado o valor do seu In (isto claro em habitações). Isto acontece devido a numa habitação existir um facotr de simultaneadade muito elevado e é por isso que temos um somatorio de In dos disjuntores superior ao ID que os protege. Nisto tudo há outra coisa que temos de ter sempre em conta: quando colocamos um disjuntor de 16 à cabeça de um circuito de tomadas estamos a proteger o cabo/fio e aparelhagem desse circuito para o PIOR CASO ele nao estrá sempre a trabalhar em pelna carga perto dos 16 A.
Todos os manuias de trabalho, legislação em vigor e demias material aconselha que uma instalação seja o mais selectiva possivel - Portanto abuse (cuidado com as dimensoes dos quadros eléctricos e com o custo de material eléctrico dispensavel na obra) nos ID's e nos D's....... e porque nao começar a fazer tomadas a 10 A e iluminação a 6A?
Em relação ao outro ponto penso que o artigo aqui colocado anteriormente por um colega consegue responder a toidas as perguntas.
Saudações Energéticas.
Saudações Energéticas
6eo
6eo