LARES PARA IDOSOS

Responder
Moutinho
Curioso
Curioso
Registado: 31 mai 2008, 01:07

LARES PARA IDOSOS

Mensagem por Moutinho »

Olá!..

Existe algo no forum sobre esta temática?
(Projecto eléctrico)
Desde já, muito obrigado.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: LARES PARA IDOSOS

Mensagem por joaoosvaldo »

Boas,

Antes de mais para a realização de um projecto de Lar de Idosos aconselho vivamente a leitura das regras técnicas na parte de estabelecimentos recendo público secção 801.2, e depois mais em particular a secção 801.2.4 para edificios recebendo público do tipo hospitalar que é a classificação onde se inserem os lares de idosos. Chamo a atenção que nas novas regras técnicas existem uma série de requisitos a cumprir neste tipo de instalações no que toca à iluminação de segurança.
Qualquer dúvida estou cá para ajudar!

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Moutinho
Curioso
Curioso

Mensagem por Moutinho »

joaoosvaldo Escreveu:Boas,

Antes de mais para a realização de um projecto de Lar de Idosos aconselho vivamente a leitura das regras técnicas na parte de estabelecimentos recendo público secção 801.2, e depois mais em particular a secção 801.2.4 para edificios recebendo público do tipo hospitalar que é a classificação onde se inserem os lares de idosos. Chamo a atenção que nas novas regras técnicas existem uma série de requisitos a cumprir neste tipo de instalações no que toca à iluminação de segurança.

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Muito obrigado pela informação e disponibilidade.

CUmprimentos.
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Agradecimento recebido: 80 vezes

Mensagem por asalopes »

Olá,

Aconselho também a consulta do Despacho Normativo 12/98 que aprova as Normas reguladoras das condições de instalação e funcionamento dos lares para idosos.

Ter em especial atenção ao disposto na Ficha 12 - Instalações eléctricas, do Anexo I ao citado Despacho.

Cumprimentos.
Moutinho
Curioso
Curioso

Mensagem por Moutinho »

asalopes Escreveu:Olá,

Aconselho também a consulta do Despacho Normativo 12/98 que aprova as Normas reguladoras das condições de instalação e funcionamento dos lares para idosos.

Ter em especial atenção ao disposto na Ficha 12 - Instalações eléctricas, do Anexo I ao citado Despacho.

Cumprimentos.
Muito obrigado pela informação relativa ao despacho, que já consultei.

Cumprimentos.
Moutinho
Curioso
Curioso

Mensagem por Moutinho »

joaoosvaldo Escreveu:Boas,

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Olá.
Voltando à temática dos lares....

Existem regras definidas para este caso específico, quanto ao calculo da potência a instalar ? (salvaguardando, claro está, potências para elevador, máquinas para cozinha e lavandaria, etc).
E quanto a aquecimento eléctrico ?

Estudo um possível trabalho para um edifício de dois pisos ( 1200 m2 e 40 quartos).

Cumprimentos.
Ybu
Curioso
Curioso
Registado: 03 mar 2008, 16:14

Mensagem por Ybu »

Bom dia,

A duvida que tenho é 1 bocado estupida mas nunca pensei que um lar fosse tao complicado que prefiro nao arriscar.
Na parte das tomadas ha uma parte que diz:

"Nos quartos devem ser previstas 2 tomadas por cama, alimentados pelo sector de emergencia e localizadas a cabeceira da cama"

Ou seja tenho de por 1 gerador de emergencia no lar?é que nao tenho espaço para isso.
Num circuito de tomadas,posso considerar tomada dupla(quando elas estao lado a lado) como 1 tomada para dar os 8 pontos?

cumprimentos
Ybu
Curioso
Curioso
Registado: 03 mar 2008, 16:14

Mensagem por Ybu »

Peço uma opiniao aos mais experientes.

Um lar de 3ªidade, com 52 quartos. Sugerem 1 quadro electrico por quarto ou todos os quartos servidos pelo quadro do piso?
Aconselham usar 1 circuito de iluminação por quarto( iluminação geral+iluminação de vigilia+iluminação de leitura num diferencial de 30mA)?

Obrigado e os melhores cumprimentos
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por Duzia12 »

Colocat tb quadros parciais 2 ou 3 a partir do geral de cada piso
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”