LARES PARA IDOSOS
LARES PARA IDOSOS
Olá!..
Existe algo no forum sobre esta temática?
(Projecto eléctrico)
Desde já, muito obrigado.
Existe algo no forum sobre esta temática?
(Projecto eléctrico)
Desde já, muito obrigado.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Enviou: 18 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
Re: LARES PARA IDOSOS
Boas,
Antes de mais para a realização de um projecto de Lar de Idosos aconselho vivamente a leitura das regras técnicas na parte de estabelecimentos recendo público secção 801.2, e depois mais em particular a secção 801.2.4 para edificios recebendo público do tipo hospitalar que é a classificação onde se inserem os lares de idosos. Chamo a atenção que nas novas regras técnicas existem uma série de requisitos a cumprir neste tipo de instalações no que toca à iluminação de segurança.
Qualquer dúvida estou cá para ajudar!
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Antes de mais para a realização de um projecto de Lar de Idosos aconselho vivamente a leitura das regras técnicas na parte de estabelecimentos recendo público secção 801.2, e depois mais em particular a secção 801.2.4 para edificios recebendo público do tipo hospitalar que é a classificação onde se inserem os lares de idosos. Chamo a atenção que nas novas regras técnicas existem uma série de requisitos a cumprir neste tipo de instalações no que toca à iluminação de segurança.
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Muito obrigado pela informação e disponibilidade.joaoosvaldo Escreveu:Boas,
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
CUmprimentos.
-
- Velha Guarda
- Registado: 23 jun 2008, 13:02
- Agradecimento recebido: 80 vezes
Olá,
Aconselho também a consulta do Despacho Normativo 12/98 que aprova as Normas reguladoras das condições de instalação e funcionamento dos lares para idosos.
Ter em especial atenção ao disposto na Ficha 12 - Instalações eléctricas, do Anexo I ao citado Despacho.
Cumprimentos.
Aconselho também a consulta do Despacho Normativo 12/98 que aprova as Normas reguladoras das condições de instalação e funcionamento dos lares para idosos.
Ter em especial atenção ao disposto na Ficha 12 - Instalações eléctricas, do Anexo I ao citado Despacho.
Cumprimentos.
Muito obrigado pela informação relativa ao despacho, que já consultei.asalopes Escreveu:Olá,
Cumprimentos.
Cumprimentos.
Olá.joaoosvaldo Escreveu:Boas,
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Voltando à temática dos lares....
Existem regras definidas para este caso específico, quanto ao calculo da potência a instalar ? (salvaguardando, claro está, potências para elevador, máquinas para cozinha e lavandaria, etc).
E quanto a aquecimento eléctrico ?
Estudo um possível trabalho para um edifício de dois pisos ( 1200 m2 e 40 quartos).
Cumprimentos.
Bom dia,
A duvida que tenho é 1 bocado estupida mas nunca pensei que um lar fosse tao complicado que prefiro nao arriscar.
Na parte das tomadas ha uma parte que diz:
"Nos quartos devem ser previstas 2 tomadas por cama, alimentados pelo sector de emergencia e localizadas a cabeceira da cama"
Ou seja tenho de por 1 gerador de emergencia no lar?é que nao tenho espaço para isso.
Num circuito de tomadas,posso considerar tomada dupla(quando elas estao lado a lado) como 1 tomada para dar os 8 pontos?
cumprimentos
A duvida que tenho é 1 bocado estupida mas nunca pensei que um lar fosse tao complicado que prefiro nao arriscar.
Na parte das tomadas ha uma parte que diz:
"Nos quartos devem ser previstas 2 tomadas por cama, alimentados pelo sector de emergencia e localizadas a cabeceira da cama"
Ou seja tenho de por 1 gerador de emergencia no lar?é que nao tenho espaço para isso.
Num circuito de tomadas,posso considerar tomada dupla(quando elas estao lado a lado) como 1 tomada para dar os 8 pontos?
cumprimentos
Peço uma opiniao aos mais experientes.
Um lar de 3ªidade, com 52 quartos. Sugerem 1 quadro electrico por quarto ou todos os quartos servidos pelo quadro do piso?
Aconselham usar 1 circuito de iluminação por quarto( iluminação geral+iluminação de vigilia+iluminação de leitura num diferencial de 30mA)?
Obrigado e os melhores cumprimentos
Um lar de 3ªidade, com 52 quartos. Sugerem 1 quadro electrico por quarto ou todos os quartos servidos pelo quadro do piso?
Aconselham usar 1 circuito de iluminação por quarto( iluminação geral+iluminação de vigilia+iluminação de leitura num diferencial de 30mA)?
Obrigado e os melhores cumprimentos